preloader

Computação em nuvem: as 5 tendências para empresas

5 tendências computação em nuvem

Adotar uma estratégia de computação em nuvem requer uma análise das melhores soluções disponíveis no mercado, além disso, uma mudança no modelo de negócios.

Migrar a infraestrutura para nuvem trouxe diversas possibilidades para as empresas. Além da otimização de resultados, gerou também uma nova forma de se trabalhar através de regimes híbridos.

Com o aumento da utilização de serviços em cloud computing, novas soluções foram surgindo e empresas do ramo de TI se esforçaram para gerar a melhoria das suas ofertas.

Preparamos 5 tendências de computação em nuvem para as empresas que desejam implementar a transformação digital dos seus serviços e otimizar resultados.

Boa leitura.

Por que implementar soluções em nuvem na minha empresa?

As empresas buscam soluções que gerem novas oportunidades de negócio, aumentando a segurança e escalabilidade da sua infraestrutura.

Quando falamos de uma infraestrutura em nuvem, associamos a um modelo de negócios que viabiliza a possibilidade de redução de custos e aumento de eficiência.

Vale mencionar que os benefícios em adotar uma infraestrutura em nuvem são muito maiores do que os riscos, compensando assim o investimento em soluções cloud native.

Soluções em nuvem como a AWS, fornece diversos meios para que a sua empresa tenha as vantagens de uma solução cloud e ao mesmo tempo consiga se proteger dos riscos inerentes ao se dar um passo para a transformação digital.

 

Confira 5 tendências para implementar soluções em nuvem na sua empresa.

1 – Kubernetes, implemente a containerização

Organizar o seu código em containers proporciona maior agilidade e a opção de portabilidade do seu código. Ao organizar a sua estrutura de códigos dentro de clusters Kubernetes, por exemplo, é possível realizar a migração para serviços em cloud native de forma eficiente.

Além disso, as equipes de desenvolvimento podem realizar diversos testes de maneira eficiente e ter meios de realizar backups com maior segurança, tornando o processo muito mais fluido.

2 – Internet das Coisas (IoT)

Juntamente com a chegada do 5G, a implementação de serviços IoT ganha bastante força. Para isso, é necessário uma grande capacidade de armazenamento de dados e a possibilidade de análise delas.

Através de ambientes rápidos e seguros, é possível que as empresas incorporem soluções de big data para análise de informações a um custo viável e assertivo.

Ter infraestruturas na nuvem torna-se fundamental para armazenar essas informações com segurança e viabilizá-las em diversos dispositivos.

Agora, é possível obter escalabilidade com soluções cloud native, tendo um espaço de alocação de dados dinâmicos, otimizando os recursos das empresas.

3 – Utilização de Software as a Service (SaaS)

Através do avanço da transformação digital, a utilização de softwares na nuvem acompanha o movimento devido a sua praticidade, agilidade e mobilidade.

Quando as empresas implementam o modelo software as a service (SaaS), elas se tornam acessíveis de qualquer dispositivo, sendo necessário apenas uma internet disponível para isso.

Quando é realizada a migração para a nuvem, o acesso dos usuários a esse tipo de solução torna-se mais dinâmico, gerando maiores possibilidades de negócios.

4 – Nuvem Híbrida

A nuvem híbrida é responsável por gerar maior flexibilidade para as empresas, resolvendo problemas de segurança digital e privacidade.

Através da combinação de nuvens públicas ou privadas, é possível criar um gerenciamento unificado, orquestração, integração e portabilidade das cargas de trabalho.

Soluções como a AWS, geram maior flexibilidade para o desenvolvimento das políticas de segurança, mesclando o armazenamento local e remoto.

5 – Computação de Borda (Edge Computing)

A computação de borda opera de maneira que os dispositivos fiquem o mais próximo possível para realizar o processamento de uma aplicação.

Dessa forma, há o ganho de agilidade no envio de requisições para uma infraestrutura que está longe, podendo ser até mesmo do outro lado do planeta.

Ao utilizar esse serviço de computação em nuvem, é possível diminuir a latência, gerando assim uma economia de recursos e maior escalabilidade para as aplicações.

Implemente soluções em nuvem com a Vertigo Tecnologia

Implementar soluções cloud native para o setor público e privado, segue sendo um desafio para as empresas. A Vertigo Tecnologia entende a importância da segurança de dados em um ambiente na nuvem e tem a experiência em grandes projetos.

Realize a migração da sua infraestrutura para a nuvem utilizando um ambiente AWS. Ganhe segurança e obtenha melhores resultados para sua empresa com a equipe de profissionais da Vertigo.

Tenha soluções de cloud computing com base nas políticas de uma estratégia DevSecOps.

Fale com o time comercial, teremos prazer em te ajudar na implementação de um ambiente em nuvem.

Se você ama tecnologia e gosta de se manter atualizado, inscreva-se no nosso blog!
Você também pode se interessar por...
contato

Vamos bater um papo?
Estamos aqui para te ajudar_