O que é Docker?

o-que-e-docker

Docker é uma plataforma Open Source que possibilita o empacotamento de uma aplicação dentro de um contêiner. A partir desse momento, um software consegue se adequar e rodar em qualquer máquina que tenha essa tecnologia instalada.

Abaixo você pode conferir o vídeo apresentado por Thor Salgado, um dos nossos grandes entusiastas da tecnologia. Ele dá um panorama, super detalhado, sobre Docker, abordando suas funcionalidades e vantagens.

Docker não é um sistema de virtualização. Uma máquina virtual executa um sistema operacional inteiro (além das aplicações).um contêiner, apenas isola uma aplicação, empacotando-a com todas as suas dependências.

Vamos nos aprofundar para entender melhor o que é um Contêiner.

Em tempo de execução, um contêiner é uma forma de isolamento de um processo (programa em execução) ao nível do sistema operacional.

Quando construídos, contêineres definem todo o sistema de arquivos que a aplicação enxerga, tornando previsível (e imutável) a forma com que a aplicação executa e o que ela encontra à sua volta. Os arquivos armazenados neste empacotamento são chamados de “imagens”, que são uma espécie de formato de distribuição e entrega das aplicações.

Ou seja, imagens são a forma de distribuir uma aplicação e, ao mesmo tempo, a garantia que a aplicação sempre encontrará o mesmo ambiente imutável à sua volta.

Agora com conceitos definidos, vamos seguir em frente. Docker é construído na linguagem de programação GO, que é leve e de código aberto, adequada aos tempos que vivemos de comunicação em nuvem. Não é à toa que empresas como Google, Spotify e Facebook, que precisam de data centers imensos, são entusiastas da tecnologia.

Vantagens e Aplicabilidade

Docker tem sido a menina dos olhos de diversos eventos tecnológicos que ocorrem ao redor do planeta. Não é para menos. Conforme já falamos, a tecnologia possibilita uma série de ganhos a um baixíssimo custo, em comparação com as maneiras tradicionais de fazer TI.

Caso você não queira ver o vídeo todo, elencamos algumas vantagens da utilização de Docker abaixo:

Redução do tempo de entrega

Uma mudança de sistema costuma ser algo tenso e artesanal em companhias com TI tradicional. Com o Docker, não apenas as entregas são muito agilizadas e simplificadas, mas sobretudo a forma de entrega de uma aplicação fica reduzida a um denominador comum (o contêiner), não importando a tecnologia, framework ou linguagem em que é escrita.

O uso de imagens torna trivial a reprodução do ambiente original definido pelo desenvolvedor (infraestrutura como código). Dessa maneira, não é necessário demandar tempo da área de infraestrutura de uma empresa para instalação e configuração de aplicações.

A ferramenta Docker Compose, por exemplo, executa múltiplos contêineres de uma só vez, evitando que se tenha que iniciar um por um,  definindo como eles se enxergam mutuamente. Isso agiliza a configuração de ambiente e execução da aplicação, não importando onde elas irão executar.

Redução do uso de recursos

O uso de Docker simplifica o uso de infraestrutura sob demanda. Ou seja, não apenas o provisionamento de servidores é trivial, como também qualquer provedor de nuvem pública também será capaz de rodar as aplicações.

O baixo custo do isolamento de uma aplicação em contêiner garante a otimização do uso de recursos de hardware disponíveis. Diferente de VMs que demandam muito mais recursos para operar (por conta dos seus sistemas operacionais), com o Docker utiliza-se apenas o necessário para a aplicação. Isso vale tanto para bare metal, quanto para nuvem.

Escalabilidade

Sistemas em nuvem são uma mão na roda para empresas e usuários comuns, barateando provisionamento e gestão. No caso das companhias, elas conseguem potencializar a escalabilidade dos seus sistemas, contando com a elasticidade disponível. Sites de e-commerce podem utilizar Docker para potencializar e controlar seus sistemas. Com os orquestradores – Kubernetes ou Swarm Mode, por exemplo – é possível criar sistemas que atenderiam, de forma rápida e eficiente, demandas extras por um determinado serviço.

Que tal experimentar um pouco Docker?

Como dissemos no início do nosso conteúdo, Docker é uma plataforma open source. Isso significa que ela é aberta para a comunidade, sem custos. A própria empresa disponibiliza tutoriais e ambientes gratuitos de contêineres no site Play with Docker.

Nós da Vertigo Tecnologia também queremos contribuir com seu aprendizado. Sabemos que Java é uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo. Recentemente, o Pacote de Desenvolvimento teve alguns upgrades, que facilitam sua integração com Docker.

Elaboramos um material detalhados explicando as melhorias a fundo. Você, com toda certeza, vai aumentar ainda mais sua curiosidade sobre a tecnologia. Para baixar basta clicar na imagem.

integração-docker-com-java

Esperamos que esse texto tenha sido interessante para você. Aproveitamos sua atenção para te convidar a fazer parte da nossa newsletter para receber nossos conteúdos diretamente em seu e-mail. Basta inserir seu endereço eletrônico no campo localizado no rodapé desta página.

Aguardamos você em breve. Até mais!

 

Até mais!