preloader

DevSecOps no desenvolvimento de APIs: 4 dicas de segurança digital para sua aplicação

Sua empresa implementa práticas DevSecOps no desenvolvimento de APIs? Quando falamos de segurança digital, os desenvolvedores precisam adotar diversas condutas para que as aplicações sejam confiáveis e com menor risco de exploração de exploits. Utilizar práticas de segurança pautadas na cultura DevSecOps, otimizam o andamento do projeto desde o início do seu desenvolvimento, durante o avanço das etapas e no ciclo de vida da API .

Cibercriminosos estão a todo momento em busca de falhas nas APIs que podem afetar o funcionamento do serviço, não é atoa que de tempos em tempos, é necessário reavaliar o nível de segurança das aplicações.

Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a implementar uma estratégia DevSecOps no desenvolvimento de APIs e fique alinhado com boas práticas de segurança digital.

DevSecOps: o que ele resolve?

O DevSecOps torna a preocupação com segurança o pilar principal para o desenvolvimento de aplicações e integração de APIs dentro da empresa.

Antes de mais nada, precisamos entender que o DevSecOps não é uma ferramenta ou um software, trata-se de uma cultura que surgiu com base no DevOps, sendo uma associada a outra e que engloba diversas áreas.

Sendo assim, as equipes que antes trabalhavam separadas agora operam de maneira integrada e colaborativa, levando a sua contribuição para o foco central na segurança de aplicações.

Dessa forma, é possível que todos os envolvidos no projeto estejam alinhados e considerem a segurança seja a prioridade máxima na empresa.

DevSecOps para APIs

Vulnerabilidades em APIs podem causar um enorme prejuízo financeiro para as empresas, além da exposição de dados sigilosos e danos à imagem da corporação. Por isso, nos dias atuais, pensar em como tornar o seu código mais seguro é primordial.

Confira algumas dicas para aumentar o nível de segurança das APIs e realizar integração entre as aplicações.

1 – Aplique a observabilidade

Através da observabilidade, é possível realizar o monitoramento constante em cada fase do desenvolvimento de aplicações, sendo uma prática DevSecOps de grande importância.

Assim, o tempo de resposta desse monitoramento contínuo será dinâmico e eficiente em meio aos ajustes que são normais durante a fase de desenvolvimento, mas que por vezes podem passar despercebidos e ocasionar em brechas de segurança futuras.

2 – Tenha uma equipe especialista em DevSecOps

Pode parecer óbvio, mas ter um time de especialistas em DevSecOps é fundamental para a implementação da prática com sucesso.

A equipe responsável pelas ações de segurança digital fará pesquisas sobre as melhores práticas para redução de riscos, desenvolvendo formas seguras de automatizar tarefas manuais, entre outras ações.

Assim, a empresa terá uma base para criação de estratégias DevSecOps que poderão se propagar para o restante das equipes através de treinamentos constantes.

3 – Utilize soluções DevSecOps

Através de poderosas ferramentas, implementar o DevSecOps fica muito mais simples. O HashiCorp Vault, presente nas soluções da Vertigo Tecnologia, é uma excelente opção para quem deseja aumentar o nível de segurança.

Ter um controle de acesso a senhas com políticas de segurança rígidas, é um dos principais recursos das soluções da HashiCorp.

Quando equipes de diversas áreas têm acesso ilimitado às informações do projeto, cria-se uma brecha maior para erros, implementação de códigos maliciosos e até mesmo vazamento de informações.

Faça uso de ferramentas que façam o gerenciamento automático das senhas e limite o acesso apenas para as pessoas responsáveis.

4 – Implemente pipeline de CI/CD

Quando se fala de automação, o DevSecOps se encaixa perfeitamente. Através de um pipeline de CI/CD é possível ter uma resposta rápida através da automação de processos e a integração contínua.

Dessa forma, diversas etapas de testes serão realizadas durante o ciclo de vida da API até que a versão definitiva da aplicação seja disponibilizada.

Vale reforçar que a base para o sucesso é a testagem recorrente da aplicação, somente assim será possível reduzir os riscos de falhas.

Como implementar DevSecOps na minha empresa?

A Vertigo Tecnologia tem um time de especialistas em DevSecOps preparado para ajudar grandes empresas do setor público e privado a iniciarem a jornada no mundo da segurança digital.

Sua empresa já está preparada para a cultura DevSecOps? A segurança digital é fundamental para evitar falhas na integração de APIs, dessa forma, esteja sempre alinhado com as boas práticas contra brechas nas aplicações.

Entre em contato com o nosso time, proteja seus dados através de soluções práticas pautadas em uma cultura moderna e inteligente.

 

Se você ama tecnologia e gosta de se manter atualizado, inscreva-se no nosso blog!
Você também pode se interessar por...
contato

Vamos bater um papo?
Estamos aqui para te ajudar_