preloader

Cloud Computing: 5 dicas para aumentar a segurança no ambiente AWS

5 dicas para aumentar a segurança com AWS

Implementar soluções de cloud computing é um passo importante para a estratégia de transformação digital. Ao utilizar AWS as empresas têm a sua disposição um serviço bastante utilizado, sendo sinônimo de eficiência.

Dessa forma, quando líderes de TI dão o primeiro passo para adotar soluções de cloud computing, precisam pensar o movimento com estratégias de DevSecOps bem definidas para que não tenham aplicações comprometidas no futuro.

Adotar a AWS representa a escolha por um serviço que se destaca no mercado, mas vale mencionar que alguns cuidados são necessários para usufruir da solução com segurança e extrair os melhores resultados para a sua empresa.

Preparamos 5 dicas para você aumentar a segurança no ambiente AWS da sua empresa, confira nossas dicas e saiba como se proteger. Boa leitura!

A importância em adotar uma estratégia de segurança digital sólida

Seguindo a tendência de adoção das soluções em nuvem, a realidade é que diversas empresas na medida que modernizam sua infraestrutura, também ficam vulneráveis. A comprovação desse cenário se deve ao fato de que a maior parte dos ataques hackers vieram através de brechas na nuvem em 2021.

Esse tipo de ação é esperada, afinal, para ser atacado quase sempre é necessário estar conectado a uma rede.

Apesar do cenário que chama atenção e liga o sinal de alerta, vale mencionar que os benefícios de adotar uma infraestrutura em nuvem são muito maiores do que os riscos, compensando assim o investimento em soluções cloud native.

A AWS fornece diversos meios para que a sua empresa tenha as vantagens de uma solução cloud e ao mesmo tempo consiga se proteger dos riscos inerentes ao se dar um passo para a transformação digital.

Confira algumas dicas para aumentar o nível de segurança do seu ambiente Amazon Web Services.

Gerencie as credenciais de acesso AWS

É primordial ter uma política de segurança bem definida para seu ambiente AWS, isso se deve ao fato da plataforma não permitir que o usuário recupere as senhas perdidas

ou roubadas, pois muitos casos de violações de dados ocorrem em casos de recuperação de senhas.

Sendo assim, caso você seja o administrador da conta AWS, guarde suas credenciais de acesso em um local seguro. É recomendado que se configure um usuário IAM com permissões de administrador, assim o usuário root poderá executar tarefas rotineiras com segurança mas restringindo acesso aos demais utilizadores.

Defina uma estratégia de backup automatizada do seu ambiente em nuvem

Quando uma base de dados é comprometida, por diversas vezes o acesso às informações ficam inacessíveis e a operação pode ficar sem funcionar por um período indefinido, causando grande impacto financeiro e comprometendo o seu negócio.

Sendo assim, definir uma estratégia de backup para o seu ambiente AWS é fundamental para que você tenha controle da situação e, em caso de algum problema, seja possível restabelecer o ambiente de maneira íntegra.

Para ajudar em meio a esse movimento, a própria Amazon disponibiliza um serviço para auxiliar no processo de backup, o AWS Backup, uma plataforma gerenciada e centralizada para o backup dos diversos serviços AWS, como por exemplo Amazon EBS, EC2, EFS, FSx, RDS, DynamoDB e volumes do Storage Gateway.

Mantenha os contatos de sua conta AWS atualizados

Qualquer contato direto da equipe da Amazon Web Services é realizado através das informações definidas dentro do console de gerenciamento da própria plataforma AWS.

Conforme a indicação da AWS, todos os endereços de e-mail devem ser configurados para serem entregues a um “alias” ou uma lista de correio, para que entregue as mensagens de alerta e contato da AWS para mais de um usuário.

Tenha parceiros para gerir a segurança do AWS

Ao implementar seu ambiente AWS, é fundamental ter equipes experientes e qualificadas para realizar a gestão da solução.

Dessa forma, a Vertigo Tecnologia apresenta profissionais experientes no mercado de soluções em nuvem, para acompanhar todo o processo de implementação e manutenção da sua infraestrutura AWS.

Investir em parceiros de confiança faz parte de uma estratégia de negócios que envolve também a segurança digital, pois vai garantir que a sua empresa esteja a todo momento sendo monitorada para eventuais ações de emergência.

Implemente o DevSecOps e acompanhe o ciclo de desenvolvimento

Adotar a cultura DevSecOps e acompanhar todo o processo de desenvolvimento das aplicações, envolvendo a concepção das estratégias de segurança, é fundamental para ter melhores resultados com o seu ambiente AWS.

Vale mencionar que cada colaborador dentro da equipe de TI tem o seu papel para ajudar a empresa a atingir os melhores resultados, assim como se comprometer a zelar para que as políticas de segurança sejam respeitadas.

A cultura colaborativa é essencial para que boas práticas de segurança sejam difundidas e colocadas em prática por cada membro da equipe, independente do nível de hierarquia e da função desempenhada, todos dentro de suas respectivas áreas de atuação.

Como implementar AWS com segurança na minha empresa? Fale com a Vertigo Tecnologia

Com mais de duas décadas atuando na implementação de soluções de transformação digital para empresas do setor público e privado, a Vertigo Tecnologia entende a importância da segurança de dados em um ambiente na nuvem.

Dessa forma, implemente seu ambiente AWS com segurança e obtenha melhores resultados para sua empresa com a equipe de profissionais da Vertigo. Tenha soluções de cloud computing com base nas políticas de uma estratégia DevSecOps.

Fale com o time comercial, teremos prazer em te ajudar na implementação de um ambiente em nuvem.

Se você ama tecnologia e gosta de se manter atualizado, inscreva-se no nosso blog!
Você também pode se interessar por...
contato

Vamos bater um papo?
Estamos aqui para te ajudar_