carioca-digital-plataforma-digital

As tecnologias, em grande partes das vezes, são criadas e evoluídas com o objetivo de melhorar nossas vidas. Foi assim quando inventaram o telefone, por exemplo. O Portal Carioca Digital foi criado com um objetivo semelhante: otimizar tempo e esforço.

É um consenso de que a burocracia é um dos problemas do nosso país. Serviços públicos não são famosos pela sua eficiência, e filas são locais horrorosos. Por essa razão, o Portal Carioca Digital, da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, buscou reunir o máximo de serviços que pudessem ser feitos online. Em sua fase inicial, em 2013, eram 35 ao todo.

Etiquetas: , , , ,

Continue lendo

o-que-é-Plataforma digital

Caso você não saiba o que é plataforma digital, esteja certo que você as utiliza para quase tudo na sua vida. Conceitualmente, as plataformas digitais são um modelo de negócio que permite conexão entre produtores e consumidores, para que eles se conectem a esse ambiente e interajam entre si, buscando criar algum valor de troca.

Atualmente, podemos fazer muitas coisas utilizando dispositivos conectados à internet. É através das plataformas digitais que é possível realizar tarefas do dia a dia, como pagar contas e comprar produtos.

Etiquetas: , , , , , , , ,

Continue lendo

o-que-e-docker

“O que é DevOps” é uma pergunta mais difícil de se responder do que parece à primeira vista. Embora seja um termo popular há muito tempo, é complicado definir algo que não possui um único modo de ser feito. Mas é possível apontar vários objetivos da prática de DevOps: velocidade e qualidade na entrega de valor, uso extensivo de automação para construção e testes, redução dos períodos em que as aplicações ficam fora do ar (downtimes),  eliminação do atrito entre desenvolvedores e operação e redução do tempo para lidar com falhas.

DevOps tem a meta principal melhorar a integração entre desenvolvedores de softwares e a equipe de infraestrutura. Em uma TI tradicional, a comunicação entre os dois sujeitos ainda é muito difícil: desenvolvedores são cobrados por entregar valor na forma de funcionalidades em aplicações, enquanto a operação (infra) é cobrada por manter a estabilidade do ambiente. Ambos são pressionados pela empresa em direção a esses objetivos, mas em uma TI tradicional eles parecem opostos.

Etiquetas: , ,

Continue lendo

como-km-vantagens-cresceu-estrategia-apis

Imagine você dono do maior programa de fidelidades do Brasil, porém com diversos clientes raivosos com a plataforma de utilização do serviço. Isso ocorria em 2014, quando começamos nosso relacionamento com a Ipiranga. Todos os problemas foram sanados com uma estratégia de APIs, conforme veremos adiante.

As queixas eram sobre muita lentidão na resposta das funcionalidades do programa. Além disso, era comum a impossibilidade de se realizar operações corriqueiras que se prestava a fazer, como a troca de pontos por produtos, consulta de pontos, entre outras. As equipes de tecnologia e de marketing ficavam de cabelos em pé!

Continue lendo

trocar-de-erp-estrategio-api

Trocar de ERPs – ou atualizar a versão de um – costuma ser caótico para a maioria das empresas. O período de transição, muitas das vezes, afeta a operação como um todo, gerando muita pressão no time de TI responsável pela tecnologia.

Para minimizar os riscos e impactos da mudança, muitas empresas na vanguarda da Transformação Digital estão optando por encarar esse desafio adotando uma estratégia de APIs. Se por algum motivo você não sabe ou precisa refrescar sua memória quanto as APIs, detalhamos o que é API de uma maneira simples em nosso blog.

Antes de prosseguirmos, vamos falar sobre o que são ERPs (Enterprise Resource Planning), a maneira como eles funcionam e o que motiva a substituição de um.

Etiquetas: , , , ,

Continue lendo

desafios-ti-2018

Pensar o futuro da TI é um desafio constante de gestores em todo o mundo, estar conectado às principais tendências com o potencial de mudar a rotina desses profissionais e revolucionar processos internos é obrigatório se a sua empresa deseja se manter competitiva.

Assim, listamos os principais desafios de TI para você ficar de olho.

Desenvolver produtos que integrem os wearables à rotina de seus usuários

Etiquetas: , , , ,

Continue lendo

liferay-vertigo-platinum

A Vertigo Tecnologia está mais uma vez provando que brasileiro também sabe liderar projetos de Transformação Digital com alta performance. Fomos a única empresa brasileira reconhecida com Platinum Partner. Esse é o mais alto título na hierarquia de parceiros da Liferay, ao lado das maiores consultorias de TI do mundo.

“Somos o parceiro Liferay mais antigo da América Latina, e também somos a empresa com mais cases de sucesso no Brasil. Então estamos muito orgulhosos com este reconhecimento.” Diz Bruno Badini, CEO da Vertigo.

Etiquetas: , ,

Continue lendo

parceria-vertigo-sensedia

O mundo da tecnologia exige constante inovação e conectividade. Por essa razão,  a Vertigo Tecnologia – especializada em criação de Jornadas Digitais para líderes visionários – e a Sensedia – referência em plataforma de API Management no Brasil – vão unir forças para atender a efervescente demanda por integração de sistemas e APIs. A parceria busca amplificar projetos de Transformação Digital de empresas de diversos nichos de mercado.

Continue lendo

Docker-aniversário,birthday

Março é o mês que celebramos o aniversário da Docker! Nesta edição, o evento foi conduzido por nosso CTIO, André Fernandes, que deu uma aula sobre o sistema para uma platéia sedenta por conhecimento sobre a tecnologia de contêiner, que ainda é novidade para muitas pessoas, conforme pudemos constatar no evento.

A celebração começou com uma grande explicação sobre a história da Docker, que começou como uma empresa – chamada Dot Cloud –  uma solução PaaS em nuvem para outras companhias. O Docker era então um subproduto que ganhou vida própria, rebatizando a empresa que o criou e superando a própria solução dotCloud original (que foi vendida para uma outra empresa alemã).

Continue lendo

salesforce-compra-Mulesoft

A Salesforce – líder mundial no mercado de CRM SaaS –  anunciou nesta semana a aquisição da Mulesoft – plataforma líder de conectividade através das APIs – por uma bagatela de 6,5 bilhões de dólares. O acordo já foi aprovado por unanimidade pelos membros dos conselhos de ambas as empresas, e agora é só uma questão de tempo para que o negócio seja oficializado.

Etiquetas: ,

Continue lendo


Canais

Assine a nossa newsletter:
   

Av. Rio Branco, 151, sala 1002 – Centro
Rio de Janeiro -  RJ - Brasil - CEP 20040-911
+55 (21) 2232-0123