Forrester destaca o Docker como Leader no relatório New Wave: Enterprise Container Platform

Recentemente o Forrester publicou o relatório Forrester New Wave ™: Enterprise Container Platform Software Suites, Q4 2018. O relatório apresenta os principais fornecedores das chamadas Enterprise Containers Platform (ECP).

Foram identificados oito fornecedores mais significativos na categoria – Docker, IBM, Mesosphere, Pivotal, Plataforma9, Rancher Labs, Red Hat e SUSE. O Docker foi classificado como Leader.

Este relatório detalha o desempenho de cada fornecedor em relação a 10 critérios e onde eles estão em relação uns aos outros. Os arquitetos corporativos podem usar essa revisão para selecionar o parceiro certo para suas necessidades de plataforma de contêiner corporativa.

Clique aqui para ver o relatório completo.

Sobre as Enterprise Container Platforms

Por um tempo houve certa confusão no mercado entre Soluções de Orquestração e Plataformas de Containers. Contudo, em 2018 temos visto maior alinhamento entre as principais empresas de análise do setor em relação à definição de plataformas de containers.

Esse relatório tem como base uma revisão multidimensional de soluções de plataforma de container corporativa que vão além do tempo de execução e da orquestração, incluindo:

  • Gerenciamento de imagem;
  • Gerenciamento de operações;
  • Recursos de segurança;
  • Experiência de usuário;
  • Gerenciamento do ciclo de vida da aplicação;
  • Integrações e APIs.

O papel das plataformas de containers  

Como a adoção de tecnologias de containers continua avançando e amadurecendo, as empresas agora reconhecem a importância de uma enterprise container platform.

A tecnologia de containers vai além de oferecer um runtime para aplicativos. Ela proporciona um recurso de gerenciamento completo com intuito de proteger e operacionalizar aplicativos conteinerizados em escala durante todo o ciclo de vida do software.

A priori, os containers podem ter representado uma revolução na maneira como os desenvolvedores empacotam aplicativos. Porém, as plataformas de containers estão promovendo uma mudança na forma como as empresas gerenciam e protegem os aplicativos legados e os microsserviços de missão crítica, tanto on-premises, quanto em múltiplas nuvens.

As empresas estão começando a notar que container engines e tecnologias de orquestrações sozinhos não resolvem problemas críticos.

  • De onde veio esse aplicativo?
  • O aplicativo foi desenvolvido tendo em mente as melhores práticas da empresa e/ou do setor?
  • Este aplicativo passou por uma revisão de segurança?
  • Meu cluster está executando como esperado?
  • Se meu aplicativo está falhando ou com baixo desempenho, onde devo procurar a solução?
  • Esse ambiente será executado da mesma forma no novo hardware / nuvem que estamos usando?
  • Posso usar minha infraestrutura e/ou ferramentas existentes com esse ambiente de containers?

Enterprise Container Platform: a abordagem do Docker

O Docker está empenhado em oferecer uma plataforma de container fundamentada nos valores de escolha, agilidade e segurança. Atualmente, o Docker Enterprise Edition é utilizado em mais de 650 organizações ao redor do mundo.

A plataforma de container desenvolvida pela Docker suporta uma ampla gama de casos de uso e pode ser executado em uma grande variedade de infraestruturas, incluindo data centers privados e nuvens públicas.

Os clientes da Docker têm observado uma considerável redução nos custos de infraestrutura, aumento da eficiência operacional e maior segurança, em decorrência da conteinerização.

O Docker Enterprise Edition tem como um dos focos principais ser uma solução corporativa para todas as aplicações, inclusive as aplicações em Windows Server. Ainda que, os containers tenham origem no Sistema Operacional Linux, as aplicações em Windows Server representam hoje mais de 50% de todas as aplicações corporativas em execução.

Em parceria com a Microsoft desde o início de suas operações, a Docker tem ajudado organizações a conteinerizar e operar aplicações do Windows Server em produção – por mais de dois anos – e contando. Mais importante ainda, a plataforma de containers Docker aborda aplicações em Windows Server e Linux, do gerenciamento de imagens ao gerenciamento de operações, recursos de segurança integrados à experiência do usuário e muito mais!

Desta forma, o Docker segue líder do segmento, estando no topo do relatório da Forrester New Wave e tem como foco expandir seu alcance para aumentar sua cartela de clientes, ao mesmo tempo em que continua aperfeiçoando sua estratégia de plataforma de containers.

Quer conhecer mais sobre os benefícios do Docker? Confira nosso material gratuito!

Reduza custos de TI e acelere a modernização de suas aplicações com Docker

 

Fonte:https://blog.docker.com/2018/10/container-platforms-forrester-new-wave/