O que é Smart City?

O-que-é-Smart-City

Você já ouviu falar no conceito de Smart City? A ideia envolve sustentabilidade, energia, gerenciamento do lixo, melhorias no trânsito, integração entre sistemas públicos, oferta de serviços civis e etc. Basicamente, o conceito de “cidade inteligente” é permitir a evolução do uso dos recursos disponíveis, interpretando dados e fazendo com que esses dados se transformem em informações úteis para quem está naquela cidade. Muitas cidades no mundo já estão seguindo esse conceito. No Brasil também temos iniciativas dessa natureza. O Rio de Janeiro, por exemplo, possui destaque com o projeto Carioca Digital, implantado pela Prefeitura em parceria conosco.

O que é Smart City?

Smart City: Entenda mais sobre o conceito

Não queremos cunhar um conceito acadêmico, porém, a ideia de criar uma cidade inteligente abrange uma quantidade enorme de fatores/serviços que melhoram a vida dos moradores. Basicamente tudo, desde um grande projeto, até pequenos ajustes, pode e deve se encaixar para ajudar a criar uma Smart CityEntretanto é muito importante ressaltar que, como todo projeto de Smart City, no qual o cidadão é o foco, é muito complicado desenvolver todas as funcionalidades úteis de uma única vez. Nesse caso, o mais importante é: Pensar grande, mas começar pequeno e escalar rapidamente os seus resultados.

  • Mapeie os serviços mais utilizados pelo cidadão;
  • Divida o projeto em fases;
  • Inicie a versão 1.0 do seu projeto. Sim, ele não nascerá perfeito e você irá melhorá-lo ao longo do tempo.

É claro que, para se ter um projeto desse porte, a tecnologia tem que vir como a base para o desenvolvimento dessas soluções. Este fator é importante e crucial, uma vez que muitas cidades acabaram crescendo de forma desordenada e, por isso, torna-se um desafio fornecer serviços essenciais (como transporte público, energia, água, saúde, educação etc) e integrados de maneira inteligente.  Para facilitar essa integração entre esses diferentes serviços, existe um projeto chamado Infovia Digital. Ele é o primeiro passo para quem quer começar a prover serviços inteligentes para o cidadão.

No mundo, diversas cidades podem ser citadas como exemplos de Smart City. Algumas delas são Las Vegas, Nova York, Atlanta, Boston, Londres  e outras. No Brasil, existem alguns projetos em andamento em algumas cidades. No entanto, o Carioca Digital (RJ) é um dos mais expressivos pela gama de serviços ofertados para o cidadão. O sistema integra, em um único lugar, dados personalizados da secretaria de transporte, educação, saúde, habitação e etc.

 Carioca Digital 

A Prefeitura do Rio (IplanRio) criou esse projeto em parceria conosco. O Carioca Digital é um portal vivo, ou seja, está constantemente sendo atualizado com novos serviços que vão facilitar a vida do Carioca. O último serviço adicionado tem relação com o Detran. Agora é possível realizar a troca do real infrator de uma multa de trânsito por dentro do Carioca Digital. Isso poupa tempo na hora de transferir os pontos para a transferência

Esse Portal de Serviços foi criado em 2014 para integrar todos os serviços da Prefeitura do Rio em um só lugar, estando assim, em constante evolução. Dessa forma, o cidadão pode acessar o portal, fazer seu cadastro e encontrar uma série de informações úteis para o seu dia a dia. É possível fazer a notificação para um automóvel, consulta de multa com a possibilidade de troca do real infrator, Alvarás e Licenças, o prontuário eletrônico do Sistema Único de Saúde (SUS), as notas do boletim do seu filho, eventos nos espaços culturais da cidade ou quantos créditos têm no programa Nota Carioca e outros.

A grande sacada é o fato dessas informações serem personalizadas. Ao efetuar o login, o usuário tem acesso as informações pessoais. O portal compromete-se a não expor as informações dos cadastrados.

Benefícios

  • Para o agente público:
    • Redução de custos com o volume de papel armazenado;
    • Redução no custo de envio de cartas para notificar o cidadão quanto ao pedido realizado;
    • Agilidade na obtenção e divulgação da informação;
    • Criação de dashboard para saber quantos pedidos são solicitados, deferidos e indeferidos;
    • Possibilidade de rastrear, de forma digital, todas as etapas do processo para melhorar a performance;
    • Possibilita a redução do número de funcionários no atendimento ao público, alocando-os para tarefas mais críticas.
  • Para o Cidadão:
    • Possibilidade de realizar o procedimento de forma digital, em qualquer horário ou local.
    • Ponto único de acesso para interagir com diversos serviços da prefeitura;
    • Agilidade na obtenção da informação;
    • Envio de material por dentro portal de forma simples;
    • Aumento na transparência das etapas do processo.

Conclusão

A ideia do Carioca Digital e de outros projetos de smart city é a de oferecer mais bem-estar e qualidade de vida aos cidadãos por meio da tecnologia e das vantagens que ela proporciona. Por isso, existem uma ampla gama de possibilidades para iniciar o projeto de cidade inteligente. O objetivo é fazer com que o cidadão possa realizar atividades que de fato necessitem da presença dele. Gerando assim, economia para os cofres públicos.

Este projeto é importante para qualquer cidade, mas exige bastante atenção aos passos críticos, ou seja, elaboração e execução técnica.  Como você viu ao longo do nosso conteúdo, as plataformas digitais são necessárias para existências de negócios.

Um bom exemplo de tecnologia dessa é a Liferay DXP. Você pode saber mais sobre ela no material que disponibilizamos para você abaixo. No nosso Ebook você poderá ver com a ferramenta possibilita o acompanhamento da jornada do cliente, enquanto estabelece a base para a transformação digital do seu negócio. Clique na imagem para ter acesso ao material!

Brochura - Liferay Digital Experience Platform

Esperamos te ver aqui mais vezes. Até mais!