Por que devo monitorar a performance online do meu negócio?

Uma das melhoras formas de saber se o seu negócio está trazendo resultados e quais os pontos críticos que necessitam de melhorias é fazendo o monitoramento das atividades, inclusive da performance online das aplicações utilizadas na empresa. No entanto, essa gestão, muitas vezes, é deixada de lado em meio a correria do dia a dia. Pode parecer que não, mas adiar o monitoramento da performance online vai cobrar um preço caro para o seu negócio no futuro. Se você ainda está com receio ou não acredita que essa atividade é tão importante assim, continue lendo o nosso artigo e entenda um pouco mais sobre a sua importância.

Para que serve o monitoramento de performance online?

O Monitoramento de Performance de Aplicações (APM) é um conjunto de soluções que te ajuda a gerir o desempenho e a disponibilidade de aplicações. A partir do APM, é possível monitorar processos de forma a diagnosticar problemas e obter insights valiosos que melhorem a produtividade da equipe e que, consequentemente, aumentem a lucratividade do seu negócio.

Quais os benefícios em monitorar a performance online?

Existem diversos benefícios em monitorar a performance online do seu negócio, uma vez que esse acompanhamento permitirá uma melhor gestão dos processos e do atendimento aos clientes, além de uma visão abrangente do ambiente empresarial. A seguir, listaremos algumas das principais vantagens em realizar essa gestão:

1. Compreensão profunda do ambiente

Um dos principais benefícios em acompanhar a performance online do seu negócio é ter a possibilidade de compreender a fundo os ambientes internos e externos das aplicações. Com essa gestão, você consegue acompanhar a forma como a aplicação está rodando e como ela vem sendo utilizada pelos usuários. Todos esses dados são valiosos para planejar e organizar melhor as demandas do negócio, otimizando processos, funções e horas de trabalho.

2. Otimização de processos e de equipes

Uma vez que você tem a compreensão dos ambientes das aplicações, não há mais a necessidade de manter uma equipe inchada com diversas pessoas para validarem e monitorarem os sistemas. Como todo esse processo é feito de forma automatizada e você já possui um volume de dados suficiente para entender a demanda das aplicações, fica muito mais simples de alocar os recursos e as equipes para atividades essenciais e pontuais. Resumindo, sua equipe terá uma performance mais alta e os processos serão altamente otimizados, reduzindo os custos do negócio.

3. Maior satisfação do cliente

Aumentar a satisfação dos clientes internos e externos é um dos grandes objetivos da gestão e do monitoramento da performance online das aplicações. Isso porque sistemas mais eficientes geram equipes que performam melhor, já que os colaboradores não precisam perder tempo com detalhes e repetição de tarefas. Esse cenário ocasiona melhores entregas aos clientes, aumentando o nível de satisfação e construindo relações mais saudáveis e duradoras.

4. Fim das “salas de guerra”

Quando não há organização e controle, sempre que um problema  surge num sistema crítico, os ânimos se exaltam e as acusações começam a ser trocadas entre os membros da equipe, o famoso “empurra-empurra”. Normalmente, a primeira ação é montar as “salas de guerra” (war rooms), juntando numa mesma sala os responsáveis por todas as áreas envolvidas  (Banco de Dados, Rede, Aplicação, Storage, Segurança, etc.) Além de criar um ambiente hostil de trabalho, essas situações impactam em uma enorme perda de tempo que poderia estar sendo utilizado de forma mais produtiva. Quando uma solução de APM é implementada, as falhas são avisadas pelo próprio sistema, concentrando o foco na solução e não nos culpados. Com isso, basta você direcionar uma pessoa da equipe para solucionar o problema, enquanto as demais podem manter o foco em outras atividades ou, até mesmo, em colaborar com inovações e melhorias para a área e para a empresa.

Conclusão

Não monitorar a performance online do seu negócio é sinônimo de perder tempo, clientes e dinheiro. Pode parecer apenas um detalhe, mas, quando não há controle sobre o que está acontecendo, a empresa começa a pecar na entrega e na otimização de processos. Restou alguma dúvida sobre o tema ou ainda não está certo de que a sua empresa precisa de uma APM? Deixe um comentário para a gente que vamos ajudar você.

Tags: , , , , ,

Trackback de seu site.

Vertigo

Somos uma consultoria de negócios focados em TI, agilidade e inovação são aspectos que levamos a sério. O nosso objetivo é Ajudar o nosso cliente a crescer utilizando a Tecnologia, é nisso que acreditamos!

Canais

Assine a nossa newsletter:

   


Av. Rio Branco, 151, sala 1002 – Centro
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
CEP 20040-911
+55 (21) 2232-0123