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ChatOps: otimizando o DevOps via chatbots

ChatOps e a integração de ferramentas

Você já ouviu falar do termo ChatOps? Sabemos que a cultura DevOps está integrada ao cotidiano de empresas que adotaram a Transformação Digital como meta para alavancar seus negócios, contudo, às vezes são necessárias ações para melhoria dos resultados e produtividade da equipe.

A metodologia ágil é perfeitamente compatível com automações mais específicas, permitindo por exemplo a integração entre DevOps e chatbots, também conhecida como ChatOps.

Dependendo da complexidade das aplicações, há uma grande curva de dificuldade no momento de configurar ambientes, o que aumenta a chance de erros e o impacto nos prazos de entrega.

Por vezes, existe um conflito na forma de trabalhar entre as equipes, sendo necessário encontrar um ponto de convergência para que exista uma consistência de entregas. Preencher de forma manual essas lacunas que existem entre as equipes é uma ação por vezes trabalhosa e pouco produtiva, sendo necessária utilizar mecanismos de automação.

Promover a colaboração entre as equipes é fundamental para o sucesso da cultura DevOps na sua empresa e nesse artigo vamos mostrar como isso pode ser feito através de integrações com chatbots.

Boa leitura.

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Criando alertas inteligentes

Realizar o monitoramento das aplicações, sistemas e segurança das redes é fundamental para as equipes de TI. Para ajudar nesse processo, existem diversas ferramentas interessantes para essas ações, geralmente elas emitem alertas para as equipes responsáveis em caso de problemas.

Existem setores específicos que utilizam ferramentas como JIRA e o Github para rastrear tickets e fazer o gerenciamento do processo de desenvolvimento ágil. Mesmo sendo ótimas ferramentas, os alertas delas precisam de acompanhamentos que são realizados manualmente.

Todo esse processo pode ser feito de maneira automatizada e a chave para isso é aproveitar plataformas de integração e automação poderosas o suficiente para lidar com fluxos de trabalho complexos e que sejam simples de usar.

A lógica é que os usuários não trabalhem para suas automações, mas sim que elas trabalhem para eles.

ChatOps, a integração do DevOps com Chatbots

O termo ChatOps surgiu no GitHub e tem como sentido utilizar ferramentas em meio a um processo de comunicação, uma conversa. Quando falamos de pipelines de CI/CD, associamos várias ferramentas que as equipes interagem e com funcionalidades variadas.

O ChatOps permite que os usuários tenham noção de tudo, incluindo a orquestração de fluxos de trabalho diretamente de plataformas de chat como por exemplo o Slack. É nesse momento que o chatops faz o seu papel, pois ele faz a união entre as ferramentas. O chatbot funciona como uma ponte entre as ferramentas de colaboração e de DevOps.

O usuário faz uma solicitação ao bot através de uma interação no chat via ferramenta de colaboração, que analisa a solicitação e executa os comandos na ferramenta DevOps de destino.

Para fazer o ChatOps funcionar, os usuários precisam de um bot compatível com uma plataforma de integração e automação. O chatbot funciona diversas aplicações, sendo personalizado para atender a singularidades do modelo de negócio e com a capacidade de entender as necessidades operacionais.

Automatizando DevOps via chatbots

É uma tarefa complicada para as de infraestrutura realizar o monitoramento e gerenciamento de problemas com as ações realizadas pela ferramenta, o que acaba sendo uma ação pouco eficiente e gerando um impacto negativo na produtividade.

Veja três formas de aproveitar os bots para melhorar a implementação do DevOps:

  1. Alertas inteligentes: em vez de receber alertas, os usuários podem definir vários limites, monitorar a velocidade dos alertas com base nessas configurações, postar um alerta para o canal ou pessoa relevante no Slack. Os bots também podem solicitar que a pessoa execute uma ação com base na notificação.
  2. Pare serviços, máquinas virtuais: os bots podem se conectar a qualquer aplicação ou serviço que tenha uma API HTTP / REST. Eles podem não apenas monitorar diversas aplicações e ambientes, mas também iniciá-los e interrompê-los.
  3. Orquestração do fluxo de trabalho: é possível fazer esse gerenciamento de vários fluxos de trabalho, como gerenciamento de incidentes, escalonamentos e implantação de código, são todos acionados e gerenciados por meio do Slack.

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Vamos dar o próximo passo?

Esse artigo teve como inspiração a seguinte fonte: https://devops.com/using-chatbots-automation-better-devops/

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