Por que instituições públicas precisam de Transformação Digital?

A Transformação Digital não se resume apenas à Tecnologia da Informação. É, na verdade, uma mudança da cultura institucional com foco em agilidade, entregas constantes e Customer Experience. Não diferente dos outros setores da economia, é fundamental que inovação e tecnologia sejam combinadas para a melhoria das políticas públicas. Em instituições públicas, a Transformação Digital torna os serviços mais ágeis e econômicos.

Muitos gestores estão investindo em estratégias digitais para que o trabalho estatal seja mais digitalizado e alinhado com as demandas dos cidadãos. Isso faz com que o cotidiano de todos os profissionais que trabalham na área seja mais prático e eficiente. Porém, infelizmente, ainda não é maioria nas repartições públicas. Muitos ainda dependem de sistemas legados desatualizados, que são caros para manter e atrasam as organizações quando se trata da melhoria dos serviços. É fundamental que os gestores públicos entendam que a cultura digital é a mudança na forma de operar o governo, de entender os projetos e de posicionar os resultados.

À medida que a população aumenta, também aumenta a demanda de serviços do governo. Os departamentos de TI estão sob pressão crescente para encontrar novas maneiras de reduzir custos, aumentar a segurança e, ao mesmo tempo, fornecer serviços de maior qualidade para os cidadãos.

Com cortes orçamentários sendo feitos em todos os níveis, o setor público não pode se permitir a continuar com as infraestruturas legadas. É preciso tornar-se digitalmente habilitado e aprimorado.

Com a Transformação Digital vieram as ofertas de serviços digitais em escala, onde os cidadãos podem agendar atendimentos, verificar documentos e solicitar autorizações de maneira rápida, tanto por aplicativos, como presencialmente nas unidades locais. O atendimento às demandas é feito com prazos menores, permitindo que mais pessoas sejam atendidas utilizando menos recursos.

A Transformação Digital é tema central e estratégico para o desenvolvimento das nações e tem ocupado posição de destaque nas agendas governamentais e de organismos internacionais. Neste artigo apresentamos as principais barreiras e benefícios da Transformação para este setor. Boa leitura!

 

Desafios

 

O excesso de burocracia nos sistemas legados

O apego aos sistemas legados é a principal barreira das instituições públicas na jornada da Transformação Digital. A manutenção é cara e as diversas conexões entre sistemas codificadas à mão se tornam obsoletas por conta da necessidade atual de capturar, armazenar, acessar e processar dados.

A modernização destes ecossistemas requer comprometimento dos departamentos de TI, afinal é uma grande mudança estrutural. Porém, ainda será menos trabalhoso do que o tempo e o esforço que é preciso despender apenas para continuar trabalhando com sistemas legados.

 

Disponibilização dos recursos financeiros

Os cortes contínuos no orçamento dos departamentos de TI também são uma barreira importante. Criar ambientes integrados e adotar abordagens modernas – seja cloud, Inteligência Artificial ou IoT – requer um investimento significativo, que em momentos de redução orçamentária, não é visto como prioridade. 

No entanto, os ganhos com a otimização de processos, seus custos associados e tornar-se mais eficiente e produtivo compensa os custos iniciais.

 

Ausência da cultura de experimentação

A Transformação Digital não é um movimento que se efetiva da noite para o dia, é necessário ter uma decisão estratégica e requer planejamento, recursos e metas claras.

Neste caso, o medo de errar impede que as instituições públicas busquem mais ativamente a Transformação. Afinal, este medo vem em várias formas, incluindo pressão política, clamor público, vergonha da mídia, etc. 

Uma forma de controlar esse risco é começar com projetos pequenos e gerenciáveis ​​antes de aumentar o investimento. O ideal é que a modernização digital aconteça primeiro em novos empreendimentos de tecnologia, para que só depois os softwares já existentes sejam atualizados.

 

Falta de legislação própria

Mudanças legislativas devem ser promovidas. Desse modo, o funcionário público terá mais liberdade para realizar investimentos que gerem bons impactos e consigam levar a TI para várias áreas do poder público. Além disso, a boa comunicação é crucial.

O marco legal existente hoje no Brasil para contratações públicas e de tecnologia, de certa forma, torna o processo relativamente lento, portanto, não sintonizado com a velocidade das mudanças tecnológicas que o mundo e a sociedade demandam.

 

Melhorias

 

Automação

Ao integrar seus sistemas e aplicações, os departamentos de TI serão capazes de se livrar de processos obsoletos e demorados, enquanto automatizam e otimizam outros.

Diminuir a quantidade de processos manuais que foram construídos ao longo do tempo libera a equipe para se concentrar em tarefas de alta prioridade: reduzir o risco de erro em processamento manual de dados, aprimorar a Customer Experience e, como consequência, ter uma melhor avaliação dos cidadãos com relação ao serviços oferecidos.

 

Serviço integrado

Omnichannel não é prerrogativa apenas para o setor de varejo, financeiro ou seguros. Cada vez mais cidadãos esperam ser atendidos por diferentes canais, on-line e off-line, com a mesma atenção e disponibilidade que recebem da sua marca favorita.

