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5 razões para o uso de chatbots em Fintechs

A adoção de chatbots no setor financeiro, especialmente nas fintechs, é uma tendência entre empresas que buscam aprimorar a qualidade do atendimento e a experiência do usuário. Mas as vantagens não param por aí.

O uso de inteligência artificial (IA) junto com chatbots é um diferencial competitivo para fintechs, uma vez que o algoritmo consegue identificar constantemente novas variáveis e padrões, a partir do histórico de conversas durante as interações com os usuários, aprimorando sua capacidade de fornecer respostas precisas e relevantes.

Já podemos ver grandes empresas adotando essa prática, como por exemplo a Take Blip, parceira da Vertigo Tecnologia em soluções de interfaces conversacionais.

Preparamos esse artigo para mostrar como o setor financeiro e as fintechs podem se beneficiar do uso de chatbots integrados com inteligência artificial e assim, potencializar o seu modelo de negócios. Boa leitura!

Como os chatbots podem otimizar os serviços financeiros?

Chatbots dentro do setor financeiro e das fintechs funcionam como assistentes virtuais capazes de fornecer informações e solucionar problemas de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de um atendimento humano em muitos casos.

No universo das fintechs são utilizados tanto na qualificação de leads quanto na melhoria do atendimento aos clientes, oferecendo celeridade na resolução de problemas. Separamos mais 5 benefícios da adoção de chatbots para fintechs, são eles:

1 – Redução de custos

Os chatbots ajudam na redução de custos operacionais, tendo a capacidade de atender mais clientes durante 24 horas por dia e 7 dias na semana, mantendo assim um padrão de qualidade através da disponibilidade em tempo integral.

2 – Tomada de decisões estratégicas

Os Chatbots, quando implementados com inteligência artificial, também podem melhorar a tomada de decisões no setor financeiro.

Com o uso de algoritmos avançados, é possível analisar grandes quantidades de dados e identificar padrões e tendências, o que pode ser extremamente útil para a criação de estratégias de investimento de acordo com a forma de interação do cliente, bem como o seu histórico, mapeando assim o seu perfil e indicando as ofertas que estão de acordo com o seu interesse.

3 – Informações precisas

Através do uso de chatbots, as informações iniciais são inseridas dentro do banco de dados, analisadas pelo algoritmo do chatbot e depois disso, são disponibilizadas ao cliente através da interação, que tende a ser de forma natural, como uma conversa.

Dessa forma, o uso da IA, os comandos podem se tornar cada vez mais fáceis e intuitivos, fazendo com que assim as informações sejam passadas de forma clara, objetiva e sem margem para dupla interpretação.

4 – Maior segurança

Quando um chatbot é bem implementado, ele assume o papel de uma comunicação mais segura quando comparado a um telefonema ou um e-mail. Vários métodos de autenticação, incluindo impressão digital ou reconhecimento facial, oferecem um nível elevado de proteção dos dados ao usuário.

Além disso, os bate-papos são criptografados para garantir que não haja vazamentos acidentais de informações. Chatbots orientados por inteligência artificial também podem empregar algoritmos complexos para detectar e bloquear rapidamente indivíduos suspeitos, prevenindo fraudes.

5- Potencializar a estratégia de Marketing

O uso da inteligência artificial permite que os chatbots analisem o comportamento do usuário e façam ofertas mais assertivas de acordo com cada perfil.

Dessa forma, as automações agregarão valor aos clientes, fornecendo informações úteis e promovendo os serviços certos de forma discreta.

ChatGPT com Takeblip

A parceira da Vertigo Tecnologia, já utiliza a tecnologia GPT-3 em seu chatbot, a mesma utilizada no ChatGPT.

Dessa forma, fintechs e outras instituições financeiras podem integrar um chatbot com tecnologia de inteligência artificial, dentro da sua operação.

A Vertigo Tecnologia tem equipes especialistas na implementação desse tipo de solução com chatbots, proporcionando assim sugestões de respostas precisas e ágeis, que têm como base o histórico da conversa entre cliente e agente, gerando assim um fluxo de atendimento satisfatório, agregando assim a melhor relação com o cliente.

A importância dos chatbots para Fintechs

As fintechs são conhecidas por serem adeptas de tecnologias de ponta e inovações, e a adoção de chatbots é uma solução que anda de mãos dadas com a inovação. Além disso, os chatbots permitem que as fintechs atendam seus clientes de forma personalizada e eficiente, independentemente do horário do dia ou do dia da semana, sem a necessidade de contratar uma grande equipe para fazer esse serviço.

Desta forma, a adoção de chatbots agrega benefícios para as empresas do setor financeiro, especialmente as fintechs, que buscam se destacar pela qualidade do atendimento e experiência do usuário.

Como implementar chatbot em sua Fintech?

A Vertigo Tecnologia atua há mais de 2 décadas no mercado de tecnologias e tem profissionais especialistas na implementação de chatbots.

Através da parceria com a Take Blip, nosso time de técnicos realiza toda a implementação de forma rápida e segura, além de oferecer pacotes de sustentação de acordo com as necessidades de cada negócio.

Fale com o nosso time comercial, estamos preparados para te ajudar.

 

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