preloader

DXP, CMS ou Portal: Qual a melhor ferramenta para criar jornadas digitais impactantes?

DXP, CMS ou Portal? Veja qual solução escolher.

Você sabe diferenciar soluções DXP, CMS ou Portal, no momento de escolher soluções disponíveis no mercado? Em um mundo corporativo cada vez mais competitivo, grandes empresas seguem a sua jornada para implementar a Transformação Digital e melhorar a experiência dos seus clientes.

Entender a dor do seu público, entregar o serviço sob demanda e com assertividade, é tão importante quanto ter uma aplicação que funcione plenamente.

Não basta ter uma solução tecnológica poderosa se ela não se adequar às necessidades da empresa contratante, assim como é ineficiente entender o problema do cliente e não ter a ferramenta adequada para executar as demandas.

Em algumas situações precisamos escolher entre CMS, Portal e DXP para implementar como solução principal. Mas qual escolher?

Preparamos este artigo para te ajudar a entender as soluções e a promover jornadas digitais únicas para os seus clientes. Boa leitura!

Leia mais

O que é uma CMS e Portal?

O CMS é a sigla em inglês Content Management System. Ele é um framework que facilita a publicação de um website de forma rápida.

Empresas que precisam atualizar o conteúdo do site constantemente, seja com informações dinâmicas ou diversos artigos para blog, geralmente recorrem a essa solução. Um bom exemplo de CMS, é o WordPress.

O usuário tem como principal preocupação a criação do conteúdo, sem precisar colocar em prática um grande conhecimento técnico sobre programação, pois a interface de um Content Management System, é amigável e intuitiva.

Então o CMS é a solução ideal para todo mundo que precisa de um site que não seja 100% estático e momentâneo (feito para ficar no ar por pouco tempo).

Com o  avanço da Transformação Digital, novos canais digitais surgiram como dispositivos móveis e diferentes tamanhos de tela. Promover a acessibilidade digital tornou-se obrigatório para empresas do setor público, além de despertar o interesse do segmento privado.

Com o aumento da demanda por mais conteúdos de qualidade e inclusivos, o CMS tem certa dificuldade em atender a todos os requisitos, sendo necessário a migração para uma DXP, que já veremos a seguir.

Os portais desempenham o papel de proporcionar sólidos relacionamentos das empresas com os seus clientes, após a etapa de aquisição de produto ou serviço. Eles são ótimas soluções para experiências que necessitam de login e senha para acessos a conteúdos privados, mas a sua gestão pode ser complexa e cara para as equipes.

Por exemplo, funcionários de alguma instituição que precisam acessar dados cadastrais, consultas de exames, resultados de concursos e outras informações relevantes.

Um portal é uma plataforma que agrega informações de diferentes fontes em uma interface de usuário, provendo informações relevantes de acordo com seu contexto.

Com a popularização da internet, os portais web evoluíram para plataformas que buscam gerar conteúdos personalizados, sempre aprimorando a experiência digital do cliente.

O que é uma DXP?

Para compreender as vantagens de uma DXP, precisamos entender que trata-se de uma Plataforma de Experiência Digital (no inglês, Digital Experience Platforms).

Implementar uma DXP significa que o seu cliente é o foco central, pois as ações de negócios se voltam totalmente para melhorar a experiência deles.

Dessa forma, muitas empresas reestruturam suas práticas de negócio, implementando canais digitais como principais meios de interação entre organizações e seu público-alvo, fazendo dessa prática o ponto chave em seus modelos de negócios. Tudo isso, nasce com a implementação de uma plataforma de experiência digital.

A DXP é uma plataforma que agrega diversas ferramentas e funcionalidades que garantem uma navegação intuitiva, agradável e segura para os usuários, transformando a sua jornada em experiências digitais incríveis.

Originalmente derivadas do CMS, uma aplicação que realiza o gerenciamento de informações compartilhadas, as DXPs têm as suas funcionalidades confundidas em alguns casos, mas na verdade são muito mais robustas e versáteis.

