Como MuleSoft Anypoint acelera a transformação digital?

Anypoint Platform

O Anypoint Platform é considerado uma das ferramentas mais completas no que diz respeito à integração e APIs. Esta tecnologia possui tantas funcionalidades que é impossível abordá-las em um único post. Anteriormente, falamos sobre as qualidades técnicas da ferramenta com foco no aumento da produtividade das equipes de TI.   

Neste post, vamos abordar os benefícios do MuleSoft que fazem os líderes de tecnologia das empresas fundamentarem, sob o ponto de vista de estratégia de negócios, o investimento em uma tecnologia de conectividade de sistemas.

Cada vez mais os CIOs das grandes empresas estão convencidos que não se faz Transformação Digital sem uma eficiente estratégia de conectividade e APIs.

Esta percepção decorre dos próprios objetivos da transformação digital. Dentre os quais, o mais desafiador é promover a transformação de negócios tradicionais, tornando-os negócios digitais.

Neste sentido, um dos maiores papéis do CIO é tomar as rédeas dessa mudança e cuidar para que tudo seja feito com agilidade e escalabilidade, primando pela segurança, a fim de evitar prejuízos aos ativos da empresa.

Conforme vimos neste artigo sobre iPaaS, um dos efeitos colaterais da popularização das soluções SaaS nas empresas, foi a necessidade urgente de integrar todos os sistemas e ter controle sob estas integrações. Ocorre que em muitas empresas estas integrações são ineficientes, falhas e pouco gerenciáveis.

Por isto, fizemos um artigo para apresentar alguns dos benefícios do Anypoint Platform, que é a escolha das empresa mais inovadoras e digitais do mundo para fazer integrações de sistemas e gerenciamento de APIs.

Além disso, Anypoint faz parte de um seleto grupo classificado como líder pelo Gartner no Quadrante Full Lifecycle API Management.

Confira abaixo alguns dos motivos pelos quais as empresas escolhem MuleSoft.

O Anypoint Platform impulsiona a Transformação Digital

Ferramentas como o Anypoint Platform nascem da necessidade de atender as demandas de uma era cada vez mais hiperconectada.

A forma como as equipes de TI trabalham mudou consideravelmente com o surgimento das APIs e o advento da nuvem. Hoje em dia, as empresas que possuem equipes de TI, que investem em conhecimento e estão antenadas nos lançamentos tecnológicos, provavelmente estarão um passo à frente no mercado.

Os modelos de negócio gradativamente estão migrando para o modelo omnichannel e, por isso, necessitam de ferramentas que compreendam essas aplicações fragmentadas e diversificadas, de forma padronizada dentro de uma única plataforma.

Transformação digital nas empresas

Os benefícios do Anypoint para o seu negócio

Com o Anypoint Platform uma empresa consegue muito mais do que resolver os problemas de integração de sistemas. Implementar uma ferramenta como essa representa um grande passo para reposicionar e modernizar o seu negócio, tornando-o mais competitivo no âmbito digital.

Conhecer as potencialidades da ferramenta é de suma importância para decidir de uma vez se está na hora de dar este salto rumo à Transformação Digital.

Pensando nisso, destacaremos abaixo os quatro pilares que apoiam os benefícios do Anypoint Platform. É impossível separá-los, pois trabalham em conjunto com o objetivo fim de garantir que os negócios conquistem:

  • Agilidade
  • Economia
  • Segurança
  • Engajamento

Pesquisa API

 O Anypoint torna seu negócio mais ágil

O quesito velocidade tem muitas vertentes que podem ser exploradas. Neste sentido, destacaremos os pontos mais importantes e que culminam na economia de gastos.

  • Com o Anypoint é possível identificar erros e falhas com mais rapidez, tornando-os imperceptíveis aos olhos do cliente fim;
  • O cliente também será beneficiado pelo encurtamento do tempo de resposta em seu atendimento. Dentre outras coisas,  isso diminui o risco de insatisfação do cliente;
  • No âmbito do produto, promove redução do time to market. Ou seja, reduz o tempo que leva entre a concepção do produto até que ele fique pronto para ser comercializado.
O Spotify está usando uma abordagem baseada em API-led connectivity com objetivo de implantar uma arquitetura de APIs e microsserviços reutilizáveis ​​- permitindo que eles acelerem o desenvolvimento de aplicativos e integrem os sistemas existentes, incluindo data warehouses e ERP.

Garante redução de custos com investimentos

Investir em uma ferramenta como Anypoint, transforma os processos internos e confere maior qualidade nas entregas. Ao longo do tempo, mostra-se também um excelente negócio, no quesito redução de custos com investimentos, uma vez que:

  • Reduz o custo de desenvolvimento de integrações entre sistemas;
  • Reduz a necessidade de investir em diversos sistemas que não “conversam”;
  • Reduz a intervenção humana e, consequentemente, a necessidade de ter uma equipe muito grande.

O Relatório de Benchmark de Conectividade, feito pela MuleSoft em 2017, revelou que 81% dos tomadores de decisões de TI reconhecem a importância de migrar seus negócios para a nuvem. Porém, o relatório também destaque que, a transição nem sempre ocorre de maneira simples, principalmente quando trata-se de sistemas legados.

Otimiza a segurança das informações

A transição para a nuvem vem se provando um importante avanço para manter a segurança das informações, pois os riscos tendem a ser menores em comparação ao modelo on-premises. Também podemos observar os seguintes benefícios:

  • Documentação atualizada e padronizada do ambiente de integrações;
  • Governança do ambiente de integrações;
  • Monitoramento do compartilhamento de informações;
  • Acesso restrito e rastreável ao ambiente de integrações.

Estimula o engajamento com o ecossistema de parceiros

A MuleSoft construiu ao longo dos anos um refinado ecossistema de clientes, fornecedores e empresas parceiras. Isto ganhou ainda mais força no ano passado quando foi incorporada pela Salesforce. A gigante dos CRM’s que tem presença global, tem a cultura de promover a integração do seu ecossistema. Isto reflete em:

  • Ter acesso às novidades do mercado de inovação e Transformação Digital;
  • Fazer networking e compartilhar informações úteis para o crescimento do seu negócio;
  • Dar visibilidade aos produtos que a sua empresa oferece, podendo com isto, aumentar o alcance do seu negócio.

Como fazer a transição para a plataforma Anypoint da MuleSoft?

É importante salientar que para aproveitar todos os benefícios do Anypoint Platform, da MuleSoft,  é necessário fazer uma boa transição dos sistemas legados para a nova plataforma.

Para evitar os problemas com a nova ambientação, nada melhor do que ter o amparo de quem já conhece a ferramenta e está habilitado a dar suporte às empresas em processo de Transformação Digital.

A Vertigo é parceira da MuleSoft desde 2012  e é a empresa com mais cases de sucesso de implementação da plataforma no Brasil. Conta com um time de especialistas prontos para sanar as dúvidas e auxiliar no processo de transição e implementação do software.

Quer uma demonstração ao vivo?

Preencha o formulário abaixo e solicite ao nosso time uma demonstração ao vivo do Anypoint Platform.