preloader

DevOps: Sua empresa está preparada para implementar?

DevOps: sua empresa está preparada?

Não é novidade que o DevOps está cada vez mais incorporado no cotidiano das empresas.

A adesão à metodologia entrou definitivamente na pauta das lideranças de TI de todo o mundo, e surgiu da necessidade de melhorias nas entregas do setor através da evolução da metodologia Agile. O DevOps visa a colaboração e integração entre os colaboradores que trabalham com desenvolvimento e os responsáveis pela infraestrutura e TI.

Mas a grande pergunta é: sua empresa está preparada para implementar o DevOps?

Muitas organizações estão implementando, ou dando os primeiros passos, na Transformação Digital de seus negócios, o que representa um grande impacto em seus processos e principalmente na cultura corporativa.

Toda essa mudança estrutural pode impactar diretamente na gestão e produção das equipes, o que torna-se um grande desafio que o DevOps veio para resolver.

Preparamos este artigo para abordar os principais pontos de atenção na implementação da cultura DevOps e analisar o grau de maturidade da sua empresa na adoção desta metodologia.

Boa leitura!

Leia mais

O conceito está claro para a sua equipe?

Fazer com que o time tenha o entendimento sobre o que é a metodologia DevOps é um dos fatores mais delicados durante o processo de implantação.

Quando falamos sobre a cultura DevOps, precisamos entender que ainda é um conceito muito recente, o que gera opiniões divergentes sobre o tema. Há quem acredite que DevOps trata-se de um cargo, ou se é apenas uma metodologia ou, até mesmo, uma nova cultura.

O DevOps surgiu da necessidade de melhorar as entregas do setor de TI por meio da evolução da metodologia Agile. O foco principal está presente na colaboração e uma integração otimizada entre os programadores e os profissionais de infraestrutura.

Quando implementado de forma correta, a entrega de softwares e serviços ocorre de forma ágil, com redução de custos e aumento de produtividade.

Sabemos que cada pessoa tem a sua forma de compreender e absorver as informações, por isso o entendimento e o grau de aprendizado desta nova metodologia não será o mesmo entre todos os integrantes dentro da sua estrutura.

Investir na mudança de cultura e ter um parceiro ideal durante este processo de transição é o mais indicado para que todos fiquem “na mesma página”.

O DevOps cria o ambiente ideal para o desenvolvimento de habilidades, feedbacks construtivos e incentivo da colaboração para assim, integrar equipes, resolução de problemas e entregas com qualidade.

Quais os benefícios da implementação do DevOps?

Ao longo desse artigo, já falamos diversas vantagens que a implementação do DevOps pode proporcionar, mas podemos sintetizar alguns pontos para que fique ainda mais claro:

– Promove a integração entre as equipes de desenvolvimento e operações;

– Aumento da frequência e qualidade de deployments;

– Reduz o risco de falhas;

– Promove maior agilidade nas entregas, devido a sua metodologia ágil;

– Redução no tempo dos projetos, fazendo com que os prazos sejam cumpridos com mais eficiência;

– Correção de erros ou falhas com maior assertividade e velocidade.

Sim, o DevOps é o agente de mudanças nas empresas, realizar a implementação é um processo desafiador, pois promove a integração dos times de operações e desenvolvimento.

Para que tudo isso ocorra de forma correta, trazendo um real benefício e resultados satisfatórios, é preciso entender em que estágio de maturidade DevOps a sua empresa se encontra.

Você tem essa resposta? Não se preocupe, aqui na Vertigo, temos a qualificação necessária para te orientar nesse processo, confira abaixo.

Meça o índice de Maturidade DevOps da sua Empresa

É importante entender em que estágio de maturidade a sua empresa se encontra, para implementar a verdadeira Transformação Digital através do DevOps.

Os ganhos que a Transformação Digital trará para os seus projetos será refletido na melhoria da atividade de desenvolvimento e entrega tecnológica dentro da sua empresa, gerando fluxos com mais agilidade em trabalhos executados através de monitoramentos em tempo real.

Dessa forma, podemos dizer que a produtividade do seu time de desenvolvimento irá aumentar, de forma gradual é claro, pois depende de estágios de aprendizado que trabalham a maturidade da equipe. Isso significa otimização das entregas, com uma redução na taxa de erros e retrabalho.

A Vertigo tem tudo o que você ainda não sabe sobre DevOps

Tratar com especialistas no assunto é primordial para implementar o DevOps na sua empresa e a Vertigo Tecnologia é o parceiro ideal para esta jornada de transformação digital do seu negócio.

Nosso time de profissionais conta com especialistas em metodologias ágeis, alinhados com as principais tendências de mercado e com a mente aberta para aprendizados constantes.

Conheça nossas soluções em DevOps Lighthouse, DevOps Adoption e DevOps Sustain entre outras frentes que serão o braço direito no processo de desenvolvimento de aplicações.

Essa cultura, que faz parte do dia a dia da Vertigo, também é passada adiante para os nossos parceiros, o que reflete em uma capacitação por completo. Não mudamos apenas a parte tecnológica, que é sim importante, mas também passamos adiante o conhecimento necessário para que a cultura DevOps seja natural dentro da sua equipe.

Fale com o nosso time de especialistas e dê o primeiro passo para a mudança de patamar dos seus resultados.

Leia também



Author avatar
Marketing Vertigo