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A Transformação Digital e sua contribuição para o mercado de bens de consumo

A economia digital gira em torno da velocidade dos negócios, inovação contínua e Customer Experience cada vez mais aperfeiçoada. Se atua no mercado de bens de consumo e sua empresa não estiver inovando de maneira rápida e implacável, logo será simplesmente esquecida. As organizações que possuem infraestrutura, automação e processos ágeis para acelerar sua entrada no mercado estão cada vez mais à frente daquelas que ainda não investiram em Transformação Digital.

Fornecer serviços e aplicações na velocidade que a audiência requer é um item absolutamente necessário para o sucesso. Ciclos longos, complicados e restritivos de desenvolvimento e lançamento de software não são mais aceitáveis.
Adotar DevOps é obrigatório, pois a inovação nos negócios é o seu principal benefício, à frente da produtividade aprimorada do desenvolvedor. Agora é sobre acertar a solução e como dimensioná-la em toda a empresa.
É necessário encontrar meios de facilitar essa transição à tecnologia. O público consumidor tem acompanhado mudanças mercadológicas na medida em que a privacidade e confiança são características indispensáveis para os gestores preocupados com a evolução de seu negócio.

Nesse sentido, a implementação de plataformas automatizadas, como ERPs, abre as portas da governança e oferece novas possibilidades para a área de bens de consumo.

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode impulsionar o setor de bens de consumo? Acompanhe nosso novo artigo. Boa leitura!


Otimização da experiência

A qualidade e preço de um produto não são mais os únicos critérios que transformam usuários em clientes apaixonados de uma marca. Os consumidores esperam por uma jornada de compra seja fluida e que priorize a resolução de eventuais problemas de maneira simples e objetiva, além de ser segura e confiável.
Aprimorar a Customer Experience é compreender e dar importância a todas as etapas da jornada de fidelização de um cliente, uma vez que a partir de um entendimento profundo sobre sua audiência é possível entregar resultado altamente personalizado.
As empresas de bens de consumo precisam encarar esse cenário como uma grande oportunidade para redefinir processos com base em insights extraídos por suas soluções de plataformas digitais, que visam construir relacionamentos sustentáveis e cada vez mais estreitos com o público.


Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Os dados armazenados são parte central da relação entre empresa e cliente, principalmente em um momento pós Transformação Digital. Ou seja, é preciso que os canais selecionados pelo consumidor sejam capazes de assegurar a integridade e segurança das informações concedidas.
Não é por acaso que a Lei Geral de Proteção de Dados chegou para amparar a segurança e transparência nas relações comerciais. 

Conexão e integração

Para empresas de bens de consumo, todos os esforços conduzidos com relação às soluções digitais devem ser em prol da satisfação do cliente. Desde a origem do produto até a forma como eles são entregues, por exemplo.
A Integração de sistemas e gerenciamento de APIs permitem que empresas de bens de consumo alavanquem seus negócios ao estruturar soluções móveis seguras e escaláveis e possibilitam a criação de parcerias entre empresas ou setores, além de novos canais de atendimento ao consumidor e desenvolvimento de novos modelos de receita. 
Os ganhos são expressivos na medida em que se aproveita todo o ecossistema da organização, como colaboradores, prestadores de serviço, cadeia de suprimentos, entre outros. Ao valorizar a experiência do consumidor encabeçada pela Transformação Digital, sua empresa se coloca em destaque.


Renovação da infraestrutura existente

Empresas que não possuem confiança em sua infraestrutura e em seus recursos de gerenciamento para atender com eficácia precisam começar a se preocupar. Uma infraestrutura ágil e aberta não pode ser deixada para depois.
À medida que as organizações se preparam para oferecer suporte ao cenário de aplicações em constante mudança, a modernização da infraestrutura e a evolução cloud native terão maior impacto nas decisões de investimento em TI.
Algumas questões como a confiabilidade, estabilidade, segurança e custos imprevisíveis podem impedir uma transição mais rápida para aplicações cloud native e DevOps, mas os usuários estão encontrando uma maneira de contornar isso. As preocupações com IaaS estão levando, por exemplo, a uma mudança para multicloud com intuito de proteger os custos ou riscos relacionados à estabilidade e vendor lock-in.


