10 exemplos de uso da plataforma de Portal

Plataforma de Portal

Depois de apresentar as melhores práticas para a criação de portal, chegou a hora de você conhecer para quais soluções de Negócio uma Plataforma Digital pode atender.

Neste artigo, você verá 10 exemplos de uso da Plataforma Digital. Eles podem te inspirar na hora de buscar uma solução de Portal que atenda as necessidades do seu negócio. Acompanhe!

Por que a criação de um portal é importante para a sua empresa?

Como as empresas continuam buscando soluções para lidar com problemas de comunicação e colaboração, seja entre parceiros, clientes e ou fornecedores, portais corporativos surgiram como a solução moderna para esses desafios. Eles são excelentes escolhas, por suas características:

  • Potencializar a experiência digital do seu público, levando facilidade para que ele consuma informação e serviço;
  • Redução do custo com papel, transparência na informação, facilidade para criar indicadores de negócio e outros;
  • Podem ser acessados via qualquer dispositivo, em qualquer lugar de acesso à extranet, intranet com velocidade, relevância e facilidade de implantação;
  • Fornecer pesquisa e colaboração através de canais interativos tais como fóruns, chats e gamification (dinâmicas de jogos) com ajuda de acesso baseado em função segura;

Características que fazem da plataforma Liferay uma excelente escolha

As diferentes formas de portais incluem intranet, extranet, gestão do conhecimento, canais de colaboração, entre outros. Eles oferecem valor tanto para usuários internos quanto para as partes interessadas.

Existem diversas opções disponíveis hoje, seja de código aberto ou não, tais como: Oracle, IBM, Microsoft, WordPress, joomla! e por ai vai, dentre essas opções, nós escolhemos a Plataforma Digital Liferay para trabalhar com nossos clientes pela:

  • Escalabilidade;
  • Estabilidade;
  • Roadmap claro de evolução do produto para os próximos anos;
  • Oferecer integração com outros sistemas e ERPs de mercado (IBM, Oracle, Microsoft);
  • Ser customizável;
  • Ser de fácil administração por quem não é da TI;
  • Suporte profissional à ferramenta e outros.

10 exemplos de uso da Plataforma Digital

1 – Portal para impulsinar o engajamento dos funcionários

A ideia é desenvolver um sistema ágil, leve, de fácil usabilidade. A solução de portal fornecida pela Liferay (Web CMS), tem repositório de documentos, microsites e mobilidade, em um ambiente seguro baseado em SSO.

Também é interessante acrescentar funcionalidades personalizadas de monitoramento de desempenho, integradas à ferramentas de vendas e RH.

Benefício:

Assim, o repositório único de informação e a atualização de conteúdo e gestão constantes melhoram a adoção e a motivação dos colaboradores.

2 – Portal de colaboração

Você também pode construir um portal integrado, baseado no Liferay para as principais partes interessadas com acesso baseado SSO e colaboração 360ᵒ. Pode incluir interações como alertas, e-mails, conteúdo, chat ao vivo e pesquisas.

Em um passo mais elaborado, também pode incluir capacidades de tecnologia, tais como pesquisa preditiva de dados, fluxo de trabalho e gerenciamento de inventário, CRM e integração com SAP.

Benefício:

Com isso, entregará aos colaboradores uma experiência mais rica para o intercâmbio de ideias e colaboração, além de agilizar o dia a dia da operação.

3 – Portal extranet

O Liferay baseado em SSO fornece suporte multigeográfico. Se você tem um site paralelo móvel para catálogo de produtos e gestão de fornecedores, por exemplo, é possível integrar BI, CRM, motores de busca e também integrar com o Google Analytics e banco de dados personalizados para os esforços de promoção da marca ao cliente.

4 – Portal de suporte

Você pode criar um portal para gerir o conhecimento de uma forma que os usuários possam auto resolver problemas e ainda fazer gestão do conhecimento corporativo. Com uma camada de serviço, integração de analytics, CMS, exposição de produtos e sistemas de aprendizagem.

Pode montar um portal de suporte interativo e com usabilidade amigável e altamente personalizável para tornar a experiência do usuário mais imersiva.

Benefício:

Ferramentas de auto atendimento podem tornar a resolução de dúvidas mais rápida e prestar um suporte mais assertivo aos seus clientes e parceiros comerciais.

5 – Portal de gestão de aprendizado

Adotando a arquitetura Open Source com Liferay você pode diminuir o custo total de propriedade de clientes (TCO). Pode criar um portal que ofereça ferramentas de colaboração global entre estudantes e funcionários, incluindo calendários, alertas, repositório de documentos, busca. Além disso, pode integrar com Google Apps, mídias sociais, fóruns de discussão etc.

Benefício:

Você pode personalizar o conteúdo utilizando o conceito de single sign on e ainda ter escalabilidade nessa solução e interoperabilidade entre os sistemas que você queira conectar.

6 – Portal de busca

Um portal de multi pesquisa geografia ajuda na gestão da empresa, facilitando o gerenciamento de usuários, gerenciamento de instância. Isso ao mesmo tempo em que  fornece plataforma de colaboração em forma de feeds de atividade.

7 – Portal de comércio eletrônico

A solução integrada Liferay também pode ser integrada a uma solução de e-commerce, com funcionalidades como bate-papo ao vivo, biblioteca e outros serviços de atendimento.

Benefício:

Tanto para B2B quanto B2C, o portal pode ser integrado ao software de gestão empresarial (ERP) da empresa, ao CRM etc. Com isso, o catálogo de produtos fica integrado, há melhorias no atendimento, no suporte e, consequentemente, à experiência dos usuários.

8 – Portal de gestão do conhecimento

É possível ativar um sistema de gestão de conhecimento baseado em Liferay com recursos como o direito do usuário, submissão de casos, fluxos de trabalho, funcionalidade multilíngue, busca poderosa, canal de colaboração e capacidade de resposta instantânea.

9 – Portal personalizado para análise de sentimento e tendências

Um outro uso interessante é amarrar o portal a um servidor de camada intermediária e gerenciamento de dados para captar os sinais sociais fundamentais. Esta arquitetura pode ajudar a descobrir informações valiosas a partir de dados não estruturados de mídias sociais.

Com isso, fazendo análise de sentimentos e tendências, a empresa melhora sua capacidade de prever o comportamento do cliente, identificar influenciadores primários e conceber soluções específicas centradas em torno deles. A análise de dados bem realizada a partir do portal pode ajudar a descobrir oportunidades e fragilidades do negócio.

10 – Portal vertical de serviços financeiros

Com o uso de LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), um tipo específico de protocolo que serve para atualizar e pesquisar diretórios rodando sobre a camada TCP/IP, e web apps legados, a solução Liferay lida com todos os recursos de conhecimento e administração. É possível criar um dashboard para um portal financeiro altamente responsivo, orientado para o desempenho.

A partir dele, é possível melhorar a capacidade de gestão financeira, com pesquisa  multifacetada, acesso express para relatórios e dashboards. Tudo isso a qualquer hora, em qualquer lugar e via qualquer dispositivo conectado (desktop, tablet, smartphone etc.).

E você? Está pensando em criar alguma iniciativa de Portal e quer conversar ? Peça o contato da nossa equipe para avaliar e ajudar o seu projeto, aproveite para ler esse material: as melhores práticas para a criação de portal