O TOP 10 do blog da Vertigo em 2018

blog da Vertigo

No ano passado a nossa produção de conteúdo do blog da Vertigo foi bastante intensa. Nossa equipe se empenhou para produzir conteúdos de qualidade que façam a diferença no dia-a-dia dos nossos leitores. Temas como APIs, Kubernets e DevOps estão entre os conteúdos de maior interesse do nosso público.

Por isto, fizemos um TOP 10 com os conteúdos mais visitados do blog da Vertigo em 2018. Caso você tenha perdido algum artigo, a hora é agora.  Boa leitura!

#10 10 exemplos de uso da plataforma de Portal

Você sabe quais são as soluções de Negócio de uma Plataforma Digital que podem atender a sua empresa? Através de 10 exemplos de uso da Plataforma Digital você poderá esclarecer suas dúvidas e escolher a solução de portal que melhor se adapta as necessidades do seu negócio.

Clique aqui e confira na íntegra

#09 Saiba as 5 vantagens de usar software Open Source

Você sabe quais as vantagens de usar software open source? Conforme o mundo dos negócios e as organizações governamentais se curvam à filosofia do open source, começa a ficar claro que os benefícios de adotar esse conceito não se restringem apenas aos preços. Depois de ler o texto, provavelmente você se perguntará sobre o porquê de ainda não ter começado a desfrutar das vantagens de usar software open source.

O open source é uma filosofia alternativa de negócios, e não apenas a disponibilização de softwares gratuitos. É importante ressaltar que o código do programa pode ser livre, mas não necessariamente gratuito. Esse tipo de aplicação pode ser modificado e distribuído gratuitamente para qualquer usuário. Vamos compreender melhor as vantagens de usar software open source?

Clique aqui e confira na íntegra

#08 Docker, Kubernetes e Mesos – Descubra quem é quem?

Nos deparamos com muitas perguntas quando o assunto é DevOps, certo? Quando o assunto é colocar em prática os conceitos abordados pelo tema, entra em discussão o papel de cada ferramenta e qual é a melhor de todas. A verdade é que existem diversas ferramentas no mercado e, a cada momento, um novo release é lançado. Grandes empresas apostam numa determinada tecnologia, outras criam o próprio combo de ferramenta. A parte boa é que não existe a melhor ferramenta. É importante conhecer os principais aspectos e qual a diferença entre: Docker, Kubernetes e Apache Mesos.

Clique aqui e confira na íntegra

 #07 8 sites para encontrar a API ideal para você

Confira os 8 sites que te ajudam a encontrar uma API que sirva para as mais variadas funcionalidades. Além de listar as páginas, faremos também um review de cada site. Para você que já sabe o que é API, sabe suas potencialidades como a API Gateway e API Manager, esse conteúdo é um prato cheio.

Clique aqui e confira na íntegra

#06 O Governo e suas APIs

A conectividade é algo realmente impressionante e está cada vez mais disseminada no mundo. Através dela, conseguimos comprar, publicar, comentar e realizar tantas outras funções que facilitam nossa rotina pessoal e profissional, virtualmente. Fazemos isso de qualquer lugar, seja a partir do nosso computador ou de dispositivos móveis. As APIs do Governo fazem com que tenhamos acesso a alguns dados interessantes, conforme veremos exemplos ao longo desse conteúdo

Clique aqui e confira na íntegra

#05 O que é Smart City?

Você já ouviu falar no conceito de Smart City? A ideia envolve sustentabilidade, energia, gerenciamento do lixo, melhorias no trânsito, integração entre sistemas públicos, oferta de serviços civis e etc.

Basicamente, o conceito de “cidade inteligente” é permitir a evolução do uso dos recursos disponíveis, interpretando dados e fazendo com que esses dados se transformem em informações úteis para quem está naquela cidade. Muitas cidades no mundo já estão seguindo esse conceito. No Brasil também temos iniciativas dessa natureza. O Rio de Janeiro, por exemplo, possui destaque com o projeto Carioca Digital, implantado pela Prefeitura em parceria conosco.

Clique aqui e confira na íntegra

#04 API Gateway ou API Manager? Saiba quem é quem

Você sabia que as Interfaces de Programação de Aplicações também podem ter diferentes tipos e funcionalidades? Saiba que elas possuem e o entendimento quanto a isso faz total diferença. Pode ser o ponto chave para alcançar os resultados desejados pela sua empresa. Tudo isso com segurança e eficiência, podendo potencializar diversos tipos de negócios.

Clique aqui e confira na íntegra

#03 O que é DevOps?

“O que é DevOps” é uma pergunta mais difícil de se responder do que parece à primeira vista. Mas é possível apontar vários objetivos da prática de DevOps: velocidade e qualidade na entrega de valor, uso extensivo de automação para construção e testes, redução dos períodos em que as aplicações ficam fora do ar (downtimes), eliminação do atrito entre desenvolvedores e operação e redução do tempo para lidar com falhas.

DevOps tem a meta principal melhorar a integração entre desenvolvedores de softwares e a equipe de infraestrutura. Em uma TI tradicional, a comunicação entre os dois sujeitos ainda é muito difícil: desenvolvedores são cobrados por entregar valor na forma de funcionalidades em aplicações, enquanto a operação (infra) é cobrada por manter a estabilidade do ambiente. Ambos são pressionados pela empresa em direção a esses objetivos, mas em uma TI tradicional eles parecem opostos.

Clique aqui e confira na íntegra

#02 O que é Plataforma Digital e quais suas funcionalidades?

Caso você não saiba o que é plataforma digital, esteja certo que você as utiliza para quase tudo na sua vida. Conceitualmente, as plataformas digitais são um modelo de negócio que permite conexão entre produtores e consumidores, para que eles se conectem a esse ambiente e interajam entre si, buscando criar algum valor de troca.

Atualmente, podemos fazer muitas coisas utilizando dispositivos conectados à internet. É através das plataformas digitais que é possível realizar tarefas do dia a dia, como pagar contas e comprar produtos.

Clique aqui e confira na íntegra

#01 O que é API? Entenda de uma maneira simples

A sigla API corresponde às palavras em inglês “Application Programming Interface.” No português “Interface de Programação de Aplicações”. Elas são uma forma de integrar sistemas, possibilitando benefícios como a segurança dos dados, facilidade no intercâmbio entre informações com diferentes linguagens de programação e a monetização de acessos. Vamos nos aprofundar mais abaixo para entendermos melhor o que é API. Falaremos sobre benefícios, exemplos de aplicação e contaremos uma breve história do nascimento dessa tecnologia.

Clique aqui e confira na íntegra

Nossa programação para 2019 está ainda melhor, acompanhe o blog da Vertigo e fique por dentro das novidades.

Que tal conversar com nossos especialistas?

Eles podem lhe ajudar a encontrar a melhor solução para acelerar a transformação digital de sua empresa.