Quais são os desafios de segurança da nuvem para 2021?

Segurança e conformidade na nuvem são as principais preocupações das organizações de TI. Em uma era de tecnologia de ponta, repleta de ameaças cibernéticas, é importante que as empresas possam implementar aplicações em uma plataforma que seja aderente a rigorosas linhas base de segurança.

O crescimento em expansão das tecnologias e soluções cloud native não mostra sinais de desaceleração, muito pelo contrário. O mundo está tendendo para uma adoção cada vez mais ampla da nuvem em todas as áreas de negócio. Olhando para 2021 e diante, começaremos a ver um aumento crescente de empresas – até mesmo de governos – migrando ou criando suas soluções na nuvem.

A mudança para a nuvem também quer dizer recriar e otimizar seus stacks com profundidade para obter uma implementação cloud native. Isso significa que algumas novas tendências de segurança surgirão nos próximos anos.

Para garantir que você esteja preparado para o futuro cloud native que se aproxima rapidamente, reunimos desafios de segurança em nuvem que você precisa ficar de olho. Boa leitura!

 

Consolidação da segurança em nuvem

Muitas organizações entendem o risco inerente quanto ao uso de dezenas de produtos de segurança para gerenciar a infraestrutura em nuvem. Mesmo uma empresa pequena pode gerenciar de 15 a 20 ferramentas separadamente. Já algumas das maiores organizações muitas vezes se encontram fatigadas pelo esforço de gerenciar centenas de produtos.

As equipes de segurança estão ávidas por soluções que forneçam clareza sobre os riscos de sua presença na nuvem. A maioria das organizações usa vários cloud providers, além de suas próprias nuvens privadas ou hardware on premise. Este modelo operacional híbrido é um problema de segurança que muitos dos provedores ainda não são capazes de resolver.

A partir deste ano, começaremos a ver o surgimento das plataformas de segurança cloud native que permitirão que as equipes gerenciem nuvens públicas, privadas e híbridas a partir de um único console de administração.

As soluções de segurança isoladas serão conectadas a essas plataformas abrangentes. Recursos como governança e conformidade, detecção e resposta a ameaças, segurança do contêiner, prevenção contra perda de dados e segurança serverless estarão em um único painel.

 

  • Machine Learning precisará evoluir

Machine Learning foi posicionado pela indústria de TI como uma solução quase mágica para praticamente qualquer desafio. No entanto, na prática, ainda precisa se desenvolver bastante para agregar na aplicação em práticas de segurança.

Isso começará a mudar nos próximos meses, quando veremos exemplos de ML implantados e casos de uso específicos em áreas como classificação de dados, detecção de malware e raciocínio automatizado. Ou seja, possibilitando a avaliação das configurações de segurança em vários aspectos diferentes, como um invasor faria.

Um ótimo exemplo de uso seria para a área de gerenciamento de identidade e acesso. O raciocínio automatizado é utilizado para determinar se as políticas são eficazes, permissivas, etc.

 

  • DevOps incentivando equipes de segurança ao Shift Left Test

A maioria das organizações já entende os benefícios táticos de Shift Left Test, mas sua adoção demorou. No entanto, conforme a consolidação da segurança em nuvem progride e as plataformas de segurança cloud native se tornam mais comuns, as equipes de segurança e de DevOps terão um caminho mais viável.

Essas plataformas darão capacidade de conectar a segurança ao pipeline de construção e garantirão proteção independente em todas as nuvens.

Muitas companhias estão adotando a Infraestrutura como Código (IaC) à medida que tentam automatizar mais seus processos de construção na nuvem. Quando as equipes mudam para IaC, elas podem evitar a criação e configuração manual da infraestrutura em favor da escrita de código – os modelos de IaC são uma ótima maneira de aplicar consistentemente os padrões de segurança.

As plataformas de segurança podem escanear modelos IaC para problemas no pipeline de construção e também oferecer correção automatizada para resolver rapidamente quaisquer problemas de segurança no ambiente cloud native.

 

  • A consolidação do provedor aumentará a visibilidade

A ampla adoção de uma estratégia multicloud cria problemas de visibilidade. À medida que avançam, as equipes de segurança e os líderes de TI continuarão a procurar maneiras de obter o nível de visibilidade que antes desfrutavam no on premise. Recursos de nuvem altamente dinâmicos dificultam a visibilidade.

