preloader

Integração de APIs: criando conectividade no setor industrial

criando conectividade no setor industrial

A integração de APIs para o setor industrial é um movimento que está em crescimento, ganha cada vez mais força e cria raízes sólidas, sendo uma grande tendência para os próximos anos.

Desde a Revolução Industrial que teve início na Inglaterra em pleno século XVIII, o setor se apresenta como forte catalisador de tendências que afetam a sociedade e o sistema econômico, sendo o embrião do capitalismo como conhecemos nos dias atuais.

Com o passar dos anos, o setor industrial foi se modernizando, ditando comportamentos, padrões de produção que viraram objetos de estudo em instituições de ensino pelo mundo e inspiração para empresas que iniciam sua jornada nos tempos atuais.

Com a chegada da Indústria 4.0, a tecnologia tornou-se protagonista no setor industrial e demonstrando que a transformação digital é uma realidade para a prosperidade nos tempos atuais.

A integração feita através de APIs se enquadra perfeitamente dentro do atual momento que a indústria se encontra, pois gera oportunidade para novos negócios e também proporciona maior segurança e efetividade para os serviços.

Preparamos esse artigo especial para o Dia da Indústria que é celebrado anualmente no dia 25 de maio no Brasil. Nele vamos abordar como a integração com APIs ajuda a aquecer e expandir o setor.

Boa leitura.

Indústria 4.0 – O que é?

Para falarmos da integração de APIs no setor industrial, precisamos entender do que se trata a Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial.

O setor da indústria respondeu ao chamado da tecnologia e hoje em dia está cada vez mais imersa na transformação digital. Desta forma, ela engloba uma grande cadeia de inovações desenvolvidas dentro da área de TI.

Diversas empresas do ramo industrial já adotaram tecnologias dentro e suas operações, através de equipamentos automatizados e conectados, gerando assim a automação de processos e análises preditivas.

A indústria 4.0 veio com a proposta de superar dificuldades e realizar a integração entre setores, sistemas e máquinas para entregar uma produção otimizada e com melhores resultados.

A integração entre APIs se encaixa perfeitamente dentro dessa proposta, pois permite que sistemas realizem integrações com segurança, liberdade e agilidade.

Setor industrial: vantagens na integração de APIs

Tenha mais segurança: realizar a integração com APIs é uma prática segura quando feita de maneira correta e com parceiros adequados. Utilizar a integração de API proporciona opções que filtram certos tipos de informação, permitindo apenas que algumas delas sejam acessadas de maneira externa, diminuindo assim as chances de vazamento das informações sigilosas.

Tratamento do volume de dados: integrar APIs permite que apenas dados necessários para a conclusão do projeto e seu funcionamento estejam em circulação. Desta forma os sistemas conseguem operar com maior velocidade, processando apenas o que é solicitado para o funcionamento correto.

Fácil gerenciamento: operar APIs facilita o processo de verificação de dados, permitindo que as ações sejam automatizadas e precisam de ajustes pontuais. Quando for necessário realizar algum ajuste, as APIs podem propagar o novo comando para que toda a operação receba a atualização. Logo, ajustes e eventuais falhas se tornam cada vez menos frequentes.

A prática APIOPs no setor industrial

A utilização do APIOPs (prática DevOps aplicada à integração de APIs), tem como objetivo dar suporte para times dentro de uma empresa, incluindo equipes de desenvolvimento e infraestrutura.

A implementação da abordagem APIOPs pode ser aplicada dentro do setor industrial, pois é perfeitamente compatível com a Indústria 4.0 e sua proposta. Ela entrega justamente uma tecnologia de ponta com mais qualidade dentro dos processos de desenvolvimento e gera maior governança automatizada, com segurança e consistência.

Durante a implementação das práticas DevOps para realizar integrações, a empresa tem a possibilidade de combinar diferentes tipos de APIs para realizar diferentes serviços dentro de um modelo de negócios.

Além disso, é possível acionar fluxos de trabalho condicionais alterando as ordens de execução das solicitações base, em suas respostas.

Desta forma, é possível também gerar relatórios de cada execução para serem analisados por toda a equipe, pois cada execução de tarefa pode ser analisada de forma individual ou em cadeia. Sendo assim, é possível ter controle total de cada tarefa desempenhada dentro das empresas.

Integração de APIs para Indústria 4.0, fale com a Vertigo Tecnologia

A Vertigo é especialista em integração de APIs e tem como parceria a Kong Inc, eleita líder do Quadrante Mágico do Gartner por dois anos consecutivos em gerenciamento de APIs.

O setor da indústria é um dos mais receptivos à novas tecnologias, com isso a integração de APIs é um caminho cada vez mais procurado por grandes corporações que buscam otimizar seus processos e entregar melhores resultados.

Fale com os nossos especialistas, temos um time preparado e conhecedor do setor industrial, pronto para te orientar e apresentar as melhores soluções do mercado.

Se você ama tecnologia e gosta de se manter atualizado, inscreva-se no nosso blog!
Você também pode se interessar por...
contato

Vamos bater um papo?
Estamos aqui para te ajudar_