preloader

Aplicando a Transformação Digital via Cloud Computing e DevOps

DevOps e Cloud Computing.

A dupla Cloud Computing e DevOps já está presente em grande parte dos projetos de TI. Essa tendência segue em crescimento, à medida que as vantagens na adoção dessas soluções estão cada vez mais claras e definidas.

Empresas que implementam a Transformação Digital beneficiam as suas equipes de TI com o ganho de velocidade no desenvolvimento de aplicações e nos deadlines, atendendo assim às necessidades de urgência dos usuários que se incorporam ao software.

Muitas organizações já despertaram para a necessidade da cultura DevOps, mas ainda estão engatinhando quando falamos em estrutura em nuvem. Afinal, apenas a mudança de cultura será o suficiente para levar a sua empresa para um novo patamar competitivo?

Preparamos esse artigo para demonstrar como o desenvolvimento em nuvem mudou e a importância da adaptação a essa nova realidade.

Destacamos ainda o importante papel do DevOps em meio a essa mudança de chave na maneira de realizar Cloud Computing. Boa leitura!

Leia mais

A realidade da computação mudou

A adoção do DevOps permite uma comunicação mais rápida entre as equipes de desenvolvimento, que conseguem responder às necessidades dos clientes com mais facilidade.

O gargalo que permeou durante anos os dois setores, hoje consegue ser preenchido através da adoção de boas práticas, que aumentam ainda mais a agilidade nos processos e a análise de resultados de entrega.

Veja como a Cloud Computing e o DevOps se definem:

A Cloud Computing tem uma natureza centralizada e fornece automação DevOps com uma plataforma padrão e centralizada para testes, implantação e produção. Contudo, em um passado não muito distante, a natureza distribuída de alguns sistemas corporativos não se ajustavam bem à implantação centralizada de software. Usar uma plataforma cloud resolve muitos problemas com complexidade distribuída.

A automação que o DevOps tem, está centrada na nuvem. Grande parte dos provedores que estão em nuvem pública e privada já têm o suporte em DevOps em sua plataforma, o que inclui a integração e ferramentas de desenvolvimentos contínuos. Dessa forma, as integrações existentes reduzem os custos associados à tecnologia de automação DevOps local e também proporcionam uma governança e controle centralizados e sólidos.

Nesse ponto, o Cloud Computing assume um importante papel, pois muitas equipes de desenvolvimento que participam desse processo, descobrem que a governança facilita a resolução de problemas e diminui a frequência com que ocorrem. Todos esses processos são mais fáceis de controlar por meio da nuvem.

O DevOps baseado em Cloud Computing reduz a necessidade da contabilização de recursos utilizados, além disso, a nuvem potencializa a contabilidade baseada na utilização e rastreamento de recursos utilizados por aplicação, devs, dados e etc. Ao aproveitar os recursos em nuvem, o rastreamento dos custos de recursos de desenvolvimento fica mais fácil.

Vantagens ao aplicar Cloud Computing e o DevOps

Realizar essa poderosa combinação entre cloud e DevOps apresenta diversas vantagens. Existe o ganho de eficiência das equipes, reforço nas políticas de segurança, aumento na agilidade e flexibilidade.

Além dessas vantagens, existem outros pontos interessantes que podemos destacar e que a sua empresa terá como benefício:

  • Processos de infraestrutura otimizados;
  • Garantia de qualidade via automatização da validação de códigos;
  • Diga adeus a códigos e aplicações redundantes e garanta backups feitos de forma correta e segura;
  • Melhorias no canal de comunicação e integração e orquestração entre os times de desenvolvimento e infraestrutura;
  • Etapas de desenvolvimento maduras e colaborativas. As equipes conseguem manter uma constante troca de informações e assim evitar retrabalho e ruídos no projeto.

Aplicar a Transformação Digital alinhando os benefícios da Cloud Computing e DevOps, geram benefícios que vão muito além de tempo e dinheiro, atingindo assim um status de maturidade muito maior e capacitação das suas equipes.

Porque os profissionais estão migrando para nuvem através do DevOps

Existe uma grande necessidade na simplificação e aceleração de processos de desenvolvimento em meio ao mercado de TI. Não é incomum ver grandes empresas do ramo, passando por dificuldades no momento de concluir projetos ou lançar produtos, simplesmente por suas equipes de TI não conseguirem acompanhar o dinamismo que o desenvolvimento de aplicações demanda.

Gerentes de TI costumam corrigir os processos de desenvolvimento de aplicações, passando por etapas da cascata para o DevOps, mas sabem que apenas isso não resolve todos os problemas.

O tempo e o custo para montar uma estrutura física, acaba atrasando o processo de desenvolvimento, mesmo que uma metodologia ágil seja aplicada. Esse tipo de ação, deixa equipes em modo de espera enquanto os recursos são alocados.

Dessa forma, o DevOps torna-se muito mais poderoso quando aplicado junto ao Cloud Computing, tendo em vista que o processo de alocação de recursos se torna muito mais ágil, fazendo com que o projeto ganhe em escalabilidade, segurança e agilidade.

Sua empresa está preparada para o Cloud Computing?

A sua empresa já tem uma estrutura própria para implementar o DevOps junto a Cloud Computing? Faça o teste de maturidade cloud native e veja em que estágio a sua empresa se encontra.

Implementar a Transformação Digital através de soluções em nuvem, aumenta a produtividade das equipes de desenvolvimento e simplifica sua sustentação.

Grandes líderes têm a oportunidade de aplicar uma nova cultura, práticas e ferramentas que, junto aos times de especialistas, seguirão promovendo mudanças frequentes de forma mais ágil e segura.

Fale com especialistas em soluções DevOps e Cloud da Vertigo

A Vertigo Tecnologia é conhecida por inovar e ajudar líderes de grandes empresas a obterem sucesso através da Transformação Digital, há mais de 20 anos no mercado.

Para obter segurança em nuvem, a solução Vault, da Hashicorp, possibilita a implementação de políticas de acessos e permissões nas suas aplicações, além da criação de chaves criptografadas para a proteção de dados.

Fale com o nosso time de especialistas e comece a planejar o futuro da sua empresa. Estamos prontos para ser o braço direito de empresas que almejam se destacar em meio ao mercado competitivo.

Leia também

Se você ama tecnologia e gosta de se manter atualizado, inscreva-se no nosso blog!
Você também pode se interessar por...
contato

Vamos bater um papo?
Estamos aqui para te ajudar_