preloader

Estratégias de sucesso para superar desafios em e-commerce

Em um mundo cada vez mais digital e acelerado é de se esperar que empresas enfrentem desafios ou obstáculos tecnológicos – principalmente em e-commerce. Por isso, é preciso testar estratégias para se certificar de que você não está cometendo erros comuns no seu negócio.
Se você quer que o seu e-commerce seja bem-sucedido e suas operações sejam seguras é preciso escolher a plataforma correta que se encaixa perfeitamente em suas necessidades atuais e futuras. 
Leia nosso artigo e descubra quais são as estratégias adequadas para superar os desafios em seu negócio de e-commerce.

Site com performance otimizada

Faça com que as páginas do seu site carreguem rapidamente, pois isso impacta a usabilidade e a indexação de procura. Um atraso de 100 milissegundos no tempo de carregamento de página de um site pode reduzir a taxa de conversão em 7%. Se a espera for de dois segundos, a taxa de rejeição pode aumentar em mais de 100%.
O Google e outros buscadores consideram o tempo de carregamento de página como um fator de classificação para SERP. Portanto, escolha uma plataforma e-commerce de alta performance para enfrentar esse problema como o Liferay Commerce, que é rápido e capaz de lidar com milhões de usuários simultâneos durante períodos de tráfego elevados.

Plataforma integrada

Muitas vezes, os usuários enfrentam uma experiência ruim em sites devido a sistemas díspares. Ou seja, fazer uma conexão perfeita entre diferentes sistemas é mandatório na Transformação Digital. Usando recursos de integração como API, muitos sistemas diferentes podem ser combinados para criar um ecossistema de melhor qualidade de modo que seja possível atender apropriadamente a qualquer função.
Todos os sistemas usados em uma plataforma possuem uma ampla gama de arquitetura, uso e implantação. Mas, na maioria das vezes, são construídos com tecnologia ultrapassada, o que leva à estagnação. Sendo assim, é melhor optar por plataformas tecnológicas avançadas que sejam flexíveis o suficiente para conectar diferentes componentes.

Alta disponibilidade e escalabilidade

A escalabilidade é um grande problema no e-commerce por ser muito ignorada pelos proprietários do site no momento da escolha por uma plataforma específica. Mas, com o tempo de uso, percebem esse fator e entendem os desafios escondidos por trás dele.
Para resolver este problema, você deve considerar abordagens flexíveis que o ajudem a responder às demandas do mercado mais rapidamente do que seus concorrentes.
Picos de pedidos online e no tráfego podem derrubar um site ao sobrecarregar seu servidor, causando problemas potencialmente fatais para o seu negócio. Ligado à velocidade do site está a capacidade para escalar.
Por isso, analise os requisitos da sua área de atuação para garantir que a tecnologia em que você investe seja ágil, flexível, escalável e robusta.

Segurança de dados 

Um dos desafios do e-commerce é garantir a segurança das informações dos clientes e suas transações. Quando os compradores fazem um pedido, eles estão colocando sua confiança em seu negócio. É esperado que o proprietário mantenha as informações seguras.
Há uma responsabilidade com estes clientes e quando ocorrem falhas pode haver a deterioração da confiança e autoridade da sua marca.
Sendo assim, é preciso tomar as melhores medidas para evitar vulnerabilidades. Você deve verificar com seu provedor se foi feito todo possível para garantir que as informações do seu cliente sejam seguras.
Além disso, procure mais maneiras de proteger seu site: implemente conexões SSL e crie um armazenamento de dados robusto, criptografando dados sensíveis, por exemplo.

Otimização mobile

Seu e-commerce deve ser otimizado para dispositivos móveis. Não há mais espaço para material não responsivo no mercado. Se o seu site é lento, pode não aparecer especialmente para consultas a partir de dispositivos móveis. Assim, você certamente perde clientela para concorrência.
Uma das maneiras de resolver este problema é adotar uma abordagem mobile-first que torna o seu site ágil e amigável. O Liferay Commerce  cria novas oportunidades, monetiza o seu negócio e te conecta com seus parceiros e clientes.

Gerenciamento de informação do produto

A importação de informações, atualizações e manutenções sobre o produto são alguns dos aspectos mais demorados do varejo online. Em uma loja offline, o cliente pode ver um produto físico, manuseá-lo e ler sua embalagem. Mas, para um e-commerce, o varejista deve oferecer pelo menos uma imagem, descrição e lista de especificações do produto.
Para realizar essa atualização de forma programada e otimizada, você precisa escolher uma plataforma avançada de e-commerce com uma API robusta. Esta API deve permitir que você envie informações do produto do seu ERP diretamente para sua Loja Online sem exigir nenhuma entrada manual de dados.
O Liferay Commerce proporciona essa facilidade ao criar ponto único de acesso para seus sistemas, possibilitando uma solução escalável, além de desenvolvimento amigável, facilidade de integração e customização.

Implementação de práticas de SEO

Seguir as melhores práticas de SEO é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio na internet. Os clientes visitam seu site de diferentes fontes de tráfego, como Facebook, Instagram, e-mail marketing, pesquisa e muito mais.
Avalie as páginas de produtos que você quer que as pessoas se concentrem e otimize primeiro. Use palavras-chave no título do seu produto, descrição, meta description, alt images e subtítulos.
Além disso, verifique se a sua plataforma é SEO-friendly, o que permite que seus produtos e suas descrições sejam encontrados online mais facilmente quando alguém procura por eles nos buscadores.

Conclusão

Ao executar as estratégias apresentadas há a potencialização das tecnologias de e-commerce e então os profissionais do setor podem começar a atacar desafios comuns de negócio.
No entanto, a maioria dos sistemas atuais não é capaz de apoiar essas novas iniciativas. Por isso, os líderes precisam considerar outras abordagens.
A vivência da Vertigo com implementação de plataformas digitais, E-Commerces e desenvolvimento de software sob demanda permitiu a padronização e unificação de tecnologias para gestão de canais digitais, além de aquisição de ferramental superior para integração de sistemas.
Participamos de projetos importantes fornecendo gestão de commerce e DXP para diversos clientes como B2W, AB InBev, Queiroz Galvão, entre outros.
A Vertigo Tecnologia é a primeira empresa do ecossistema de parceiros Liferay na América Latina e segunda no mundo a conquistar o Selo DXP Cloud Specialized Partner. Este reconhecimento nos posiciona como referência global para grandes empresas do mercado em busca da realização de experiências digitais para sua Transformação Digital com o apoio de soluções em nuvem.
Vamos ajudá-lo a superar os desafios do seu e-commerce, entre em contato!

Avalie o nível de adoção e maturidade DevOps na sua empresa e entenda os pontos fortes, fracos, lacunas e oportunidades de aprimoramento.

Preencha o formulário para conversar com os nossos especialistas e saber como esses métodos podem ajudar a sua empresa chegar ao sucesso.


Author avatar
Marketing Vertigo