preloader

Banco de dados em grafos, o que é e quais as vantagens para seu negócio?

Um banco de dados em grafos representa uma abordagem sistêmica para dados, destacando as relações entre diversas entidades de dados. Utilizando a teoria matemática dos grafos, este tipo de banco de dados é especialmente vantajoso para profissionais de TI.

Os banco de dados em grafos contêm nós, arestas e propriedades, que são utilizados para representar e armazenar dados. Essa capacidade única os torna ideais para representar e armazenar dados de maneiras que tradicionais bancos relacionais não conseguem.

No contexto de um banco de dados de grafos, os relacionamentos são mais intuitivos, com entidades denominadas vértices e conexões estabelecidas por meio de arestas, cada uma capaz de armazenar dados específicos entre os relacionamentos.

Além disso, os grafos são compatíveis com aplicações baseadas em modelos de dados, onde a integração é importante. Modelando dados através de vértices e arestas, esses bancos facilitam a representação de contextos complexos e naturalmente definem as relações existentes entre as entidades na base de dados.

A Vertigo Tecnologia e a Neo4j deram início a uma parceria que visa oferecer ao mercado soluções de análise de dados orientados a grafos para desenvolvimento de aplicações em alto desempenho.

Confira o nosso artigo e entenda como o banco de dados em grafos pode ser útil. Boa leitura!

5 vantagens de um banco de dados em grafos

As principais vantagens de um banco de dados em grafos são:

1) Modelagem de dados intuitiva: em um contexto de banco de dados em grafos, a representação das entidades como vértices interconectados por arestas proporciona uma modelagem de dados mais natural e intuitiva. Essa abordagem facilita a expressão de relacionamentos complexos entre os dados, tornando o processo de design mais acessível para arquitetos de software.

2) Consultas ágeis e eficientes: as consultas em bancos de dados em grafos destacam-se pela eficiência ao gerar relatórios em comparação com seus equivalentes relacionais. A utilização inteligente de nós vinculados agiliza o processo de cruzamento de associações ou relacionamentos. Ao contrário dos bancos de dados relacionais, onde os relacionamentos são calculados durante as consultas, nos bancos de dados em grafos, essas relações persistem na base de dados, resultando em consultas mais curtas e eficientes.

3) Descoberta de relacionamentos complexos: especialmente adaptados para a descoberta de padrões ocultos e relacionamentos complexos nos dados, os bancos de dados em grafos possibilitam a criação e consulta eficiente dessas interconexões. Essa capacidade é particularmente vantajosa em cenários como redes sociais, mecanismos de recomendação e detecção de fraudes.

4) Utilização de algoritmos de grafos: a flexibilidade dos bancos de dados em grafos permite a aplicação de algoritmos especializados para identificar padrões, caminhos, comunidades, influenciadores e outros relacionamentos. Essa funcionalidade é instrumental em casos de análise de redes sociais, detecção de comunidades e análise de fluxo de tráfego, proporcionando insights valiosos para gestores e CEOs.

5) Escalabilidade descomplicada: a escalabilidade dos bancos de dados em grafos destaca-se pela facilidade em adicionar novos nós e arestas sem impactar o desempenho. Essa característica torna esses bancos mais adaptáveis e eficientes em ambientes de TI dinâmicos, proporcionando flexibilidade para o crescimento do sistema.

Quais são os tipos de banco de dados de grafos?

Existem distintos tipos de bancos de dados de grafos, sendo que aqueles que mais se destacam:

Grafos de propriedades: essenciais para modelar relacionamentos entre dados, os grafos de propriedades proporcionam a capacidade de consultar e analisar informações com base em conexões específicas. Seu foco primário está nas análises detalhadas e consultas especializadas.

– RDF (Resource Description Framework): configurado como um modelo de dados que enfatiza a integração entre conjuntos de dados, o RDF é empregado para representar informações de maneira processável por máquinas. Isso viabiliza a interconexão eficiente de dados, promovendo uma abordagem mais inteligente para a manipulação e interpretação das informações.

4 diferenças entre banco de dados de grafos e banco de dados relacional

As distinções fundamentais entre um banco de dados baseado em grafos e um banco de dados relacional são cruciais para os profissionais de TI entenderem, impactando diretamente nas escolhas de arquitetura de dados. Vamos explorar essas diferenças de forma mais aprofundada:

1 – Escalabilidade e Capacidade de Armazenamento

Banco de Dados Relacional: ele geralmente é mais rígido em termos de esquema, o que pode limitar a capacidade de armazenamento e escalabilidade. No entanto, sistemas como MySQL e PostgreSQL são conhecidos por sua capacidade de escalabilidade.

Banco de Dados em Grafos:  de um modo geral é mais flexível e escalável, permitindo a adição de novos dados sem a necessidade de definir o esquema antecipadamente. Isso facilita o processamento de grandes volumes de dados não estruturados, semi estruturados e estruturados.

2 – Modelagem de Dados

Banco de Dados Relacional: tem a sua estrutura em tabelas, com registros (tuplas) que contêm dados e atributos. Colunas são chamadas de atributos e linhas são chamadas de tuplas.

Banco de Dados em Grafos: estruturado em grafos, com vértices (nós) e arestas (relacionamentos) representando dados e suas conexões. Os grafos podem ser de tipos diferentes, como grafo de propriedade e RDF.

3 – Relação de Dados

Banco de Dados Relacional: contém uma dependência em relações entre tabelas, como chaves primárias e estrangeiras. As relações são mais rígidas e menos flexíveis.

Banco de Dados em Grafos: Ele utiliza arestas (relacionamentos) para conectar vértices (nós).As relações são mais naturais e flexíveis, possibilitando representar complexos relacionamentos entre os dados.

4 – Consultas e Performance

Banco de Dados Relacional:  geralmente mais lento para consultas complexas, demandando análises e joins entre tabelas. Utiliza a linguagem SQL para executar comandos.

Banco de Dados em Grafos: costuma ser mais rápido para consultas complexas, permitindo a aplicação de algoritmos de grafos para encontrar padrões, caminhos, comunidades e influenciadores. A linguagem de consulta é geralmente mais simples e acessível.

Como utilizar o banco de dados em grafos na minha empresa?

A Vertigo Tecnologia atua no mercado de tecnologia há mais de 20 anos levando a transformação digital para empresas do setor público e privado.

Através da parceria com a Neo4j, disponibilizamos o nosso time de especialistas, com foco em boas práticas de desenvolvimento utilizando metodologias ágeis e implementação de plataformas de experiência digitais e soluções em nuvem por meio da cultura DevSecOps e Platform Engineering.

Somos parceiros de líderes inovadores que buscam constituir uma operação ágil e capaz de implantar novas estratégias, experimentar modelos de negócios e criar novas soluções pela adoção de tecnologias digitais.

Fale com o nosso time comercial, estamos preparados para esclarecer as suas dúvidas.

Se você ama tecnologia e gosta de se manter atualizado, inscreva-se no nosso blog!
Você também pode se interessar por...
contato

Vamos bater um papo?
Estamos aqui para te ajudar_