Liferay DXP 7.1 – O que era bom, ficou ainda melhor!

Liferay DXP 7.1

A plataforma Liferay DXP é mundialmente conhecida pela sua gama de potencialidades. Diversas empresas como a Airbus, Sky, Avianca, Embrapa, Gol, entre outras gigantes do mercado mundial, utilizam esta tecnologia para criar experiências incríveis para seus clientes.

A Liferay decidiu dar mais um passo. O Liferay DXP versão 7.1 é um produto que provê uma série de soluções fantásticas para criar experiências digitais incríveis. Nosso texto falará sobre os highlights dessa incrível plataforma.

Se a sua empresa busca soluções sob medida e possui a necessidade de ter uma plataforma digital que trabalhe com elevado volume de conteúdo, esse texto é importantíssimo para você. Vamos falar de todas as novidades da nova versão do Liferay DXP 7.1. Fique com a gente! Ao final desse conteúdo temos uma surpresa para você!

As características do Liferay DXP 7.1

A versão 7.1 do Liferay Digital Experience Platform está ainda melhor. Ela pode ser a solução ideal para Portais, Intranets, Sites de Autoatendimento, Websites, Plataformas de Integração e Soluções Corporativas.

Essa nova versão se aprimorou bastante ao oferecer soluções sob medida. Além disso, ela é compatível com softwares de terceiros, possui integração completa através de APIs e Web Services, o que facilita a integração com legados.

Toda a jornada do cliente acontece em uma única plataforma digital. Isso ocorre com estabilidade, flexibilidade, escalabilidade e segurança, em uma plataforma de alto nível.

Veja abaixo algumas das potencialidades dessa ferramenta com mais detalhes:

Portal Horizontal

O Liferay DXP 7.1 é cada vez uma plataforma flexível e confiável, com excelente capacidade de integração com sistemas backends – um diferencial para os portais horizontais.  As APIs de backend permitem conexões com ativos digitais, cache, comentários, banco de dados, gestão de documentos, geolocalização, políticas de acesso, barramento de mensagens, permissões, lixeira, agendador de tarefas, scripts dinâmicos, busca contextual e workflow.

As configurações são rápidas, tornando tarefas tipicamente demoradas, como a alteração de um layout de página, muito mais simples, dentro de uma interface intuitiva e responsiva.

A disponibilidade (uptime) e escalabilidade estão cada vez melhores, suportando ambientes ainda mais complexos, com milhões de acessos e usuários.

As linguagens de desenvolvimento e Frameworks UI são: Java, JSF, Lexicon, Groovy, GWT, JQuery, Twitter Bootstrap, Metal.js, ReactJS, AngularJS, Senna.js, Lodash, Vaadin, Ruby, Scala, Freemarker, entre outros.

Um grande diferencial do Liferay DXP 7.1 é a Hospedagem Virtual Dinâmica. Isso significa que uma única instância pode ser duplicada para criar rapidamente sites hospedados em uma implementação do Liferay. Cada clone pode ter uma URL exclusiva, além de tema e design personalizados.        

Gerenciamento de conteúdo

“Experiências Personalizadas” são o pilar do Liferay DXP 7.1. A equipe de engenheiros teve um cuidado imenso para seguir à risca essa nova tendência de mercado.

Os fragmentos de página (Page Fragments) são componentes projetados para serem reutilizáveis, usados ​​para criar novas páginas rapidamente. Os fragmentos usam edição inline para alterar texto e imagens.

Com o Liferay DXP é possível que vários tipos de usuários acessem uma visualização de página única em uma única URL. Você pode personalizar as visualizações de página de acordo com a função, grupo, organização ou preferências pessoais do usuário.

Colaboração e Engajamento

As aplicações de colaboração e engajamento do Liferay DXP 7.1 potencializam interfaces WYSIWIG, ranqueamento, comentários, categorias de tags, conteúdos relacionados, anexos, sinalização de conteúdos inapropriados, subscrição de leitores e RSS feeds.

