preloader

Multicloud: enfrentando o desafio de gerenciamento de várias nuvens

Segundo levantamento da Forrester Research, mais de oito em cada dez empresas já executam soluções em nuvens. Porém, até mesmo os principais provedores de nuvem podem apresentar falhas e impactar milhares de clientes. E, para reduzir os riscos de inatividade, nada melhor do que poder contar com a multicloud, ou seja, uma abordagem envolvendo vários provedores de nuvem. 
Neste novo cenário surge um grande desafio: como gerenciar as diferentes soluções em diferentes nuvens? Pois bem, é esta pergunta que iremos responder ao longo deste artigo.
Boa leitura!  


O que é multicloud? 

Como o nome já sugere, multicloud é uma abordagem composta por mais de um serviço e de um fornecedor de nuvem, seja pública ou privada.
Assim, os serviços de aplicativos e sistemas são fornecidos em várias nuvens públicas e privadas que contêm uma combinação de diversos fornecedores, contas, zonas de disponibilidade, regiões, locais ou centros de dados públicos.
A necessidade das aplicações é o que geralmente leva à decisão de adotar várias nuvens. Como você já deve saber, nenhuma solução em nuvem é perfeita para toda a empresa e ao adotar a multicloud os gestores podem escolher serviços específicos de determinadas nuvens de acordo com as necessidades de cada departamento.
Dessa forma, uma organização pode aproveitar a velocidade e capacidade de um determinado provedor e sua nuvem privada, bem como os recursos de outra solução de nuvem, de outro fornecedor. A adoção de várias nuvens agrega valor aos negócios, ajudando os diversos setores da empresa a realizar seu trabalho com mais eficiência, além de evitar a dependência excessiva de um único provedor de nuvem. 


Vantagens do ambiente multicloud 

Em resumo, podemos citar as seguintes vantagens da adoção de um ambiente multicloud:


Shadow IT

A shadow IT ocorre quando as áreas de negócios compram serviços de TI de forma independente, sem autorização ou sequer ciência da TI corporativa. Nesses casos, o hardware ou software implantado independentemente da equipe central de TI pode passar a exigir mais supervisão e talvez não seja possível fazer migração da infraestrutura e dados para um outro sistema corporativo. Então, essa estrutura de shadow IT é apenas agregada como parte das nuvens existentes da empresa, criando uma multicloud.


Flexibilidade

Como já mencionamos acima, dificilmente você irá encontrar uma solução de nuvem perfeita para toda a empresa. Porém, adotando várias nuvens, é possível extrair o melhor de cada uma delas de acordo as necessidades de cada departamento.

Economia

Muitos serviços iguais são ofertados por vários provedores de nuvem, a citar serviços gerenciados de banco de dados, armazenamento, instância de servidores, entre muitos outros. Assim, por que não aproveitar os melhores preços ou promoções de cada um deles?

Proximidade

Para reduzir a latência de rede, que é tempo de resposta para uma requisição, dos usuários da cloud que estão distantes do data center, a empresa pode adotar provedores de nuvem regionais que operam com maior proximidade física destes usuários. 
Com isso, a empresa pode manter a alta disponibilidade e aderir às leis de soberania de dados, que são protocolos que sujeitam os dados às regulamentações do país onde eles estão localizados.

Failover

Com os ambientes de multicloud, as empresas conseguem diminuir ou evitar as interrupções de seus sistemas. Com uma solução de failover, a multicloud permite que as empresas tenham um backup dos dados, fluxos de trabalho e sistemas altamente escaláveis e disponíveis, caso a  nuvem principal fique inativa. 
Isso é altamente relevante quando pensamos que as empresas devem observar as leis locais de soberania de dados. Em alguns casos, regulamentações governamentais ou de setor exigem processos de backup e recuperação para todo o conteúdo digital.


Enfrentando os desafios de gerenciamento de diversas  nuvens

Embora uma estratégia de multicloud ofereça grandes vantagens, ela também tem alguns pontos fracos, entre eles a complexidade de gerenciamento. Muitas empresas adotaram uma solução em nuvem, mas as gerenciam de forma autônoma, ou seja, têm um conjunto de ferramentas de gerenciamento para cada nuvem. 
Cada sistema de gerenciamento tem seu próprio conjunto de APIs e, como resultado, o gerenciamento se torna um desafio de várias perspectivas: tarefas, processos de negócios e segurança. Elas desperdiçam recursos humanos, são incapazes de mover cargas de trabalho para a melhor plataforma e às vezes pagam mais por seus serviços do que deveriam. 
Então, como uma organização pode colher os benefícios que a multicloud oferece sem ser sobrecarregada por suas limitações? A resposta: adotando uma plataforma com suporte baseado em microsserviços e contêineres. Essa é a forma de facilitar a implantação do ambiente multicloud e usufruir de todos os seus benefícios.
O desenvolvimento de software baseado em microsserviços cria módulos de função única com interfaces e operações bem definidas. Em uma arquitetura de microsserviços e contêineres cada componente é desenvolvido continuamente e mantido separadamente. De forma simplificada, o aplicativo se torna a soma de seus componentes.
Devido à capacidade dos contêineres de empacotar e isolar as aplicações com todo o ambiente de execução, os usuários podem migrar a aplicação em contêiner entre as nuvens, mantendo todas as funcionalidades intactas. Com isso, as empresas têm a liberdade de escolher provedores de nuvem com base em padrões universais, como tempo de atividade, espaço de armazenamento e custos, sem se preocupar se terão ou não o suporte para sua carga de trabalho devido a restrições proprietárias, evitando assim o tão temido “cloud lock-in”.
Ou seja, ao implantar uma solução de gerenciamento construída com microsserviços, as empresas terão mais facilidade de obter os benefícios que a multicloud oferece, sem serem prejudicadas por suas limitações. 
Gostou deste conteúdo? Quer entender mais sobre multicloud, microsserviços. contêineres e como essas tecnologias podem ajudar no desenvolvimento digital do seu negócio? Fale com os nossos especialistas.

Descubra o quanto sua empresa é Cloud Native com este questionário e receba um relatório com propostas de aceleração

Preencha o formulário para conversar com os nossos especialistas e saber como esses métodos podem ajudar a sua empresa chegar ao sucesso.


Author avatar
Marketing Vertigo