preloader

DevSecOps: a chave de proteção contra ataques ransomware

A cultura DevSecOps tem se tornado uma grande aliada na proteção contra ataques cibernéticos e sequestro de dados, mais conhecido como ransomware. Essa prática criminosa tem afetado grandes empresas e vem chamando a atenção de gestores e profissionais da área de segurança da informação ao redor do mundo.

Os recentes casos da Lojas Renner e da JBS, que tiveram os serviços online e os sites paralisados em função de ataques ransomware, reacendem o debate sobre como as boas práticas de proteção de dados podem minimizar os riscos de ataque e proteger a integridade do seu projeto.

Neste artigo vamos te mostrar o papel fundamental da segurança no processo de desenvolvimento de aplicações e na proteção de dados em meio a onda de ataques ransomware.

O que é ransomware?

Evitar ataques ransomware é um dos principais desafios para profissionais de DevSecOps, pois eles representam uma ameaça crescente e muitas vezes sem solução, devastando suas aplicações e por consequência os dados da sua empresa.

Mas afinal, o que o ransomware tem de tão perigoso? Entender a origem do termo vai facilitar a compreensão, o prefixo “ransom” significa “resgate”  junto ao sufixo “ware”, já passa uma ideia do tipo de malware que estamos lidando.

Ransomware é um software criado para realizar extorsões, através do bloqueio criptográfico dos seus arquivos, seja no computador local ou em um servidor, seguido de um pedido de resgate para desfazer a criptografia.

A infecção pode ocorrer de algumas formas, na mais comum o malware infecta o seu dispositivo e dependendo do tipo de ransomware, os seus arquivos são criptografados ou até mesmo o sistema operacional por inteiro.

Na sequência acontece a extorsão de grandes quantias de dinheiro às vítimas, quase sempre com uma mensagem que aponta para uma wallet de criptomoedas. Vale ressaltar que os especialistas em segurança não recomendam o pagamento, até porque não há garantias de que os criminosos irão cumprir com a palavra e devolver o acesso aos seus arquivos.

Como o DevSecOps protege a sua empresa?

Implementação do conceito de Observabilidade –  Na medida que a  infraestrutura da sua empresa evolui, é importante ter a visibilidade dos eventos de segurança e compreender os fluxos de dados da sua aplicação.

Implementando uma taxa de mudança maior, microsserviços e arquiteturas serverless  exigem monitoramento contínuo para detectar eventos em uma infraestrutura imutável.

O monitoramento possibilita que a equipe de desenvolvimento possa intervir rapidamente quando erros são detectados em seus sistemas, já que a observabilidade tem como objetivo a coleta de dados em tempo real para a identificação de falhas.

Poder de segurança via containers – Containers exigem um esforço em sistemas de orquestração. Possuem camadas de isolamento entre aplicações e entre a aplicação e o host.

Os containers Docker criam essas camadas que protegem o host e os containers à medida que reduz a área de superfície do host.

A conteinerização das suas aplicações oferece mais segurança em relação às máquinas virtuais, desde que sejam implantados da maneira correta, caso contrário pode deixar o seu sistema vulnerável.

Políticas de controle programáticos e declarativos – Definir a infraestrutura e rede da sua empresa via software gera a oportunidade de criar meios de controle programáticos e declarativos, automatizando a segurança do sistema.

Como forma de aumentar a segurança e integridade das aplicações indica-se instituir políticas codificadas de gerenciamento e aplicar a segurança em camadas móveis de sua arquitetura distribuída.

Gerenciamento de segredos – O gerenciamento de senhas dentro das empresas é um fator primordial para ter segurança e preservar as aplicações, sistemas e ambientes.

É muito comum funcionários de dentro da empresa serem os responsáveis por vazar informações sigilosas, como senha, tokens de API, trechos da aplicação em repositórios de código, arquivos de configuração ou registro.

A Vertigo utiliza em seus projetos uma ótima solução para promover a segurança via containers e microsserviços através do Vault, ferramenta da Hashicorp. Através dessa solução, é possível proteger, armazenar e controlar rigidamente o acesso dos colaboradores aos tokens, senhas, certificados e chaves de criptografia para proteger segredos.

