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O que é necessário para implementar um chatbot? Confira.

O que precisa para implementar um chatbot

Já abordamos em outros artigos a importância e benefícios na adoção de chatbots dentro do processo de Transformação Digital das empresas.

Além da escolha de parceiros experientes para a implementação e entendimento das funções que os bots podem prover para grandes líderes, abordamos aqui um outro tópico:

O que é necessário para implementar um chatbot?

A pergunta parece um pouco redundante, mas é primordial ter essa resposta clara para que erros não sejam cometidos no momento desse passo importante dentro do seu negócio.

A sua empresa tem a estrutura necessária? Como identificar e chegar a essa resposta? Como implementar soluções que interagem diretamente com o cliente e precisam ter eficiência na resolução de problemas?

Preparamos esse artigo para te ajudar a responder essas perguntas e facilitar a sua decisão na hora de aplicar uma estratégia de chatbot.

Boa leitura!

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Vai construir um chatbot? Defina sua estratégia

Um chatbot nada mais é do que uma ferramenta para prover soluções. Dessa forma, é preciso pensar em que tipo de problema(s) a sua integração vai resolver. É preciso ter um objetivo muito claro sobre a finalidade da sua automação.

Independentemente do ramo de atuação que sua empresa está posicionada, ela se compromete a resolver um determinado tipo de problema, fornecer soluções para os clientes e gerar um negócio de valor.

Qual o caminho é percorrido para que a solução seja entregue aos seus clientes? Existem gargalos? É possível otimizar os processos?

Por exemplo, caso a sua empresa seja do ramo de seguros e deseja automatizar o atendimento para esclarecimento de dúvidas, envio de propostas e coleta de informações para gerar uma apólice, o seu chatbot terá que ser alimentado com cada variável de negócio através de uma listagem de funcionalidades.

A estratégia adotada deve ser vantajosa para ambos os lados, tanto para a empresa implementadora da solução que terá o ganho de eficiência, quanto para os clientes que serão beneficiados com melhores atendimentos.

Preparar o terreno através de estudos aprofundados sobre onde a sua empresa pode melhorar, talvez não seja uma tarefa simples, pode ser preciso admitir que o trabalho desempenhado ainda não esteja a altura que os clientes precisam.

Mapear e entender isso não é um sinal de fraqueza, pelo contrário, é um passo importante para se fortalecer e entregar melhores soluções.

Após realizar essa etapa, chegou a hora de entender se a adoção de bots é válida para a sua empresa, ou a melhor forma de aplicá-la.

Faz sentido adotar um chatbot na minha empresa? Aonde vou implementar?

Após compreender os passos que a sua empresa precisa percorrer para implementar um chatbot e enxergar de forma clara que tipo de soluções precisa aplicar junto a essa ferramenta, chegou a hora de saber se faz sentido adotar essa automação ou de que forma ela vai atuar.

Estão entre as diversas possibilidades que um chatbot pode proporcionar, a venda de produtos e serviços, esclarecimento de dúvidas sobre produtos, cadastro de informações dos leads e compreensão sobre estágio do funil de vendas.

Contudo, não é indicado eliminar a possibilidade de atendimento humano, pois cada cliente tem um caso em particular e às vezes é necessário falar com uma pessoa de verdade para a resolução de problemas mais complexos ou que ainda não foram mapeados.

Em que canal de atendimento o chatbot será implementado? No site, app, redes sociais? Todos os canais? É necessário entender e aplicar a automação nos locais adequados ao seu negócio.

Caso a sua empresa ofereça um serviço diferenciado para clientes mais novos, mais antigos ou clientes VIP de acordo com valores gastos, a automação pode ter diferenças sutis na abordagem.

Algumas possibilidades integrações de chatbot na prática

  • Empresas que atuam com vendas de produtos: é possível realizar a integração com sistemas de controle de estoque e opções para pagamentos.
  • Abrir atendimentos: caso a sua empresa tenha um modelo de negócios que permita a abertura de chamados/atendimentos, é possível realizar a integração com o Zendesk, Groove entre outros.
  • Agendamento de consultas: Se a sua empresa é uma clínica, é possível agendar consultas através de integrações com o Google Calendar.
  • Análise de estágios de funil: O RD Station é uma ótima alternativa para ser integrado ao chatbot.

Comunicar-se bem é fundamental

A melhor comunicação é aquela que vai direta ao ponto, clara, objetiva e que não abra margem para dúvidas.

Quando utilizamos frases muito longas, isso dificulta a conversa entre o usuário e o chatbot. A experiência de conversação deve ser leve e fácil compreensão para ambos os lados.

É importante evitar o uso de termos muito técnicos, priorizando palavras de compreensão do cliente e que promovam uma comunicação inclusiva.

Existe a possibilidade do chatbot não compreender a frase escrita pelo usuário, pois ela pode vir com erros gramaticais, abreviações, termos de internet ou gírias, por isso é importante que a solução seja capaz de compreender essas variáveis e retornar a resposta mais próxima da solução.

Outro ponto importante: muitas vezes o cliente está com pressa, estressado ou sem tempo para ler textos longos, dessa forma vá direto ao ponto.

A sua empresa é a responsável por guiar a interação entre o chatbot e o cliente. Planeje a jornada do cliente para que ele seja levado pelas diversas etapas do funil de vendas de forma estratégica.

Faça testes e mais testes

Após a implementação é importante seguir com os testes e isso deve ser um exercício contínuo. Faça um comparativo para medir métricas de antes da utilização do chatbot e depois da adoção.

Também é importante deixar que diferentes usuários e equipes façam os testes, não apenas com os desenvolvedores, isso ajuda no momento em que é necessário identificar eventuais erros.

Aos poucos, você será capaz de compreender se a sua base de clientes aumentou, se o engajamento melhorou e se o seu negócio se tornou mais rentável.

Implemente chatbots com a Vertigo Tecnologia

Integrações com chatbot proporcionam inúmeras possibilidades para diversos segmentos, sempre com o foco na otimização da relação da empresa com seus clientes. É perfeitamente possível criar jornadas digitais personalizadas para os usuários, reduzindo o tempo de espera por respostas ou simplificando o caminho pelo funil de vendas.

A Vertigo Tecnologia agora é Take Blip Partner, expandindo o seu leque de soluções e se qualificando como implementador de serviços de chatbot.

Há mais de 20 anos no mercado, o nosso time de especialistas tem experiência na promoção da Transformação Digital em grandes empresas do setor público e privado.

Quer implementar integrações com bots na sua empresa e elevar a qualidade dos serviços? Entre em contato com o nosso time de especialistas.

Estamos preparados para esclarecer todas as suas dúvidas através de um atendimento personalizado e eficiente.

 

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