preloader

Cloud Native: você sabe a diferença entre os tipos de nuvens?

4 tipos de nuvem

Soluções Cloud Native estão cada vez mais difundidas no mercado de tecnologias.

Diversas aplicações se beneficiam de estruturas em nuvem, o que torna quase impossível pensar em Transformação Digital sem um ambiente dinamicamente alocado.

Destacamos de forma simples e objetiva 4 tipos de nuvens, demonstrando de forma clara como cada uma se difere, com suas principais características e contextualizando a sua usabilidade.

Se a sua empresa busca soluções inteligentes com maior agilidade, segurança e eficiência, esse artigo vai te ajudar.

Boa leitura.

Leia Mais

Veja 4 tipos de nuvem

Qual a melhor solução para o meu caso?

Depende do contexto em que a sua empresa está, pois não existe a “melhor solução” e sim a solução que melhor resolve o problema que o seu modelo de negócio está inserido.

Como parte do processo de Transformação Digital nas empresas de tecnologia, líderes inovadores estão cada vez mais interligados a soluções cloud native para entender mais sobre o seu negócio e como melhorar a qualidade dos seus projetos, confira.

1 – Nuvem Privada

Uma nuvem privada se refere aos serviços de tecnologia que são desenvolvidos e executados através da rede interna ou externa (internet), para usuários específicos.

A solução agrega muitas vantagens, como por exemplo escalabilidade e elasticidade, customização e controle de recursos dedicados em uma infraestrutura de computação hospedada localmente.

Empresas que pensam em segurança são beneficiadas através da nuvem privada, pois elas oferecem maior nível de segurança e privacidade, garantindo que dados sigilosos não sejam acessados por terceiros.

2 – Nuvem Pública

A nuvem pública é um modelo em que a infraestrutura e os serviços de computação de provedores terceirizados são compartilhados através de uma rede pública.

Através desse modelo, as empresas não precisam manter uma estrutura em nuvem interna, já que o provedor de serviços fica responsável por esse gerenciamento e configuração.

Dessa forma, as empresas que optarem por essa solução, podem reduzir custos de investimento em hardware e infraestrutura próprios. Outra grande vantagem é que uma nuvem pública geralmente é configurada com mais rapidez e facilidade.

3 – Nuvem Híbrida

A Nuvem híbrida recebe esse nome por se tratar do uso combinado de plataformas de nuvem privada e pública.

A combinação dessas soluções em nuvem operam em conjunto no local e fora dele, para gerar os serviços de computação cloud de uma empresa.

A vantagem do ambiente de nuvem híbrida, é a permissão para as equipes se beneficiarem das vantagens que os dois tipos de soluções oferecem, de acordo com as necessidades específicas de cada caso.

Sendo assim, as empresas que optarem pela nuvem híbrida, podem melhorar o seu processo de trabalho e aprimorar os recursos existentes de forma eficiente.

Por exemplo, é possível manter os dados confidenciais longe de ameaças dentro de uma estrutura de nuvem privada e também adicionar maior capacidade de processamento, largura de banda de rede ou armazenamento a uma nuvem pública para atender aos picos de acesso temporários.

4 – Nuvem Múltipla

A utilização de nuvens múltiplas se refere à operação de qualquer combinação de nuvens privadas, públicas e híbridas.

Hoje em dia existem diversas soluções e serviços cloud native no mercado, o que acaba por oferecer variadas funções e que atendem diferentes situações de segurança, containerização, capacidade de processamento sob medida entre outras coisas.

Devido a tantas opções e situações que as equipes se deparam, a quantidade de soluções fez com que as empresas se adaptem para o melhor planejamento e configurações para o seu ambiente na nuvem.

Para evitar uma sobrecarga nas equipes de TI, que por muitas vezes precisam se desdobrar para contornar algumas situações de emergência, a utilização de nuvens múltiplas chegou como um desafogo e uma grande ajuda para os profissionais de tecnologia.

Por que adotar soluções Cloud Native?

Existem muitas respostas para essa pergunta, mas quando falamos em arquiteturas em nuvem, precisamos mencionar alguns pontos relevantes.

Cloud Native é um método para desenvolvimento de aplicações que permitem a utilização de ambientes containerizados, gerando eficiência para as equipes, economia financeira e maior controle sobre prazos de entrega.

Além disso, soluções cloud native aliadas à metodologia DevOps, proporcionam códigos mais eficientes acabando com a redundância no desenvolvimento de aplicações, tudo isso junto a capacidade da realização de backups feitos de forma correta e segura.

A rotina de trabalho, assim como a integração entre os times de desenvolvimento e infraestrutura será feita de forma natural, gerando melhores condições de trabalho para ambos os lados através do desenvolvimento colaborativo e sem ruídos.

Sua empresa está buscando soluções Cloud Native? Fale com a Vertigo Tecnologia

A Transformação Digital e estruturas cloud native estão cada vez mais presentes na realidade de grandes empresas e a Vertigo está preparada para acompanhar as necessidades de líderes inovadores e sem medo de seguir em frente.

Atuamos há mais de 20 anos no mercado de tecnologias, sendo parceiros de empresas do setor público e privado, implementando as melhores soluções e sendo braço direito de referências no segmento de TI.

Quer implementar soluções cloud native com maior segurança e confiabilidade? Entre em contato, o nosso time de especialistas está pronto para ajudar a sua empresa a realizar a Transformação Digital.

Leia também

Se você ama tecnologia e gosta de se manter atualizado, inscreva-se no nosso blog!
Você também pode se interessar por...
contato

Vamos bater um papo?
Estamos aqui para te ajudar_