Outra grande vantagem é possibilidade de marcação de conteúdo web, que permite compartilhar os conteúdos dinamicamente com outros usuários. Além da vantagem citada, há também a utilização otimizada de anúncios, permitindo a segmentação, de acordo com o público.

Digital Asset Management (DAM) e Enterprise File Sync and Sharing (EFSS)

Com isso, é possível organizar e compartilhar, de maneira eficiente, recursos e conteúdos em um único sistema. É possível gerenciar documentos, vídeos, áudios, imagens e outros tipos de mídia em um repositório unificado.

O compartilhamento é levado tão a sério, que é permitida a sincronização de documentos em tempo real nos ambientes mobile e desktop. Além disso, existe a funcionalidade de WebDAV, para que os usuários possam acessar conteúdos compartilhados entre os browsers.

Há também a opção de compartilhamentos através da criação de atalhos para arquivos do Google Drive nos repositórios de Documentos e Mídia. Dessa maneira, os arquivos podem ser gerenciados dentro de um site no Liferay DXP.

Plataforma de Experiências Móveis

O Liferay DXP 7.1 tem uma experiência móvel muito flexível. É possível contar com design responsivo, aplicativos híbridos, aplicativos totalmente nativos ou qualquer combinação entre eles.

O framework CSS do Liferay DXP é projetado para trabalhar com browsers em todas as plataformas e previews de páginas, estando disponíveis para qualquer tamanho de tela. A plataforma também traz o conceito de “Adaptive Media”, no qual ajusta dinamicamente as imagens ao tamanho da tela de cada dispositivo.

Outra vantagem é o app Mobile Sync App que permite que usuários compartilhem arquivos através de vários dispositivos com a maioria dos recursos de desktop.

Formulários inteligentes, Workflows, Automação de Processos de Negócio

A experiência digital completa implica em melhoria de processos. O Liferay DXP 7.1 é mestre nisso! Com essa plataforma, é possível agilizar processos comuns e reunir informações estratégicas e essenciais de seus usuários.

Poupe seu tempo! Com o Liferay DXP você cria formulários para tudo. Isso ocorre desde a automação de processos de negócios, até a substituição de aplicativos complexos. No DXP 7.1 você pode validar os dados inseridos, aplicar regras condicionais, autenticar usuários e muito mais.

O formulário suporta, inclusive, a possibilidade de variação de idioma e contexto de acordo com a localização. Isso é importante para obter um suporte global mais apurado, incluindo situações em que os campos de idioma exigem diferentes formatos, de acordo com o país (por exemplo, formatos de endereço e data).

Ferramentas de Desenvolvimento

Para desenvolver, gerenciar e manter um ativo digital no Liferay DXP 7.1 não existe dificuldade. Nessa plataforma, encontra-se uma IDE integrada e completa para a criação de aplicativos e módulos. O chamado “Developer Studio” facilita o uso de assistentes de criação de projetos para criar projetos modulares baseados em Maven, Gradle e bndtools.

Outra grande “mão na roda” é o Liferay Marketplace. Com ele é possível que desenvolvedores possam vender, compartilhar e baixar temas, plugins de integração e aplicativos inteiros criados no Liferay DXP.

Conclusão

As características citadas acima são apenas algumas do Liferay DXP 7.1. Com esses e outros recursos disponíveis na plataforma, é possível entregar virtualmente qualquer desafio de negócio no mundo digital e omnichannel.

Você já viu as vantagens e os recursos, mas é bem possível que tenha ficado alguma dúvida. Faça o seguinte então: Entre em contato com a gente e agende um papo com nossos especialistas. Quem sabe uma nova estratégia de negócio não possa nascer dessa conversa.

Aqui na Vertigo Tecnologia temos excelentes experiências com a implementação do Liferay. Você pode ver algumas em nosso blog, como foi o caso do Carioca Digital. Só um software com a robustez do Liferay daria conta daquele desafio e de outros, conforme consta no material que oferecemos para você abaixo. Clicando na imagem você terá acesso a um material que vai turbinar o marketing da sua empresa. 

Quatro Estrategias para a Transformar a Experiência do Seu Cliente - CTA