preloader

Ferramenta de Portal vs Ferramenta de CMS: qual a diferença?

É muito comum que as pessoas não saibam a diferença entre CMS ou WCM e ferramentas de portais na hora de avaliar produtos concebidos para permitir uma presença online (site, blog, intranet e etc). E, como sabemos, a escolha da ferramenta correta é crucial para o sucesso da empresa. Por isso, é muito importante saber essa diferença antes mesmo de iniciar a busca por empresas especializadas no desenvolvimento desses formatos de aplicação web.
Pensando nisso, resolvemos conceituar os dois e apontar quais são as peculiaridades de cada um. Acompanhe!

O que é CMS?

CMS é um sistema de gerenciamento de conteúdo web, projetado para colocar um negócio online com relativa facilidade. Em um nível básico, um CMS vai oferecer recursos como edição de conteúdo fácil, controle de versão (revisões de conteúdo), gerenciamento de mídia, gerenciamento de fluxo de trabalho de aprovação de conteúdo e publicação, modificação do modelo e um painel fácil de usar. Entre as opções mais conhecidas do mercado estão o WordPress, Joomla, Drupal, Movable Type e Tumpler.

O que é um portal?

Um portal é uma plataforma de software utilizada para a construção de sites e aplicações web. Com várias funcionalidades nativas e prontas como: blogs; wikis; permisão por usuário; fórum, armazenamento e versionamento documentos, workflow de aprovação, ferramenta de busca, conectores com algumas plataformas e outras funcionalidade. Os portais oferecem alguns recursos que os tornam uma excelente maneira de criar e gerenciar tais aplicações:

  • Criação de sites agregando portlets ou gadgets em páginas específicas;
  • Conteúdo baseado em níveis de autoridade dos usuários;
  • Páginas públicas e privadas;
  • Páginas de comunidade.
  • Integração com plataformas de CRM, tais como: Salesforce e SugarCRM
  • Conexão com outros ERPs como: IBM, Microsoft e Oracle
  • Facilmente integrável com ferramentas de barramento: Mulesoft, WSO2 e outras.

Um exemplo de plataforma de portal é o Liferay, solução open source hoje líder de mercado pelo sexto ano seguido, que reúne um conjunto de ferramentas para desenvolver, produzir, publicar e gerenciar de forma bastante eficaz tanto os conteúdos como a interface gráfica de portais. Um dos aspectos importantes do Liferay é a estabilidade da plataforma e a segurança para transmitir e armazenar informação, empresas como Azul, Avianca, Smiles, Cisco, Mapfre estão usando a solução de Portal Liferay.

A diferença entre os dois modelos

CMS são ferramentas de gerenciamento de conteúdo, já a ferramenta de portal é uma plataforma de software usada para construir um site e outros tipos de aplicações web. Portanto, podemos dizer que uma solução de Portal contém uma ferramenta de CMS, assim como é ilustrado na imagem abaixo.

Pode parecer que não, mas saber essa diferença pode fazer muita diferença na hora de desenhar ou melhorar a comunicação online da sua empresa ou no momento de pensar sobre sua plataforma digital.
Entender esses conceitos fará toda a diferença na hora de desenvolver um site, blog ou qualquer outro tipo de aplicação. Contudo, contar com uma empresa especializada pode ser muito vantajoso. A Vertigo Tecnologia, por exemplo, é parceira oficial Liferay, nível Gold de parceria.
Entendeu a diferença entre Portais e ferramentas de CMS? Ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre como implementar uma solução como essa na sua empresa? Assine nossa newsletter e continue acompanhando mais informações e novidades do blog pelo seu e-mail!


Se você ama tecnologia e gosta de se manter atualizado, inscreva-se no nosso blog!
Você também pode se interessar por...
contato

Vamos bater um papo?
Estamos aqui para te ajudar_