8 sites para encontrar a API ideal para você

8-sites-que-oferecem-APIs

No post de hoje, vamos destacar 8 sites que te ajudam a encontrar uma API que sirva para as mais variadas funcionalidades. Além de listar as páginas, faremos também um review de cada site. Para você que já sabe o que é API, sabe suas potencialidades como a API Gateway e API Manager, esse conteúdo é um prato cheio.

Aproveite para conferir o post onde falamos sobre “4 Dicas para aumentar o engajamento na sua API”. Se você vai começar uma estratégia de API, precisa ter alguns modelos como referência. Listamos 8 sites que podem te ajudar bastante com essa missão.

1: ProgrammableWeb

A detentora deste portal é a Mulesoft. O ProgrammableWeb sem dúvidas é um diferencial da plataforma. O usuário do site tem acesso a comunicados relacionados às Interfaces de Programação de Aplicação, reportagens, comentários.

Quem acessa a página tem a possibilidade de aproveitar o maior diretório de APIs do mundo! Algo em torno de 14.000. Além das APIs, o site também cataloga mashups e ferramentas de desenvolvimento, para SDKs, frameworks, bibliotecas e amostras de código.

PW

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eles também produzem conteúdo próprio sobre as APIS, publicando artigos sobre novas versões das API, tutoriais de código, comentários e etc. Utilizando todos os seus dados internos e pesquisas de mercado, eles também fornecem conteúdo relevante sobre a economia das APIs. Vale a pena ter esse site entre os seus favoritos!

2: PublicAPIs.com

PublicAPIs.com é um diretório com mais de 5.000 APIs. O conteúdo é administrado pela Mashape, que é uma plataforma de gerenciamento API.

publicapis.com-API-discovery-nordic-apis

Os visitantes podem pesquisar e comparar o que quiserem entre as diversas APIs existentes. É possível incluir pequenas descrições e links para a documentação de quem as desenvolveu, se você quer criar a sua API e não tem nenhuma como referência, é bem possível que você encontre alguma. É possível também sugerir novas interfaces de programação de aplicação para expandir o diretório.

3: APIs.io

Este site é mantido por 3Scale, API Evangelist, e API Tools. Eles utilizam a busca por metadados para encontrar a API que você está buscando. Por conta dessa modelo de busca, ele é destacado como uma alternativa escalável para os modos tradicionais de catalogação API, mas vale lembrar que ainda está na fase Beta.

apis.io-API-discovery-nordic-apis

4: API Hound

Este site utiliza a busca de palavras-chave para procurar a API que melhor se encaixa no termo buscado.  A análise textual associa os resultados com categorias específicas, permitindo que as APIs sejam classificadas de acordo com a relevância entendida pelo algoritmos, que não é não revelados. O diferencial do site é que os resultados da pesquisa  fornecem links diretos para o site do desenvolvedor da API procurada.

API Hound- API discovery-nordic-apis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5: API For That

API For That é um diretório organizado com cerca de 20 categorias. O site cataloga uma estimativa de mais de 400 perfis de API, com links para documentação, para o site dos desenvolvedores, e uma breve descrição para cada Interface de Programação de Aplicação. O site incentiva os desenvolvedores de API a apresentarem seus respectivos produtos para o diretório. Uma característica interessante são as atualizações no Twitter, que comunicam a existência de uma API ou uma atualização.

api-for-that-api-discovery-nordic-apis

6: Google APIs Discovery Service

Esse site reune algumas APIs do Google e retorna dados sobre elas,  através de uma “API leve, baseada em JSON que expõe metadados legível por máquina.” Essa ferramenta fornece uma visão interativa tanto para máquinas quanto para os olhos humanos. Vale a pena conhecer!

google-apis-discovery

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7: Exicon

Esse site agrupa cerca de 2.000 APIs em seu diretório. As interfaces de Programação de Aplicação são classificáveis por tipo de indústria, incluindo APIs SMS, bitcoin, e muito mais..

exicon-nordic-apis-api-discovery

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8: Azure Marketplace by Microsoft

São APIs que giram em torno do mundo Azure. Se você é usuário dessa plataforma, vai gostar muito de conhecer esse site!

azure-microsoft-nordic-apis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quero saber mais sobre API!

As APIs estão cada vez mais presentes na nossa economia atual.  A maneira como a tecnologia é catalogada e encontrada torna-se uma preocupação crescente, afinal, o que não é encontrado não é usado. Simples assim!

É interessante que o pensamento como relação ao uso de uma API seja o mesmo do que de um produto. Os desenvolvedores devem considerar todas as ações possíveis de marketing (Sim, Marketing e TI devem pensar juntos uma estratégia de API). Neste espaço, as estratégias de Marketing Digital são fundamentais. Uma dica bem simples: busque diretórios como esses que foram citados para adicionar a sua API e aumentar a exposição e relevância dela!

Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado nessa jornada ao longo do universo das APIs. Fique a vontade para deixar seu comentário. Queremos muito saber sua opinião com relação ao nosso conteúdo.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos do Blog Vertigo? Assine nossa Newsletter.

Texto inspirado em: Nordic APIs

Etiquetas: , , , , , , , , ,


Canais

Assine a nossa newsletter:
   

Av. Rio Branco, 151, sala 1002 – Centro
Rio de Janeiro -  RJ - Brasil - CEP 20040-911
+55 (21) 2232-0123