Quando falamos de Platform Engineering, destacamos a prática que envolve a redução do tempo gasto com operações manuais por parte do time de desenvolvimento de aplicações, se tratando de uma evolução natural do DevOps.
Nesse contexto, por exemplo, o uso de uma Platform Engineering e do Kubernetes andam lado a lado, pois a orquestração de containers está diretamente ligada à automatização de processos relacionados à hospedagem, criação e execução de aplicações e sites.
Por outro lado, também vale dizer que a implementação de uma plataforma que otimize os processos de desenvolvimento e manutenção de infraestrutura, não significa que literalmente não haverá operações manuais em sua equipe, apenas que o time de desenvolvedores não precisa se preocupar com esse processo.
Dessa forma, veja como o conjunto de práticas DevOps pode evoluir para uma nova cultura de desenvolvimento dentro da empresa, levando resiliência, redução de custos e maior autonomia, desde que tenha uma base sólida e bem difundida entre os times. Boa leitura.
O que é uma Platform Engineering?
A Platform Engineering está diretamente ligada ao DevOps e se trata de uma plataforma composta por ferramentas, tecnologias e conjunto de práticas que permitem maior autonomia para os programadores desenvolverem aplicações de maneira rápida e eficiente.
Dessa forma, uma Platform Engineering se baseia no conjunto de técnicas e ferramentas que automatizam tarefas como provisionamento de infraestrutura, implantação de aplicações e monitoramento de desempenho.
Dentro de todo esse pacote, está incluso toda a cultura base das práticas DevOps, como a integração contínua e a entrega contínua (CI/CD), o uso de containers e seus orquestradores como a Mirantis Kubernetes, e a automação de configuração e gerenciamento de infraestrutura, como o uso de ferramentas de infraestrutura como código (IaC).
Como uma Platform Engineering complementa a cultura DevOps?
Quando falamos de um Platform Engineering, ela está fortemente ligada ao DevOps, já que ambas compartilham o objetivo, que é automatizar processos, reduzir a dependência de operações manuais em sistemas de software e prover maior autonomia para as empresas.
Dessa forma, podemos dizer que a Platform Engineering é uma extensão do DevOps, que se concentra automatizar o processo de operações através de software e tem o foco em prover maior autonomia para as equipes.
Sendo assim, com a Platform Engineering, o objetivo é criar um ambiente em que os desenvolvedores possam se dedicar a criação de recursos e resolver problemas em vez de gastar tempo em tarefas operacionais rotineiras, como provisionamento de infraestrutura, implantação e monitoramento.
O papel do Kubernetes dentro de uma Platform Engineering
O Kubernetes complementa de forma eficiente a Platform Engineering, possibilitando o gerenciamento de infraestrutura e aplicações de forma mais automática e eficiente, reduzindo a necessidade de operações manuais.
Através da containerização através de cluster Kubernetes, empresas podem replicar toda a sua infraestrutura de forma automatizada, gerando redução de custos e com melhor otimização do seu tempo.
Como posso implementar uma Platform Engineering na minha empresa?
Antes de tudo, uma empresa precisa entender que o DevOps é a base de tudo, tendo como a evolução a implementação de uma Platform Engineering.
Muitas empresas quando implementam o DevOps não são capazes de dar prosseguimento às boas práticas necessárias e com isso não implementam a cultura ágil e resiliente da forma adequada.
Não basta ter o DevOps, é preciso implementá-lo da maneira correta.
Um dos fatores determinantes para que o DevOps não seja implementado da maneira ideal é o grau de complexidade e a grande curva de aprendizado que os times de TI por vezes precisam assimilar, isso envolve bastante treinamento na forma de conduzir os projetos e requer um grau de assimilação por parte de toda a empresa.
DevOps: A Vertigo Tecnologia elimina gaps de aprendizado para os times de TI
Dessa forma, a Vertigo Tecnologia tem como um dos seus parceiros a VeeCode Platform, um hub de produtos desenvolvidos para diminuir as barreiras da transição das empresas para uma infraestrutura em cloud, bem como diminuir a carga cognitiva que é exigida dos profissionais que compõem os times de TI.
Dessa forma, as empresas serão capazes de construir a base sólida do DevOps e naturalmente se beneficiar das funcionalidades de uma Platform Engineering, com a facilidade de uma solução completa que será capaz de automatizar boa parte dos processos.
Implemente a evolução da cultura DevOps na sua empresa
A Vertigo é especialista na implementação do DevOps de forma sólida e consistente, tendo a VeeCode Platform como forte parceiro para facilitar a rotina de grandes empresas.
Dessa forma, através da VeeCode Platform, tenha uma solução que agrega benefícios de ferramentas Open Source da Kong, AWS, HashiCorp, configuração de cluster Kubernetes, DevPortal completo entre outras, que são necessárias para o dia a dia de grandes empresas, fornecendo o suporte integral destas stacks através de um time de especialistas.
Fale com a nossa equipe técnica, saiba mais sobre VeeCode Platform e tenha uma Platform Engineering dentro da sua empresa e o suporte do nosso time de especialistas, prontos para auxiliar sempre que necessário.