Vertigo celebra aniversário de 5 anos da Docker

Docker-aniversário,birthday

Março é o mês que celebramos o aniversário da Docker! Nesta edição, o evento foi conduzido por nosso CTIO, André Fernandes, que deu uma aula sobre o sistema para uma platéia sedenta por conhecimento sobre a tecnologia de contêiner, que ainda é novidade para muitas pessoas, conforme pudemos constatar no evento.

A celebração começou com uma grande explicação sobre a história da Docker, que começou como uma empresa – chamada Dot Cloud –  uma solução PaaS em nuvem para outras companhias. O Docker era então um subproduto que ganhou vida própria, rebatizando a empresa que o criou e superando a própria solução dotCloud original (que foi vendida para uma outra empresa alemã).

Atualmente a Docker se posiciona com uma produtora de ferramentas de construção e administração de nuvens conteinerizadas. Os produtos responsáveis por cada ação citada são o Docker Community e o Docker Enterprise, respectivamente.

A palestra teve como foco os produtos Docker CE, Docker EE e Kubernetes. O conteúdo do evento foi pertinente tanto para os iniciantes quanto os mais experientes. Os que estão começando a dar seus primeiros passos no universo conteinerização desfrutaram de um conteúdo bastante didático com relação a todo o ecossistema da aplicação.

Foi o caso de Bruno, de 32 anos, que é desenvolvedor e está iniciando projetos por conta própria. Ele ficou animado com as vantagens do contêiner.

O contêiner vai gerar uma flexibilidade enorme. Vou estruturar minha aplicação de uma maneira mais fácil, fazendo a imagem rodar de uma maneira mais simples, tendo as vantagens de um deploy mais simples, muito mais rápido.” Afirmou Bruno.

Os mais “rodados” puderam compartilhar experiências e se atualizaram sobre a tecnologia. Foi o caso de Hilton, de 36 anos, já bastante conhecedor da tecnologia, ele ressaltou a necessidade na adoção do Docker.

“O Docker é essencial nas empresas, principalmente as monolíticas! A diferença principal do Docker é o quanto você abstrai a arquitetura de hardware e de SO. A gente precisa disso. Tanto nas empresas grandes, quanto numa empresa que está começando agora.”

 

evento-docker-birthday

Após a palestra foi hora de mão na massa. O público acessou o Play With Docker – onde puderam “brincar” um pouco com o Docker Community, que é uma ferramenta de construção de nuvem.  

Também houve teste com a versão Docker Enterprise , através de um link exclusivo para o evento, no qual os participantes puderam mexer na aplicação que permite gerenciar os containeres de uma cloud.

Ao final do workshop houve a rodada de perguntas com relação aos sistemas Docker, onde foram distribuídos brindes para o público.  

Aqui na Vertigo Tecnologia somos fissurados em tecnologia e temos diversos especialistas no assunto. Gostaria de saber mais sobre as aplicações Docker? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!