Pipeline CI/CDTer uma cadeia das etapas de integração e entrega contínuas até que a versão final de um software seja disponibilizado é um componente crítico para proteger a sua empresa. Ao considerar a segurança dentro do pipeline, devemos nos concentrar em minimizar a superfície de ataques cibernéticos dentro da própria infraestrutura de desenvolvimento. Assim, garantimos que as verificações automatizadas e manuais ocorram conforme os vários estágios são executados.

Proteger acesso ao código –  Reduzir o acesso ao código e, por consequência, o número de vulnerabilidades dentro de pacotes que podem ser implantados. Além disso, recomenda-se limitar a probabilidade de divulgação de código, minimizando os riscos de algum código malicioso ser introduzido no ambiente. Uma prática comum e adotada por empresas é a solução híbrida, que combina a infraestrutura local e cloud native, para hospedar e gerenciar seu código e artefatos.

Soluções cloud native – Migrar a sua arquitetura para a nuvem requer um planejamento cuidadoso, pois é muito comum os líderes cometerem erros básicos na migração cloud native quando feita sem um parceiro experiente ou sem uma visão correta do projeto.

É necessário criar estratégias de Gestão de Acesso e Identidade, do inglês Identity and Access Management (IAM), incluindo contas separadas ou assinaturas em unidades de negócios. Também é importante ter equipes com funções bem definidas dentro do desenvolvimento das aplicações ou em ambientes de teste e segmentação de rede. Essas são, sem dúvida, etapas importantes na construção da estratégia de segurança que seguirá o tempo sendo colocada à prova.

Gerenciamento de acesso – O IAM é uma prática necessária e uma das mais importantes, pois está presente em todos os aspectos do pipeline de entrega de software. Está presente a partir do momento em que um desenvolvedor verifica o código até o final do processo, quando ele é implantado através do CI/CD.

Com a crescente popularidade de soluções cloud native, o IAM e os controles de acesso baseados em funções se propagam mais profundamente na stack.

O ideal é não permitir que o desenvolvedor interaja diretamente com a arquitetura da nuvem, mas sim, através de implantação e configurações declarativas que lançam a infraestrutura sob demanda. Dessa forma, as equipes devem implantar por meio desses fluxos de trabalho, em vez de modificar manualmente a infraestrutura ou os serviços da plataforma.

Profissionais de segurança estimam que mais ataques ransomware irão acontecer

Segundo uma nova pesquisa da empresa de segurança, Deep Instinct, 78% dos profissionais de DevSecOps se mostraram preocupados com ataques cibernéticos pelos próximos 12 meses.

Foram ouvidos cerca de 600 profissionais de TI e segurança cibernética, quando mais da metade dos entrevistados acredita que ataques ransomware são uma potencial ameaça às suas organizações.

O relatório Voice of SecOps da Deep Instinct, mostra que 86% dos entrevistados acreditam que ferramentas impulsionadas por inteligência artificial, machine learning e aprendizado profundo, têm um impacto significativo na prevenção de ameaças desconhecidas.

Ainda de acordo com o mesmo relatório, para 64% dos entrevistados, os humanos são incapazes de acompanhar a cadência exponencial das ameaças à segurança cibernética, o que ressalta ainda mais a busca por soluções DevSecOps na hora de planejar a proteção de dados da sua empresa.

A Vertigo é especialista em práticas DevSecOps

Sua empresa precisa se proteger de ataques criminosos, por isso planejar toda a infraestrutura e segurança das aplicações desde o início do build é fundamental.

A Vertigo tem os melhores profissionais para a implantação da cultura DevSecOps, automatizando a segurança da sua aplicação e protegendo as informações confidenciais do seu projeto.

Entre em contato com o nosso time, realize gestão e proteção dos seus dados através das nossas soluções. Teremos prazer em te ajudar a ser uma empresa mais segura e caminharmos juntos no processo de Transformação Digital para líderes inovadores!


Author avatar
Marketing Vertigo