Automação como pilar para o sucesso

Segurança aprimorada, maior velocidade de implantação de aplicações e downtime reduzido são as principais prioridades nas estratégias de gerenciamento e automação. Basta pensar sobre o custo e as implicações de negócios por conta de uma única falha de aplicação ou violação de segurança, caso as melhorias não sejam feitas.
Riscos reduzidos, Customer Experience e inovação aprimorada são os três principais benefícios que as organizações de bens de consumo esperam da modernização, gerenciamento e automação da infraestrutura.


Importância e evolução do CIO

Com a Transformação Digital, o CIO (Chief Information Officer) ganhou mais espaço no mundo corporativo e já é considerado o responsável pela revolução na indústria de bens de consumo.
Sua posição agrega mais uma característica estratégica, que é a de direcionar os investimentos de alto valor agregado em tecnologia para todo e qualquer tipo de negócio da empresa. Com a constante mudança na forma como os usuários consomem, é vital ter uma visão estratégica no comportamento do consumidor, considerando também as aplicações dentro da companhia.
Como líder na Transformação Digital, o CIO direciona metas e objetivos para que este movimento seja o mais eficiente possível e se preocupa com a articulação e conexão dos objetivos estratégicos do negócio com os objetivos específicos do setor de TI, buscando sempre oferecer a melhor estratégia digital possível.


Conclusão

O setor de bens de consumo desempenha uma função mercadológica importante em termos econômicos, preenchendo um espaço comercial sem precedentes no Brasil. A busca por métodos capazes de proporcionar experiências de compra personalizadas, contextualizadas, relevantes e simplificadas está em linha com a chegada da Transformação Digital e seus benefícios operacionais.
Alguns questionamentos e levantamentos estratégicos são importantes na evolução de uma empresa, principalmente quando se trata de alinhar o desenvolvimento tecnológico e as demais áreas do negócio:

  • Entender os objetivos e metas da TI e o quanto estão alinhados com a estratégia do negócio. A tecnologia está presente em todos os setores da empresa e é importante ter objetivos que os contemplem;
  • Estar atento às tecnologias emergentes e o quanto elas são capazes de impactar positivamente o negócio, além de promover as melhores práticas para a sua adoção;
  • Entender como a empresa e o setor de TI estão organizados para maximizar a inovação em todos as áreas;
  • Saber como medir o retorno nos investimentos em inovação e tecnologia. É importante ter ferramentas e indicadores de monitoramento que forneçam informações precisas do nível de Transformação Digital.

Além da adaptação de novas metodologias para o sucesso do DevOps, ainda é preciso abordar as mudanças culturais de forma consistente. Por isso, é preciso priorizar:

  • Modernização da infraestrutura;
  • Automação e gestão da infraestrutura;
  • Superação da resistência cultural contínua.

A boa notícia é que superar os desafios de infraestrutura é mais fácil do que superar os entraves culturais.
As soluções DevOps da Vertigo possibilitam ganho de escalabilidade e agilidade para seu negócio através do provisionamento de infraestrutura e serviços em nuvem. Ao levar o modelo de gestão de TI cloud native para o seu data center privado, você acelera a entrega de valor.
O desenvolvimento de Plataformas Digitais otimizadas unificam modelos de negócios e experiência digital, conectam clientes, funcionários e parceiros em um só lugar e possibilitam ter insights com as informações do comportamento digital dos usuários. Você vai poder proporcionar uma experiência digital personalizada para a sua audiência e ter uma visão completa de toda a jornada do seu cliente.
Sendo assim, entre em contato conosco para saber mais sobre estas soluções e como podemos ajudar a sua empresa. Fale com nossos especialistas.

Avalie o nível de adoção e maturidade DevOps na sua empresa e entenda os pontos fortes, fracos, lacunas e oportunidades de aprimoramento.

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