preloader

Terraform: tenha sua infraestrutura cloud automatizada em forma de código

Terraform, sua infraestrutura como código.

Você já ouviu falar do Terraform e suas funcionalidades? Não é novidade que muitas empresas já tiveram dificuldades em administrar sua infraestrutura cloud em algum nível.

O Terraform da HashiCorp, é uma ferramenta Open Source que possibilita a criação e alteração de diversas versões de infraestrutura como código (IaC), através de processos seguros e eficientes.

Amplamente utilizada na cultura DevOps, a ferramenta tem como uma de suas principais características a liberdade de escolha do usuário, pois não está presa a nenhum provedor. Dessa forma, falamos de uma solução multiplataforma.

Preparamos esse artigo para mostrar que demandas o Terraform resolve, assim como os desafios de se automatizar sua infraestrutura cloud e apresentar os principais provedores compatíveis com a solução.

Boa leitura!

O Terraform é o braço direito para diversas nuvens

O Terraform é um braço direito que ajuda diversas nuvens, proporcionando um único fluxo de trabalho para todas elas.

Sendo assim, a infraestrutura cloud da sua empresa que é gerenciada pelo Terraform pode ser hospedada em vários servidores, como Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, Google Cloud Platform entre diversos outros lugares.

Ter liberdade de escolha é importante, pois proporciona flexibilidade e se adequa a vários modelos de negócio. O objetivo da ferramenta é justamente facilitar e dar escalabilidade para as empresas.

A solução da HashiCorp é uma ferramenta que entrega uma infraestrutura em código, proporcionando mais facilidade e agilidade para a equipe de infra manter as configurações ideias.

Minha infraestrutura em nuvem roda de qualquer lugar?

Uma das principais vantagens do Terraform é a possibilidade de executar a sua infraestrutura em código de diferentes ambientes, proporcionando assim liberdade para o provedor que melhor atenda seu modelo de negócio, podendo utilizar a AWS, Azure, Google Cloud entre outros provedores.

Geralmente os provedores em nuvem oferecem uma infraestrutura nativa própria, tendo suas particularidades na forma de execução do código.

Por consequência do crescimento na adoção de soluções cloud native, a utilização de nuvens híbridas deve aumentar tornando-se  mais eficiente adotar ferramentas e um fluxo de trabalho comum para gerenciar a infraestrutura da sua empresa, independentemente do local de  hospedagem.

O que o Terraform resolve?

A adoção de uma infraestrutura como código cresceu consideravelmente ao longo dos anos.

Sendo assim uma poderosa solução que ajuda a resolver diversos problemas que  atrapalhavam o gerenciamento de infraestrutura no passado.

Configurar uma infraestrutura em nuvem é ter em mãos um ambiente automático e escalável. Dessa forma, é possível criar e conectar servidores, instalar e configurar pacotes.

O provisionamento e a configuração devem ser feitas de maneira automáticas, pois o objetivo é realizar essa tarefa em arquivo específico de definição de ambiente.

Através do Terraform é possível ter sua infraestrutura como código pronta para ajudar as equipes alinhadas com a cultura DevOps a gerarem negócios de valor para seus clientes com mais agilidade e segurança.

Dessa forma, implemente esse tipo de automação para ter ganhos significativos nas entregas de projetos e diminua a frequência de erros.

Tenha facilidade para reproduzir os ambientes

Caso seja necessário reproduzir seu ambiente, isso pode ser feito de forma contínua e com facilidade. Sendo assim, caso suas configurações fujam do padrão ideal, os problemas são facilmente detectados e solucionados.

Através do IaC, as equipes podem criar e destruir ambientes com facilidade. O que é uma vantagem bastante significativa, pois com apenas alguns comandos você pode restabelecer sua infraestrutura a partir do estado desejado.

Implemente o Terraform com a Vertigo Tecnologia

A transformação digital está cada vez mais incorporada ao cotidiano das empresas, dessa forma é importante ter escalabilidade presente nas soluções utilizadas.

A Vertigo Tecnologia tem parcerias de sucesso com as melhores provedoras de soluções inovadoras, sendo assim o braço direito de grandes empresas do setor público e privado.

O Terraform da HashiCorp está presente em nosso portfólio de soluções inteligentes, sendo ideal para empresas que precisam automatizar seus processos e sua infraestrutura.

Quer gerar redução de custos e ter uma tecnologia de ponta para proteger sua empresa? A Vertigo tem as melhores soluções e atua há mais de 20 anos no mercado, com a expertise necessária para entregar os melhores resultados.

Se interessou pelo Terraform? Vale com o nosso time comercial, teremos prazer em te ajudar.

Se você ama tecnologia e gosta de se manter atualizado, inscreva-se no nosso blog!
Você também pode se interessar por...
contato

Vamos bater um papo?
Estamos aqui para te ajudar_