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APIs de Mensageria: grandes aliadas para sua estratégia omnichannel

APIs de Mensageria

Você já ouviu falar das APIs de mensageria e o seu poder para promover uma jornada omnichannel eficiente?

Sabemos que um dos pilares de sucesso para qualquer negócio está na comunicação entre cliente e empresa. Afinal, muitos ruídos podem ocorrer, quando o usuário precisa passar por diversos canais de comunicação, fornecendo as mesmas informações de maneira cansativa e pouco eficiente.

Vamos a um exemplo prático, pois provavelmente você já passou pela seguinte situação:

Iniciou contato via telefone com uma central de atendimento, forneceu suas informações e depois precisou relatar os meus dados cadastrais para outros canais de atendimento da mesma empresa. Cansativo e nada produtivo, não é mesmo?

Preparamos esse artigo para mostrar como a integração entre APIs de mensageria são poderosas aliadas para amadurecer o processo de Transformação Digital para empresas que não “pararam no tempo”. Boa leitura!

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Integrações com APIs de mensageria: o primeiro passo para o bom atendimento.

Obrigar o cliente a passar por diversos canais de comunicação, sem uma solução que centralize as informações, provavelmente vai aumentar o nível de insatisfação da sua empresa.

Adotando integrações entre APIs, implementadas através da parceria entre Vertigo e Take Blip, possibilita uma jornada de experiência digital muito mais rica aos seus clientes.

Implementar serviços de mensageria em diversos canais como site, chat, Messenger, WhatsApp, Telegram e muitos outros, vai garantir um fluxo contínuo entre os diversos setores da empresa, além de agilizar as soluções que os clientes tanto precisam.

Durante o processo de Transformação Digital, aplicar uma solução Omnichannel é a melhor maneira de integrar a comunicação do cliente em diferentes canais.

Serviços de mensageria otimizam atendimentos

Empresas que pensam em promover a Transformação Digital precisam otimizar o seu atendimento e tornar a execução de processos cada vez mais rápida e assertiva.

Através dos sistemas de mensageria, é possível realizar a integração com os sistemas internos e automatizar os processos. Além disso, em caso de necessidade, não existe impeditivo para que um humano conduza o restante do atendimento em casos mais específicos.

Em resumo:

  • Centralize e organize seus chamados;
  • Proporcione atendimento escalonável;
  • Organize os atendimentos por categoria, para maior assertividade;
  • Faça análises em tempo real e gerencie a produtividade do seu time.

Vantagens da estratégia omnichannel aliada à mensageria

Omnichannel é a estratégia que utiliza os diferentes canais de comunicação de uma empresa de modo integrado, ou seja, através do uso simultâneo e integrado dos diferentes canais de comunicação.

Dessa forma, é possível estreitar a relação com o cliente seja de maneira online ou offline. Por exemplo, caso você esteja em uma loja física, é possível que a consulta dos seus dados seja feita em um aplicativo através de uma API e sincronize suas informações. Após isso, você pode escolher entre levar o produto em mãos ou receber em casa posteriormente.

Veja como a sua empresa pode melhorar o atendimento ao integrar APIs de mensageria.

  • Fidelização do cliente – A partir do momento em que o seu cliente é bem atendido, as chances de mantê-lo fiel a sua marca aumentam bastante. Um dos principais fatores de insatisfação do cliente é o mau atendimento. Seja por ações equivocadas do atendente ou por falhas nos canais de relacionamento que tornam a jornada cansativa, estressante e às vezes geram ruídos no entendimento de necessidades, causando uma péssima experiência.
  • Aumento de vendas – Cliente satisfeito com o atendimento tende a comprar novamente na sua empresa. Entender que relações humanas precisam ser claras e proporcionar uma experiência única para o seu cliente. Estratégias omnichannel têm a capacidade de tornar isso uma realidade.
  • Melhora o branding da sua empresa – Na medida em que a experiência omnichannel proporciona uma imagem afirmativa sobre a empresa, a tendência é que comentários elogiando o atendimento nas redes sociais e avaliações positivas sejam feitas em aplicativos ou no Google Meu Negócio. Em ambos os casos são exemplos de “prova social” que estimulam novos compradores a adquirirem seus produtos.
  • Aumento do faturamento – Conforme visto anteriormente, se a jornada do cliente é satisfatória e positiva, a tendência é que ele realize novos pedidos / contratos. Além disso, caso a navegação durante o atendimento o apresente a outros produtos, essa estratégia tende a converter positivamente com mais facilidade. No final, o faturamento da sua empresa será maior e o investimento em omnichannel se converterá em um excelente retorno financeiro.

Os primeiros passos para implementar o omnichannel com APIs de mensageria.

O primeiro passo é verificar se há canais diferentes que possam ser integrados. Faça uma análise e veja a possibilidade de integração entre o offline e o online, pois é disso que se trata o conceito.

Antes de planejar qualquer ação, veja a persona do seu cliente, entenda suas dores e monte uma estratégia de forma assertiva. Definir as pessoas do negócio é imprescindível para entender o perfil comprador e oferecer a melhor abordagem.

O objetivo é fazer com que o seu cliente não tenha barreiras entre ele e a sua compra, esclarecer dúvidas, entender o produto e fechar negócio com fluidez.

A Vertigo ajuda a implantar o omnichannel na sua empresa

Conforme já noticiamos, a Vertigo Tecnologia agora é Take Blip Partner e incorpora em seu portfólio a integração de APIs de mensageria para centralizar atendimentos e proporcionar escalabilidade.

Serviços de mensageria carregam consigo a versatilidade para diversos segmentos, que vão desde empresas do ramo de seguros até gigantes do e-commerce, promovendo uma incrível jornada ao público através de chatbots otimizados para conduzir o atendimento.

São as jornadas diferenciadas criadas pela Vertigo em parceria com a Take Blip, que carregam a missão de resolver as necessidades do público de forma ágil, segura e intuitiva.

Implementar serviços de mensageria para aplicar a Transformação Digital requer um time de especialistas e que entendem do negócio.

Entre em contato com o nosso time comercial, teremos o prazer em te atender para realizar negócios impactantes!

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