A principal característica para que esta estratégia seja bem-sucedida é a capacidade de oferecer a mesma Customer Experience em todos os canais. Isso só pode ser alcançado operando um ambiente totalmente integrado com uma visão unificada de informações. 

A introdução da Inteligência Artificial para automatizar a comunicação com os cidadãos é outra etapa habilitada pela tecnologia para melhorar os serviços enquanto reduz esforço e custo.

 

Inteligência

Para qualquer instituição pública, é importante ter um bom conhecimento das pessoas, empresas e comunidades dentro de seu domínio ou região, de modo a oferecer serviços melhores e direcionados.

Infelizmente, isso não é fácil, pois os dados ficam bloqueados em uma variedade de sistemas legados, geralmente em um formato que se torna difícil extrair, processar e analisar.

Dependendo dos dados, esse problema pode ser resolvido com uma plataforma de integração de sistema e de Gestão de APIs para conectar os diferentes sistemas que permite aos usuários obter insights melhores, mais precisos e inclusivos.

Outra razão importante é para combater fraudes. Com a Inteligência Artificial, é possível detectar anomalias como caligrafia semelhante, números de telefone duplicados, localização, etc.

 

Segurança

Como temos visto recentemente com saques indevidos às contas de FGTS e do Auxílio Emergencial e a enorme vazamento de de dados do Serasa, o número de ataques cibernéticos está aumentando. Com os invasores se tornando cada vez mais sofisticados e ousados, as instituições públicas precisam estar preparadas para possíveis violações de segurança.

Um ataque cibernético pode ser extremamente prejudicial às operações do dia a dia, enquanto as violações de dados podem ser extremamente perigosas, pois o governo mantém dados confidenciais com grande potencial para desastre, caso haja vazamento.

Atualmente, é preciso ferramentas e métodos inteligentes para prevenir, detectar e encerrar ataques cibernéticos em tempo real. Machine Learning e as técnicas de algoritmo podem analisar logs, relatórios do sistema, pacotes de rede, fluxos e arquivos para descobrir desvios dos padrões de comportamento estabelecidos, destacando aqueles que podem representar uma ameaça à segurança da organização.

 

O melhor da Transformação Digital

O Liferay Digital Experience Platform (DXP) continua revolucionando operações de diversas instituições públicas brasileiras, possibilitando crescimento de seus negócios. Nós, da Vertigo Tecnologia, acompanhamos de perto essas potencialidades com o trabalho que executamos no portal Carioca Digital, da Prefeitura do Rio e em plataforma da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), além de cases de sucesso junto ao TJRJ, MPRJ, TST, TRT1, entre outras casas públicas

O software oferece suporte ao seus clientes, parceiros e funcionários com uma única plataforma flexível de experiência digital que entrega valor aos seus negócios e usuários.

Sua instituição consegue fornecer experiências digitais conectadas, personalizadas e omnichannel; intranets nas quais funcionários possam compartilhar informações de maneira fácil, ágil e centralizada; além de portais web e aplicativos móveis integrados de maneira moderna e responsiva.

Conheça alguns dos benefícios da DXP:

  • Proporciona visão unificada de toda jornada digital do seu público, independente de qual canal esteja;
  • Cria portais de autoatendimento focados no consumidor;
  • Reduz custos de resolução de incidentes e de atendimento ao cliente;
  • Fornece melhores recursos para seus agentes e funcionários;
  • Personaliza e contextualiza a Customer Experience.

 

Conclusão

A maioria das instituições públicas ainda está muito atrasada na jornada de Transformação Digital, apesar do avanço significativo que observamos nos últimos anos. É hora de deixar para trás os sistemas legados e habilitar os seus serviços para a atualidade, tornando-os ágeis e simples como os cidadãos necessitam e demandam.

Para diminuir custos e economizar recursos a longo prazo, o setor público precisa investir agora na modernização de seus processos de decisão e da sua infraestrutura e na qualificação de seus funcionários.

A Liferay está há mais de 11 anos como Líder no Quadrante Mágico de Plataformas de Experiência Digital do Gartner. Juntamente com o Liferay Analytics Cloud e o Liferay Commerce, a plataforma conta com mais de 70 recursos nativos para otimizar processos e melhorar a entrega de experiências. 

A Vertigo Tecnologia, além de ser Liferay PLATINUM Partner, nível máximo no programa de parcerias, foi reconhecida como Liferay Partner of the Year Latam 2019/2020 pelo desempenho em vendas e na entrega técnica de soluções em plataformas digitais.

Também é a primeira parceira Liferay na América Latina e segunda no mundo a conquistar o Selo DXP Cloud Specialized Partner, por oferecer as soluções em cloud com o mais alto grau de excelência, entregando aos clientes as melhores práticas recomendadas do que há de mais moderno no stack da Liferay para gestão de experiências na nuvem. 

Se você quiser saber mais sobre como nossos serviços de plataformas digitais, DevSecOps, APIs e Liferay podem ajudar as instituições públicas a impulsionar a transformação digital, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em apresentar os nossos serviços!

 

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