Um CMS é tipicamente utilizado para Gerenciamento de Conteúdo Corporativo (ECM) e Gerenciamento de Conteúdo Web (WCM).

O ECM tipicamente oferece suporte a diversos usuários em um ambiente colaborativo, com o objetivo final de permitir a entrega de conteúdo relevante aos usuários. De forma alternativa, o WCM é utilizado em conjunto com um gerenciador de experiência web (WEM) para construir experiências baseadas em web.

O que diferencia uma DXP de outras soluções?

Cada solução tem suas peculiaridades, veja alguns pontos que te ajudam a diferenciar um sistema DXP dos demais:

  • Quando falamos de jornadas únicas para usuários, precisamos mencionar o Liferay DXP, que oferece um SDK para iOS e Android, para o desenvolvimento de aplicações móveis versáteis.
  • Ao implementar o Liferay DXP, novos canais são criados a partir da necessidade dos clientes, melhorando a imagem da sua instituição, fidelizando o público e gerando novas oportunidades de negócios, através de experiências personalizadas para cada usuário ao longo da sua jornada, fazendo com que ela seja única.
  • Outra característica bastante comum é a integração do site, redes sociais, aplicações e outros canais de comunicação da sua empresa, é possível através de uma plataforma de experiência digital, fornecendo aos usuários canais integrados.

O Liferay DXP oferece formulários dinâmicos, com variados layouts, além de ser multi-páginas. Com ele, é possível realizar a publicação em qualquer site Liferay, apenas colocando o formulário anexado na página, indicando a URL que vincule diretamente a um formulário de página inteira.

Esses são diferenciais determinantes de uma DXP, prover uma experiência integrada, de forma contínua e otimizada.

Dessa forma, as Plataforma de Experiência Digital são soluções bastante originais para empresas que buscam soluções para melhorar a experiência do seu cliente.

São muitas possibilidades, não é mesmo? Para conhecer mais funcionalidades de uma DXP, leia nosso artigo sobre as funcionalidades da Plataforma de Experiências Digitais Liferay DXP.

A plataforma Liferay é 11 vezes reconhecida como líder no quadrante mágico da Gartner

A Liferay é 11 vezes reconhecida como líder do quadrante mágico da consultoria Gartner em plataformas digitais.

Dessa forma, soluções como Liferay DXP se firmam como referência quando falamos em Plataformas de Experiência Digital, pois trata-se de um sistema desenvolvido por uma das maiores empresas de consultoria e aconselhamento de tecnologia do mundo.

Leia também

A Vertigo é especialista na implementação de experiências digitais com Liferay DXP

A plataforma Liferay DXP é conhecida mundialmente pela sua versatilidade em soluções inteligentes. Grandes empresas do setor privado como a Airbus, Sky, Avianca, Embrapa, Gol e outras do setor público como MPRJ, TJRJ entre outros, utilizam essa tecnologia para promover experiências incríveis para seus clientes.

A Vertigo Tecnologia é a única empresa da América Latina a conquistar o selo Platinum Partner da Liferay, liderando projetos de Transformação Digital com alta performance, atingindo o selo de qualidade máxima em seus projetos.

Um bom exemplo de aplicabilidade de experiências digitais através da plataforma Liferay DXP, é o case Carioca Digital. A Vertigo desenvolveu um grande projeto para a Prefeitura do Rio de Janeiro, que proporcionou uma plataforma de serviços online e aproximou o relacionamento da instituição pública com os cidadãos.

A sua empresa está pronta para transformar a jornada digital dos seus clientes? Prepare-se e conheça o poder da transformação digital através da Vertigo e Liferay DXP.

Entre em contato com o nosso time de especialistas, estamos prontos para proporcionar a melhor experiência digital para a sua equipe e clientes!

 


Author avatar
Marketing Vertigo