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Setor de Utilities: Transformação Digital através da Inteligência Artificial

IA e o setor de utilities

Utilizar a inteligência artificial integrada a chatbots para promover uma comunicação mais eficiente é uma das novas tendências de mercado, ainda mais quando falamos do setor de utilities, considerando como a pandemia transformou o modelo de negócio para muitas empresas do segmento.

Segundo um levantamento realizado pela Gartner, 85% das empresas irão aumentar ou manter estratégias de hiper automação em 2022.

O mundo anda cada vez mais integrado e automatizado e o setor de utilities segue essa mesma tendência. Muitas empresas do setor amargaram durante um longo período, a fama de má prestação de serviços, com atendimentos lentos, burocráticos e que não solucionavam problemas dos seus clientes com a devida eficiência. Isso vem mudando ao longo dos anos com a adoção de soluções inteligentes e foco na inovação do setor.

Preparamos esse artigo para mostrar como o setor de utilities já se beneficia das integrações com chatbots aliados à tecnologia de inteligência artificial, e como ainda há espaço para melhorias.

Boa leitura.

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Entenda o que é o Setor de Utilities

Fazem parte do setor de utilities as empresas provedoras de serviços no ramo de gás, energia elétrica e água, os chamados serviços essenciais para a sociedade e são conhecidas pela estabilidade, confiabilidade e tecnologia.

As empresas de utilities podem ser tanto públicas quanto privadas, sendo cada uma delas submetidas a regulações especiais principalmente para o controle no valor dos preços de serviço.

A sociedade depende diretamente dos serviços prestados por esses setores, seja em casa, no trabalho ou na rua. Por conta dessa dependência, é um consenso dos consumidores e das próprias empresas a necessidade de uma estrutura moderna para prestar bons atendimentos de forma ágil e eficiente.

Até há alguns anos atrás, o principal meio de comunicação com as centrais de atendimento eram feitas através de ligações telefônicas, o que por muitas vezes ocasionava em uma interminável fila de espera e na demora para a resolução de problemas simples.

Com o avanço da tecnologia, o cenário mudou e as empresas do setor de utilities estão cada vez mais adeptas à grandes tecnologias.

A hiper automação e a inteligência artificial integradas aos chatbots

A utilização da inteligência artificial no setor de utilities deve ser feita com o objetivo de aprimorar a experiência do colaborador e não eliminar a sua interação dentro do projeto. Equipes de desenvolvimento e atendentes devem trabalhar como aliados junto às automações, promovendo uma cultura de acessibilidade e possibilidades de melhorias constantes das integrações.

Quando falamos de hyper automação, vamos além de uma simples solução que interage automaticamente ao seu comando, o conceito é mais profundo do que apenas designar tarefas manuais repetitivas. Trata-se da automação de qualquer processo empresarial utilizando uma combinação de RPA (Automação de Processos Robóticos) e outras tecnologias como Inteligência Artificial.

Sendo assim, existem diversos níveis de complexidade quando falamos de integração por bots. De acordo com a dor do seu cliente, uma grande vantagem das soluções de chatbots é a sua capacidade de ir aprendendo mais informações sobre o negócio e aprimorando a forma de interagir com os clientes conforme a utilização constante vai aumentando.

As soluções com chatbots estão cada vez mais preocupadas em proporcionar atendimentos inclusivos e prestativos. O setor de utilities tem uma forte utilização de automações no atendimento ao cliente, o que representa uma tendência na utilização de inteligência artificial para essa finalidade.

Atuação dos chatbots no Setor de Utilities

Através da inteligência artificial é possível criar chatbots de atendimento para automatizar processos de solicitações de pedidos, agilizar o envio de documentos, enviar propostas de negociação, 2ª via de boletos e várias outras funcionalidades.

Podemos tomar como exemplo prático de utilização dos chatbots no setor de utilities os resultados obtidos pela Neoenergia. A adoção de Integrações com inteligência artificial permite ao cliente solicitar mais de 70 serviços rapidamente, como por exemplo religamento da energia e já proporcionou mais de 7 milhões de atendimentos em 13 meses de uso.

Outra grande demanda dos usuários no setor de utilities é a necessidade de negociação de débitos através de canais como WhatsApp e Messenger, algo que já faz parte da realidade de muitas empresas do ramo.

Os usuários estão ganhando cada vez mais autonomia para tomada de decisões, pois as ferramentas com inteligência artificial são bastante acessíveis para boa parte da população. As soluções com chatbots se tornam cada vez mais intuitivas e são integradas ao dia a dia dos usuários, sendo poderosas ferramentas dentro do setor de utilities.

Para realizar a integração de chatbots na sua empresa, é necessário ter parceiros experientes e com soluções conceituadas no mercado, por isso, tenha em mente que a escolha do implementador ideal é de suma importância.

Automatize seus atendimentos via Inteligência Artificial com a Vertigo Tecnologia

A Vertigo é especialista na implementação de soluções inteligentes para empresas do setor público e privado.

Somos Take Blip Partners e nossa equipe de profissionais está preparada para implementar a Transformação Digital no setor de utilities, através de integrações com chatbots que atuam junto com inteligência artificial.

O cenário atual segue favorável para o investimento nas soluções tecnológicas e que promovam a melhor experiência ao usuário.

Tem interesse em integração com chatbots? Fale com o nosso time de especialistas, vamos te ajudar a implementar soluções inteligentes para a construção de modelos de negócios inovadores.

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