preloader

DevOps no setor financeiro: oportunidade para tornar o mercado competitivo

DevOps no setor financeiro: oportunidade para tornar o mercado competitivo

A cultura DevOps está cada vez mais inserida dentro do contexto das empresas que buscam implementar ou dar consistência às estratégias de Transformação Digital. Diversos segmentos fazem uso da metodologia e, claro, o setor financeiro não é diferente.

Sendo uma das áreas com maiores desafios na adoção de segurança digital, o setor financeiro vem passando por constantes mudanças na forma de se comportar e comunicar-se com seus clientes.

Com o crescimento da demanda por Transformação Digital no setor, diversas fintechs alinhadas com metodologias ágeis, como o DevOps, surgiram no campo da atuação financeira. O termo fintech se refere a tecnologia e inovação aplicadas no desenvolvimento de soluções de serviços financeiros, o que explica a competitividade direta entre bancos tradicionais e fintechs surgida há poucos anos.

Essa competição aqueceu a busca por soluções inteligentes dentro do setor financeiro e a cultura DevOps mais do que nunca, se faz presente como instrumento de crescimento em meio a esse cenário.

Preparamos esse artigo para mostrar como o DevOps é uma oportunidade para tornar empresas do setor financeiro cada vez mais preparadas para a disputa em um lugar de destaque no mercado global e oferecer melhores serviços para os clientes. Boa leitura!

Leia mais

Mercado financeiro tradicional x Fintechs

O mercado financeiro foi um dos mais impactados pela Transformação Digital. No Brasil grandes bancos sempre monopolizaram o setor, centralizando boa parte dos clientes dentro de suas redes. Com o advento das fintechs, uma fatia considerável do mercado foi repartida e a digitalização do setor segue crescendo a cada dia, tendo nomes consolidados como a Nubank, Pag Seguro, Picpay entre outros.

Em um passado não muito distante, para resolver problemas com a sua fatura do cartão de crédito ou até mesmo tirar dúvidas, era necessário um longo e doloroso caminho através das centrais de atendimento telefônicas, o que gerava um desgaste de tempo e nem sempre era possível resolver solicitação.

Atualmente, podemos realizar pagamentos e esclarecer dúvidas através de atendimentos omnichannel na palma da nossa mão, via aplicações desenvolvidas para o setor financeiro. Esse salto no atendimento veio com a chegada das fintechs.

Ainda que bancos convencionais como o Itaú, dominem o mercado, as fintechs começaram a atrair diversos clientes do mercado tradicional, utilizando metodologias modernas para o desenvolvimento de aplicações, transformando a forma do cliente ter suas solicitações atendidas.

A Transformação Digital via DevOps é o caminho para equilibrar o jogo

As instituições financeiras despertaram para a resolução de inconsistências tecnológicas que sempre estiveram presentes no mercado tradicional. Para isso, foi necessário abraçar a inovação tanto no desenvolvimento de aplicações quanto na parte de infraestrutura, com recursos capazes de resolver demandas e de forma competitiva.

Bancos tradicionais já começaram a implementar soluções tecnológicas para acompanhar a tecnologia das fintechs. Para isso, é necessário ter uma arquitetura com:

  • Escalabilidade dinâmica;
  • Resistência a falhas;
  • Rápida adaptação;
  • Conexão com ampla variedade de dispositivos, dados e sistemas.

Antes da chegada das fintechs, o mercado financeiro já adotava soluções tecnológicas. Não era um mercado desconectado do mundo digital, mas era comum a utilização de modelos da TI tradicional, que de um modo geral são complexos e caros para operar e manter.

Sistemas e metodologias desatualizadas levam as equipes de desenvolvimento e infraestrutura a um desgaste excessivo de tempo em manutenção e operações básicas.

Com a chegada do DevOps, o setor financeiro passou a incorporar a Transformação Digital de uma maneira mais holística, com foco no desenvolvimento de formas inovadoras para agregar valor à empresa.

Veja as vantagens para empresas do setor financeiro que adotam DevOps

Adotar a cultura DevOps significa aproximar e eliminar gargalos entre as equipes de operação e desenvolvimento, gerando colaboração e melhor comunicação entre ambos os times.

A partir dessa aproximação, desenvolver projetos cloud native para operar com maior escalabilidade, adotar soluções como a Mirantis Kubernetes e tantas outras que seguem como tendência no mercado de TI para 2022, são passos importantes dentro do processo de Transformação Digital.

Adotar o DevOps carrega diversos benefícios. Veja alguns que já se encontram presentes em diversas empresas do setor financeiro:

  • Maior agilidade e automação;
  • Cultura organizacional moderna;
  • Incentivo a experimentação de novas soluções;
  • Maior clareza e transparência na tomada de decisões;
  • Aumento na cooperação entre equipes de infra e desenvolvimento;
  • Melhoria de performance das aplicações;
  • Implementação da observabilidade durante o andamento do projeto.

A Vertigo Tecnologia é especialista em soluções inteligentes alinhadas com a Cultura DevOps

Adotar o DevOps é colocar em prática a melhoria contínua da automatização de processos, a redução do custo operacional , criar um ambiente integrado e sem gargalos entre desenvolvedores e profissionais de infraestrutura.

A Vertigo Tecnologia é braço direito de empresas do setor público e privado na implementação da Transformação Digital por meio do DevOps. São mais de 20 anos atuando com equipes altamente capacitadas e preparadas para prover as melhores oportunidades de mercado para o seu projeto.

O setor financeiro está cada vez mais integrado com a nova forma de gerar negócios de valor através da TI, adotando soluções de ponta e abraçando metodologias ágeis.

Sua empresa quer aderir a cultura DevOps? Fale com os nossos especialistas, estamos prontos para trazer as melhores soluções para os seus projetos.

Leia também

Se você ama tecnologia e gosta de se manter atualizado, inscreva-se no nosso blog!
Você também pode se interessar por...
contato

Vamos bater um papo?
Estamos aqui para te ajudar_