No entanto, as plataformas de segurança que utilizam APIs de provedor de nuvem oferecerão um contexto mais rico para cargas de trabalho cloud native, incluindo contêineres, serverless e PaaS. 

 

Prepare-se hoje para o futuro da segurança cloud native

Conforme entramos em uma nova era de segurança em nuvem, há poucas dúvidas de que as plataformas de nuvem pública continuarão a evoluir em alta velocidade. Essa mudança sem precedentes forçará as organizações a repensarem continuamente a maneira como criam e gerenciam suas aplicações.

A acessibilidade e facilidade de uso fornecidas pela nuvem abriu as portas para a inovação irrestrita – capacitando os proprietários de negócios a se movimentarem rapidamente e agregarem maior valor.

Essa acessibilidade e facilidade de uso também tiveram o efeito adverso de tornar muitos modelos tradicionais de segurança e governança praticamente obsoletos. Como resultado, as equipes de segurança precisam reavaliar os processos e ferramentas existentes para garantir que sejam capazes de acompanhar os riscos e demandas que os negócios exigem na era cloud native.

Para obter mais segurança em sua nuvem, uma ótima solução é o Hashicorp Vault, ferramenta utilizada em projetos pela Vertigo. Com ela sua organização consegue realizar proteção avançada e criptografia de dados, além de gestão completa de segredos. 

 

Gerenciamento de segredos

Os segredos para aplicações e sistemas precisam ser centralizados e as soluções baseadas em IP estático não escalam em ambientes dinâmicos. O Hashicorp Vault gerencia e reforça centralmente o acesso a segredos e sistemas com base em fontes confiáveis ​​de aplicação e identidade de usuário.

Além disso, realiza armazenamento, acesso e disseminação central de segredos como chaves de API, credenciais AWS IAM / STS, bancos de dados SQL / NoSQL, certificados X.509, credenciais SSH e mais. Conheça seus recursos:

  • Armazenamento Secreto: criptografe e armazene dados no back-end de sua escolha.
  • Segredos Dinâmicos: são efêmeros, gerados programaticamente quando acessados ​​e não existem até que sejam lidos, reduzindo o risco de roubo ou do acesso por outra pessoa, podendo ser revogados imediatamente após o uso, minimizando sua vida útil.
  • Namespaces: multilocação segura com ambientes isolados e autogerenciados.
  • Locação e revogação de segredos: o impacto da exposição de segredos é minimizado limitando por quanto tempo as credenciais possam durar, criando tokens baseados em tempo de revogação e gerenciamento automático ou manual.

 

Criptografia de dados

Todos os dados da aplicação devem ser criptografados, mas a implantação de criptografia e infraestrutura de gerenciamento de chaves é cara, difícil de construir e não é compatível com nuvem ou multi-data center.

O Hashicorp Vault fornece criptografia como um serviço com gerenciamento de chaves centralizado para simplificar este processo tanto em trânsito quanto em armazenamento.

Com isso é possível proteger dados confidenciais com gerenciamento de chaves centralizado e APIs simples para criptografia de dados. Veja seus recursos:

  • Criptografia baseada em API: gerenciamento central de chaves, algoritmo de criptografia e mais.
  • Rolagem de chave criptográfica: atualização e implementação de novas chaves em toda a infraestrutura disseminada, mantendo a capacidade de descriptografia.
  • Filtros de replicação: escolha entre Whitelist / Blacklist e ative ou desative montagens para filtragem de replicação.

 

Conclusão

A expansão da abordagem cloud native só tem a aumentar! Com ela há a aceleração da construção de soluções e simplificação de sua sustentação. A organização passa a construir nova cultura, práticas e ferramentas que, aliadas à times autônomos e automação da cadeia de software, promovem mudanças frequentes de forma ágil e segura.

Nós, da Vertigo Tecnologia, estamos aqui para lhe conduzir nessa jornada ao futuro da tecnologia! Como parceiros oficiais da Hashicorp, utilizamos as mais modernas tecnologias para garantir a segurança da sua nuvem, transformando a sua TI em uma catalisadora de inovação.

Conte com a nossa excelência para ajudá-lo em seus desafios digitais no processo de transformação digital, fale com nossos especialistas.

 

Descubra o quanto sua empresa é Cloud Native com este questionário e receba um relatório com propostas de aceleração

 

Preencha o formulário para conversar com os nossos especialistas e saber como esses métodos podem ajudar a sua empresa chegar ao sucesso.


Os comentários estão encerrados.