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Como chatbots podem otimizar suas vendas?

Como chatbots podem alavancar vendas

Você sabe a importância dos chatbots para sua estratégia de vendas? Vamos começar pelo princípio básico no mundo dos negócios, quase todas as vendas se iniciam através de uma conversa antes de prosseguir para os estágios finais.

É nesse momento, que os chatbots se tornam poderosas ferramentas para ajudar na construção dos seus argumentos de vendas. Realizar integrações com APIs de mensageria, são práticas que grandes empresas adotaram no seu cotidiano e que promovem uma excelente jornada digital para os clientes.

Preparamos esse artigo para abordar as oportunidades de vendas que os chatbots podem proporcionar para o seu negócio, falando sobre o impacto de vendas, estratégias e explicando conceitos básicos para quem ainda não entende do que se trata esse tipo de serviço, que está presente no portfólio de soluções da Vertigo Tecnologia em parceria com a Take Blip. Boa leitura.

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O que é um chatbot?

Chatbots são APIs que se comportam como “assistentes virtuais”, prontas para interagir com o usuário a qualquer horário se assim for determinado.

Imagine que você precise de atendimento virtual com o SAC de uma empresa, por vezes dependendo do fluxo de acessos, não há atendentes humanos disponíveis e os chatbots fazem a triagem do atendimento até que o seu atendimento seja realizado por algum colaborador. Em algumas situações, o problema do cliente é resolvido através da integração da API, sem precisar falar com ninguém.

Os chatbots permitem que as empresas programem perguntas e respostas automáticas, simulando uma comunicação próxima a de uma conversa humana.

Implementar essa integração com chatbots no site da sua empresa ou até mesmo para as redes sociais, permite um alcance muito maior na abordagem aos clientes. Alem disso, garante um braço importante na realização do community manager com um padrão de atendimento personalizado, facilitando até mesmo a captação de leads.

Aumente o impacto das suas vendas

Realizar a geração e a qualificação de leads não é uma tarefa fácil, mas é essencial. Os chatbots podem ser o braço direito das equipes de vendas e marketing, através de rotinas que entregam conteúdos de qualidade como e-books, whitepapers e etc, de forma automatizada. A comunicação direta com o lead é importante para melhorar tanto as vendas quanto a retenção de clientes.

Por muitas vezes, o lead navega pelo site em busca de produtos específicos ou às vezes ele nem sabe exatamente o que deseja comprar, mas está entretido e olhando as opções que se apresentam. Nesse momento, as chances de vendas aumentam caso o seu site tenha um chatbot pró-ativo para realizar uma abordagem, algo muito parecido com as lojas de departamentos.

Divulgar promoções, oferecer produtos e tirar as dúvidas dos usuários que visitam o seu site, é algo perfeitamente possível através da integração de APIs de chatbot. Com o Tag Chat, você ainda pode utilizar o chatbot para fazer recuperação de carrinho abandonado, avisar seus clientes sobre vencimento de boletos e notificá-los, via WhatsApp, a cada atualização do status de suas encomendas.

Ter baixa qualidade no atendimento pode impactar negativamente o seu negócio ou até mesmo a retenção de clientes. Ao utilizar o chatbot de forma correta e deixando bem configurado é possível resolver as requisições de forma automatizada.

Estratégias B2B aplicáveis via chatbots

Com a popularização das soluções de mensageria, a tecnologia que antes parecia ser distante da realidade das empresas brasileiras, tornou-se uma ferramenta indispensável, porém muito poderosa em meio ao mercado competitivo. Graças a versatilidade que os chatbots têm, é possível aplicar diversas estratégias para alavancar suas vendas. Veja algumas delas.

Integração de chatbots ao CRM

Ao longo do artigo, já entendemos que os chatbots são sinônimos de agilidade, sendo assim, o que aconteceria se a integração fosse feita a um CRM? Vamos entender.

Imagine que as perguntas respondidas pelo lead são analisadas pelo bot e com isso alocadas dentro do sistema. Cada resposta do lead servirá de parâmetro para que ele seja qualificado e assim, distribuído por exemplo entre membros específicos do time comercial de forma automática.

Caso o lead preencha as informações e ainda tenha dúvidas sobre um produto ou serviço da empresa e queira receber mais informações, o CRM passa a enviar e-mails de nutrição com informações relevantes e que ajudem na conclusão da venda.

Essa estratégia reduz o tempo de espera pelo atendimento, pois é possível automatizar e conduzir o lead a uma tomada de decisão de forma mais rápida a partir de uma interação com o chatbot.

Ações de Marketing

A área de marketing é uma das que mais se utiliza das soluções com bot, pois através delas é possível criar landing pages com foco em uma oferta ou produto, então o usuário informa os dados para que alguém entre em contato.

Muitas landing pages são feitas apenas através de formulários, mas é possível aumentar o engajamento dos usuários fazendo perguntas de qualificação através de um chatbot, tendo como ação final um CTA para conversão.

Dependendo das respostas do cliente, o chatbot pode direcionar um material específico para ele, o que facilita a transição pelo funil de vendas e a atuação de outras áreas para a conclusão da venda.

Triagem para atendimento humano

Dependendo da complexidade do produto, é possível tirar 100% das dúvidas através do chatbot, mas existem outros de maior complexidade que precisam de atendentes humanos para tirar as dúvidas restantes.

Dessa forma, é possível criar uma opção para realizar a migração do serviço automatizado para que uma pessoa finalize o atendimento. Os chatbots podem e devem facilitar a jornada do cliente, e caso ele queira falar com uma pessoa, essa opção deve estar sempre clara.

Existem empresas que automatizam o chatbot de forma isolada às outras estratégias, o mais importante é que as integrações sejam feitas sempre pensando em cada detalhe, com uma visão holística sobre o modelo de negócios.

Implemente chatbots em parceria com a Vertigo Tecnologia

A Vertigo atua há mais de 2 décadas no mercado e nesse período firmou grandes parcerias de sucesso. A mais recente delas é com a Take Blip, especialistas em serviços de mensageria.

Empresas que buscam soluções inovadoras no mercado, sabem que precisam de parceiros experientes para constituir a estratégia de Transformação Digital de forma ágil  e eficiente.

Sua empresa precisa implementar chatbots e serviços de mensageria? Entre em contato com o nosso time de especialistas. Nossa equipe está preparada para te atender e tirar todas as suas dúvidas, de forma clara e objetiva.

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