preloader

DevSecOps: 5 passos para implementar

5 passos para implementar o DevSecOps

No momento em que a pandemia fez grandes empresas repensarem as suas estratégias de negócio, muitas buscam implementar a cultura DevOps e DevSecOps, dentro da jornada de Transformação Digital.

Neste processo, a preocupação com a segurança é um passo decisivo e determinante para o sucesso de toda operação. É nesta etapa que começamos a desbravar o DevSecOps.

Podemos explicar de forma resumida que o DevOps alinha equipes de desenvolvimento e operação, já o DevSecOps agrega o componente da segurança nesta equação.

Com isso, ao planejar a sua estratégia de Transformação Digital, além de base sólida na metodologia DevOps, é primordial preocupar-se com a integridade dos dados da sua empresa, ou seja, com o fator segurança.

Preparamos esse artigo com 5 passos para te ajudar a implementar a metodologia DevSecOps com sucesso. Boa leitura!

Leia também

O que é DevSecOps?

Antes de saber os 5 passos que podem te ajudar a implementar uma estratégia DevSecOps com eficiência, é necessário entender o que essa metodologia significa.

Implementar o DevSecOps é desenvolver políticas de segurança junto à agilidade do DevOps, desde a fase inicial do ciclo de vida do projeto até os seus passos finais, garantindo maior confiabilidade e entrega com o menor risco.

Dessa forma, as equipes de desenvolvimento são capazes de realizar as melhores práticas de segurança para a construção de aplicações, com uma base sólida para os clientes. De forma similar ao DevOps, as soluções devem ser inclusivas em todas as etapas, garantindo segurança e privacidade na condução do projeto.

Quais os benefícios de DevSecOps?

Claro que a essa altura, você já deve saber que o DevSecOps tem como grande benefício a segurança para suas aplicações, mas como isso ocorre de fato? Vamos entrar mais detalhes.

Ao implementar esse método, é possível compartilhar as responsabilidades entre o time de operações e desenvolvimento, evitando que aconteça uma sobrecarga de funções, aumentando assim a qualidade do trabalho realizado.

Os ciclos de desenvolvimento se tornam curtos e frequentes, provendo maior velocidade e escalabilidade.

Preocupar-se com a política de privacidade do projeto é importante, mas ao implementar o DevSecOps, a segurança e a infraestrutura são integradas e contínuas desde os primeiros passos do projeto.

Outra grande vantagem, é a possibilidade de automatizar as políticas de segurança como responsabilidade integrada.

Veja os 5 passos para implementar uma estratégia DevSecOps na sua empresa

1- Invista na capacitação do seu time

Um ponto determinante para o sucesso de grandes empresas, é ter um programa de desenvolvimento interno.

Realizar workshops de segurança e manter os membros da sua equipe sempre atualizados sobre as tendências, é fundamental para aumentar as chances de sucesso na adoção da estratégia DevSecOps, além de incentivar o crescimento profissional.

2 – Incentive o conhecimento compartilhado

Crie práticas inteligentes e incentive o time de desenvolvedores a criarem os códigos tendo a segurança como uma filosofia a ser seguida.

Através dessa prática, as equipes de segurança terão por consequência informações a serem compartilhadas, feedbacks a serem dados e a visibilidade sobre as ameaças estarão sempre no campo de visão de todos os envolvidos no projeto.

O comportamento de conhecimento compartilhado é uma ação que precisa ser incorporada junto à cultura da empresa.

3 – Implemente a automação de testes de segurança

Faça o mapeamento das falhas de segurança e vulnerabilidades no seu projeto. Após identificar e realizar as correções, dedique esforços para desenvolver soluções automáticas de segurança para repetir e automatizar a correção de erros.

Realize a codificação das soluções para que façam parte do teste unitário nos novos recursos adicionados. Dessa forma, requisitos de segurança são implementados desde o início do processo de desenvolvimento.

Realize automações com equipes de segurança especializadas, com bastante segurança e cautela, realizando sempre as implementações primeiramente nos ambientes de teste.

4 – Aloque profissionais de segurança desde o início

Quanto mais cedo os profissionais de segurança tomarem parte dentro do projeto, melhor será. O ideal é que ainda na fase de implementação da metodologia DevOps, o projeto para DevSecOps já esteja incorporado.

O processo de segurança, como já mencionado, precisa ser contínuo e durante todo o processo de desenvolvimento. Se a segurança for pensada tardiamente, as chances de uma falha de segurança grave acontecer, são muito maiores e por muitas vezes o trabalho será ainda maior, gerando atrasos na entrega da aplicação.

5 – Realize auditorias constantes

Faça auditorias de segurança programada em toda a infraestrutura que suporta seus projetos de software atualmente.

Realize testes constantes, simule invasões e cenários que coloquem sua equipe de segurança no limite, fazendo com que todas as possibilidades de falha sejam consideradas.

Dessa forma, é possível desenvolver políticas de prevenção a violações de segurança.

A Vertigo tem a chave para proteger suas aplicações

Sua empresa precisa desenvolver soluções baseadas em sólidos pilares de segurança? Planejar toda a infraestrutura e segurança das aplicações desde o início do build é fundamental.

A Vertigo tem os melhores profissionais para a implantação da cultura DevSecOps, veja o nosso portfólio de serviços com o foco na segurança da sua empresa desde a etapa inicial.

A solução Vault, da Hashicorp, possibilita a implementação de uma sólida política de acessos e permissões, além de criar chaves criptografadas para a proteção de dados confidenciais. Invista em segurança interna contínua e integrada e tenha ciclos de desenvolvimento e entrega curtos e frequentes, para obter melhores resultados.

Entre em contato com o nosso time, realize a automação de segurança e a proteção dos seus dados através das nossas soluções. Teremos prazer em te ajudar a ser uma empresa mais segura e caminharmos juntos no processo de Transformação Digital para líderes inovadores!

Leia mais


Author avatar
Marketing Vertigo