O que é Plataforma Digital e quais suas funcionalidades?

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Caso você não saiba o que é plataforma digital, esteja certo que você as utiliza para quase tudo na sua vida. Conceitualmente, as plataformas digitais são um modelo de negócio que permite conexão entre produtores e consumidores, para que eles se conectem a esse ambiente e interajam entre si, buscando criar algum valor de troca.

Atualmente, podemos fazer muitas coisas utilizando dispositivos conectados à internet. É através das plataformas digitais que é possível realizar tarefas do dia a dia, como pagar contas e comprar produtos.

As Plataformas Digitais funcionam como facilitadores de relacionamento, aproximando clientes e empresas. Para isso, elas precisam gerar confiança com termos e condições claras em relação à propriedade intelectual e à coleta de dados confidenciais, proporcionando segurança para quem utiliza essa rede.

O conceito de plataforma digital vem evoluindo. Antes ela era mais focada na experiência  do desenvolvedor, de modo que ele tivesse a melhor usabilidade do ambiente. Em contrapartida, elas eram bem limitadas da perspectiva de utilização do usuário.

O conceito evolui para Plataforma de Experiência Digital. Essa nova abordagem anda nos trilhos da Transformação Digital, focando mais na experiência do usuário, buscando ser o mais eficiente e interativa possível.

De acordo com a Liferay – empresa da qual somos Platinum Partner – Plataforma de Experiência Digital é uma categoria emergente de software empresarial que busca atender às necessidades de corporações em processo de Transformação Digital, com o objetivo final de proporcionar melhores experiências às suas audiências. DXPs (Digital Experience Platforms) podem ser uma única solução, mas são muitas vezes um conjunto de produtos que trabalham juntos.

Mas o que você pode esperar ao utilizar uma ferramenta que possua o posicionamento de lhe ajudar na entrega de experiências digitais? O que você pode fazer utilizando um software como Liferay DXP? Vamos responder essa pergunta falando sobre três soluções que esse tipo de tecnologia entrega. Vamos aprender sobre Portais, Intranets e Mobile Apps!

Portais

Um portal é uma plataforma baseada na web que coleta informações de diferentes fontes e as apresenta em uma única interface, concedendo aos usuários as informações mais relevantes de acordo com seu contexto.

Somos consumidores cada vez mais exigentes e a criação de produtos segue um número crescente de critérios. A personalização é uma das  características obrigatórias. Um Portal não foge dessa regra e precisa permitir a personalização em vários sentidos. Até porque, quanto mais de acordo com as necessidades do público, melhor o produto.

É necessário que um Portal tenha uma interface moderna e de fácil utilização,  tanto para usuários desenvolvedores, quanto para os administradores. Quanto mais fácil for manusear e interagir com uma aplicação, mais rápido essa solução cairá nas graças de seus usuários.

É preciso também que ele tenha muitas funcionalidades nativas e a capacidade de integração com outras soluções de mercado,  contribuindo para a criação de experiências digitais excepcionais. Um portal pode ser encarado como a estratégia central para a geração de novos negócios, comunicação com o seu público, divulgação do seu propósito, entre outras funcionalidades.

Existem tipos de portais. Vamos ver abaixo!

Portais para clientes

Permita que seus clientes realizem transações, acessem documentos, contratem novos serviços e obtenham informações online. Empresas como Avianca, Smiles, Azul, Santander, Prefeitura do Rio de Janeiro e outras, estão usando a plataforma de experiências digitais Liferay DXP como plataforma de portal para obter novos negócios.

Portais para parceiros

Ajuda pessoas, parceiros ou agentes a serem mais eficazes, oferecendo-os informações personalizadas e contextualizadas. Por exemplo, se você é uma seguradora, você pode criar um portal para seus corretores ou para sua rede de prestadores de serviço, com informações específicas por linha de produtos, região geográfica, segmentos de clientes. Sim, isso é possível.

Intranets

Dependendo do tamanho da sua empresa, você vai precisar ter uma intranet. Elas são importantes para a criação de um Ambiente Digital saudável e que incita a colaboração e  inovação. Conceituando, intranets são redes semelhantes à internet, porém, de uso privado, voltado apenas para a empresa.

Intranets são essenciais para proporcionar ganho de produtividade, mas são subestimadas na maioria das vezes, não sendo bem utilizadas devido a um mau desenho durante a implementação. Isso impacta na percepção de qualidade e produtividade por parte dos gestores, sem contar a falta de treinamento e atualização dos funcionários.

Investir neste tipo de solução pode aprimorar a eficiência das suas atividades e ter impacto direto nos resultados de seu negócio. Quem nunca ficou procurando a versão mais atual de um determinado documento? Já ficou procurando uma apresentação que estava arquivada no e-mail? Ou não soube onde estava o template para confeccionar aquela proposta comercial? Problemas de arquivamento são frequentes, mas podem ser resolvidos com a organização que uma intranet tem o potencial de oferecer.

Uma intranet corporativa apresenta vários benefícios:

Acessibilidade: Intranets devem ser fáceis de usar e devem fornecer informações e insights valiosos para sua equipe. Toda Intranet deve ter uma função clara de facilitar as rotinas do dia a dia. Se ela é um fardo para sua equipe, tem algo muito errado!

Produtividade: Ajuda seus colaboradores a tomarem decisões, criar conteúdos assertivos, compartilhar informações e ideias com o restante da companhia, digitalizar fluxos de trabalho. Isso é muito valioso, pois vivemos na era da conhecimento!

Integração: Quando sua intranet se integra com sistemas de back-end (CRM, Software de Gestão, Sistemas de RH), ela tende a eliminar silos e se torna a central para busca de solução das operações de negócio.

Mobile Apps

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O uso de dispositivos móveis para acesso a conteúdos online é cada vez maior. Por isso, é essencial ter atenção especial a maneira como as plataformas de experiências digitais se comportam nesses devices. Não existe a melhor forma para criar ou iniciar a sua estratégia móvel. O que há é a maneira que mais se adapta às suas necessidades, de acordo com os escopo da sua empresa, prazo e valor possível para o investimento e manutenção.

A criação de uma experiência nativa, ajustada para cada sistema operacional mobile, ou mesmo uma experiência web responsiva, e a facilidade na construção destas aplicações é outro ponto importante. Quando for pensar na sua estratégia de Plataforma de Experiência Digital, pense também no roadmap do produto. De forma nenhuma pode-se esquecer de otimizar sua UI para a navegação através de dispositivos móveis.

Tão importante quanto pensar na Experiência do Usuário, é pensar no monitoramento da performance digital, estando atento aos números e indicadores do seu ambiente online. Então, observe, avalie e mensure o crescimento de interações e engajamento vindo através desse tipo de dispositivo. O próprio Google contabiliza isso na hora de ranquear no mecanismo de busca e ninguém quer estar na segunda página do Google porque o site não está otimizado para navegação mobile, não é mesmo? Use esses links para testar se seu site está otimizado: Testmysite Google | Compatibilidade com dispositivos móveis

Quer saber mais sobre DXPs?

Passamos por importantes itens e esperamos que nessa parte do texto você tenha expandido bastante seus conhecimentos. É importante ressaltar que, em se tratando de tecnologia, as decisões precisam ser tomadas de acordo com a situação. É preciso considerar aspectos específicos como o ponto de vista técnico e comercial.

Estamos sempre trazendo novos conteúdos sobre plataformas digitais. Se você acha que este conteúdo te ajudou, você precisa ver o que compartilhamos com você abaixo. Um super material que vai te apresentar Quatro estratégias para você transformar a experiência do seu cliente. Clique na imagem abaixo e aproveite!

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