O processo de digitalização da jornada do cliente é uma realidade para implementar a Transformação Digital no setor de seguros. De acordo com o relatório global da KPMG, a pandemia foi a mola propulsora do movimento de transformação digital do segmento, que representa 6,5% de todo o PIB. As empresas entenderam a importância de investir na experiência digital do cliente, elevando o nível de confiança, fornecendo processos seguros e atendimento em tempo real e intuitivo.
Nesse contexto, os chatbots se tornam poderosas ferramentas de atendimento para realizar a automação e o cadastro de leads. Promover a Transformação Digital no setor de seguros, é um desafio que torna-se muito mais palpável quando integrações com chatbots são implementadas através de parcerias com implementadores experientes no mercado.
Preparamos esse artigo para mostrar como o setor de seguros pode implementar a Transformação Digital através de soluções inteligentes e o auxílio de integrações com APIs de chatbot. Boa leitura!
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Automação e chatbots são poderosas soluções para implementar a Transformação Digital no setor de seguros
Muitas empresas já promovem a Transformação Digital no setor de seguros através de tecnologias de ponta como inteligência artificial e big data.
Utilizar automação para prover melhores atendimentos, otimizar processos complexos e analisar dados, servem de estrutura para criar uma base sólida para tomada de decisões em diversos níveis da empresa.
Através de automações com chatbots, é possível captar informações relevantes dos leads para uma compreensão mais profunda sobre o perfil de cada cliente e promover uma estratégia de atendimento mais eficiente.
Implementar a Transformação Digital por meio das integrações com APIs de mensageria, indicam uma vantagem competitiva, abrindo caminho para inovação e criação de novos modelos de negócios, tendo essas ações como estratégia de crescimento.
Mais do que nunca, ter a possibilidade de digitalizar documentos, ver os status de processos em tempo real e o fluxo de chamados são iniciativas que as seguradoras precisam adotar. Veja mais detalhes a seguir.
Como os chatbots podem ajudar o mercado de seguros?
O setor de seguros passou a enxergar a automação de chatbots com bons olhos, a partir do momento em que surgiu a percepção dos claros benefícios dessas ferramentas. A facilidade de contato com o cliente, é um ponto forte a ser destacado, pois antes era necessário um telefonema ou atendimento presencial para chegar até o cliente, hoje em dia esse processo pode ser feito através da troca de mensagens.
Veja mais algumas possibilidades para o uso de chatbots no setor de seguros:
Apresentar proposta de valores, serviços e planos
Os clientes podem acessar de forma simples e fácil as informações detalhadas do serviço ofertado, seja um seguro de automóvel, seguro de saúde, residencial, de vida e etc. Os usuários têm acesso a cada detalhe da proposta de forma clara, assim como informações sobre condições de contratação.
Cotação de valores e contratação de serviços
Dentro do processo de Transformação Digital é possível criar uma assistente virtual para simular conversas práticas e diretas, com o objetivo de esclarecer dúvidas. Dessa forma, o consumidor ganha com a facilidade na troca informações detalhadas para a contratação do serviço ou compra do produto.
Realizar atendimentos
Quando a estratégia de atendimento automatizado é implementada, é possível criar um fluxo para resolução de problemas, como envio de segunda via de conta ou informações relevantes. Dessa forma, é possível eliminar a necessidade de um atendente humano, tendo o chatbot como poderoso aliado.
Novas apólices
Através da análise de preferências dos clientes, os chatbots através de aprendizado de máquina, podem recomendar novas apólices de acordo com o perfil do usuário. Sendo assim, é possível criar novas ofertas de maneira personalizada. O cliente também pode fazer o envio da sua documentação para agilizar todo o processo.
A Vertigo tem diversas soluções para Transformação Digital no setor de Seguros
O setor de seguros é um mercado amigável olhamos do ponto de vista tecnológico, pois é um setor que está sempre utilizando as tendências do mercado e aplicando no seu cotidiano.
Recentemente, a Vertigo Tecnologia tornou-se parceira da Take Blip, empresa especialista em serviços de mensageria. Além disso, o setor de seguros é um segmento que olhamos com bastante atenção, tendo um portfólio amplo e que atende o ramo com diversas soluções além do chatbot.
Além das soluções com foco em integração entre APIs de mensageria, também temos uma página especial e dedicada às seguradoras.
Você trabalha no ramo de seguradoras e deseja implementar uma estratégia de Transformação Digital para alavancar seus resultados?
Coloque o seu cliente no centro da estratégia, fale com um dos nossos consultores e experimente as possibilidades que a tecnologia de ponta pode fazer para promover para o setor de seguros.
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