preloader

O papel das APIs no processo de Transformação Digital da sociedade

Desenvolver uma estratégia de APIs nos dias de hoje tornou-se um grande diferencial dentro das empresas e modelos de negócio inteiros podem girar em torno delas. Na era da Transformação Digital, as APIs são verdadeiros carros-chefe para a relação entre empresas, clientes e toda sociedade através de soluções inteligentes.

A utilização de APIs está presente em nosso dia a dia, não apenas no mundo das grandes corporações, e por muitas vezes não nos damos conta disso, tamanha a facilidade com que elas facilitam as nossas vidas e resolvem necessidades de forma práticas e intuitiva.

A integração de sistemas através das APIs teve início nos Estados Unidos, em meados dos anos 2000. Esse modelo de negócio foi capitaneado por gigantes que conhecemos hoje como por exemplo Ebay, Salesforce, Amazon e Twitter.

A integração de interfaces foi a forma de potencializar a transformação digital dentro das empresas e gerou oportunidades para novas parcerias.

A Vertigo Tecnologia entende que negócios digitais e a integração de sistemas através das APIs são o futuro para grandes empresas do setor público e privado. Trabalhamos há mais de duas décadas alinhados com o que há de mais moderno em soluções inteligentes e a quebra de paradigma dos sistemas monolíticos para soluções escaláveis.

Nesse artigo, você poderá compreender o papel fundamental das APIs dentro do cenário atual. Veja como elas estão dominando o mercado global, sendo incorporadas em diversas frentes e que não podemos ir contra essa tendência que faz parte da Transformação Digital.

A explosão de APIs no século 21

Provavelmente você que está lendo esse artigo viveu a transição da tecnologia em seu maior salto em um período curto de anos. Relembrar o que acontecia há duas décadas atrás não é algo tão distante assim se considerarmos o avanço tecnológico que tivemos de lá para cá. A utilização da internet, por exemplo, começou a engatinhar no Brasil em meados dos anos 2000.

Para marcar uma viagem em família, o modelo padrão era através do telefone ou presencialmente em uma agência de viagens, o que hoje em dia é feito com facilidade, agilidade e segurança através de aplicativos no seu smartphone.

As empresas precisaram se adequar e adotar o uso cada vez mais frequente da tecnologia nas suas operações. Se você ainda está em dúvidas sobre como funciona uma API, leia o nosso artigo e entenda de maneira simples como elas funcionam, assim como a sua aplicação em serviços essenciais como Google Maps e Uber.

Imagine uma pandemia semelhante à de COVID-19 há duas décadas atrás, impactando a economia global e sistemas de saúde no início do século ou até mesmo nos anos 90. A tecnologia sempre foi uma grande aliada não apenas do e-commerce ou do mercado de entretenimento, mas também da saúde.

Utilização de APIs na pandemia

A utilização de APIs durante a pandemia de Coronavírus teve um aumento considerável mediante ao cenário em que o mundo enfrenta.

Estabelecimentos fechados para o recebimento de público presencial precisaram se reinventar e recorrer a soluções tecnológicas para não encerrarem as suas atividades, como sistemas de delivery e canais digitais de atendimento ao cliente, como plataformas digitais e interfaces conversacionais e chatbots.

As APIs certamente foram um braço direito da ciência em meio à aceleração na pesquisa e produção de vacinas, auxiliando profissionais da saúde no combate à COVID-19.

A Apple e a Google formaram uma parceria para a criação de um aplicativo que ajuda no monitoramento e rastreio de dados, com o objetivo de ajudar as autoridades de saúde no combate à pandemia. As duas gigantes e concorrentes, uniram forças para trabalhar em um propósito maior, desenvolveram uma poderosa API que possibilitou a interoperabilidade entre dispositivos Android e aparelhos com o sistema iOS, fornecendo informações relevantes para os apps de autoridades de saúde pública, ajudando assim a traçarem medidas de prevenção e auxílio, para o combate a COVID-19.

Em meio a pandemia, o mundo tem como poderosas aliadas as APIs, se o surto de Covid-19 tivesse ocorrido há duas décadas atrás, certamente teríamos maior dificuldade na execução de ações de combate ao vírus.

A sua vida pode ser salva por uma API

A saúde está cada vez mais integrada a tecnologias de ponta e conduzidas por Inteligência Artificial (IA).

Um conjunto de APIs é capaz de trabalhar precisamente para avaliar em tempo real a sua saúde, a exemplo de batimentos cardíacos, nível de oxigênio no sangue, monitoramento de sono e até mesmo entrar em contato com a emergência em caso de um mal súbito como por exemplo um infarto ou um acidente doméstico como uma queda no banheiro.

É de conhecimento público em vários sites de notícias que uma API de emergência contida no Apple Watch já salvou a vida de seus usuários em diferentes situações, como por exemplo um homem que havia desmaiado no banheiro e outro que sofreu um acidente de bicicleta, em ambos os casos a API entrou em contato com a emergência.

Imagine que após um dia cansativo você dê um cochilo involuntário no volante do carro? Um perigo! Já existem APIs em carros específicos que detectam caso você comece a cochilar, fazendo com que o carro pare em segurança e envie um alerta de assistência médica. Nada mal, não é mesmo?

Esses foram apenas alguns exemplos de como uma API pode salvar e auxiliar a vida das pessoas. Sem dúvidas, as funcionalidades muitas vezes contidas no seu smartphone, relógio ou carro seguirão se aprimorando, melhorando o papel já desempenhado e aprendendo novas funcionalidades.

Ao oferecer um produto ou serviço, não importa qual seja, um portal, app ou sistema de atendimento, é fundamental utilizar o conceito de APIs integradas a sistemas para trazer uma vasta possibilidade de soluções para sua aplicação.

A Vertigo promove Transformação Digital através das APIs

Soluções inteligentes através de APIs são cada vez mais necessárias para a construção de modelos de negócio robustos, seguros e alinhados com as melhores práticas de mercado.

A Vertigo Tecnologia é parceira da Kong através de aplicações em plataformas full-stack, que oferece APIOps através de gerenciamento de API e Service Mesh de maneira integrada.

Empresas que buscam microsserviços híbridos multi-cloud, têm à sua disposição o nosso time de especialistas para esclarecer as suas dúvidas e apresentar a melhor proposta para ajudar na jornada da transformação digital.

O mundo cada vez mais conectado e girando em torno das integrações está bem à nossa frente. As APIs continuarão adicionando soluções ricas, personalizadas e de valor às para aprimorar as experiências digitais, monitorando e auxiliando seu fluxo de trabalho e também estilo de vida, não duvide disso.

Em um mundo totalmente conectado, há quantidades quase infinitas de dados a serem coletados e usados ​​para alimentar essas experiências.

As APIs agora estão mudando muito rapidamente a maneira como vivemos e trabalhamos, interrompendo formas bastante estabelecidas e quebrando paradigmas que nos acomodam em nosso dia a dia.

Faça parte do processo de transformação digital. Entre em contato com o nosso time de especialistas e teremos prazer em te mostrar a melhor solução para o seu negócio.


Author avatar
Marketing Vertigo