preloader

Liferay: Uma perspectiva da empresa e seus produtos

Na hora de escolher uma Plataforma de Experiência digital, como a Liferay, para a sua empresa, alguns fatores importantes devem ser observados. Em muitos casos, por uma questão de segurança, os gestores gostam de conhecer melhor a empresa responsável pela tecnologia que pretendem adotar.

Pensando nisso, escrevemos este artigo que conta um pouco da história e da trajetória inspiradora da Liferay, desde sua criação, bem como a evolução dos seus produtos até as versões atuais.

Venha conosco nessa jornada!

Criada no início dos anos 2000, nos Estados Unidos, um dos objetivos iniciais da Liferay foi oferecer uma solução de portal empresarial. Atualmente sua missão é construir um negócio vibrante, tornar sua tecnologia útil, investir em comunidades e assim fazer com que as pessoas atinjam seu pleno potencial para ajudar ao próximo.

A Liferay se estabeleceu mundialmente ao longo de quase duas décadas de existência. Vale ressaltar que, o Brasil é o único país representante da América Latina, com filiais em São Paulo e Recife.

Há sete anos se mantém no Quadrante Mágico para Digital Experience Platform do Gartner ocupando o nível mais alto da metodologia de classificação, o de Leader.

Figura: O quadrante mágico, criado pelo Gartner, é uma representação gráfica do mercado de TI durante um certo período. Em relação a cada critério, divide as empresas de acordo com seu segmento e pela força de atuação.

A transformação digital pode ser encarada como um recurso que as empresas possuem para mudar a apresentação de si mesmas, através da tecnologia. Podendo resultar na geração de um novo modelo de negócio, ou até mesmo, na utilização de dispositivos de rastreamento para melhorar o bem-estar do consumidor e prover cuidados preventivos.

Cada vez mais, a utilização da tecnologia se impõe no mercado, a consequência disto é a transformação da estrutura de negócios das empresas. Com o Liferay Digital Experience Platform é possível sair à frente e promover a transformação digital da sua empresa de forma consistente e eficaz.

O painel de utilização da Liferay DXP possui um design pré-definido e permite ao usuário reutilizar os seus elementos sem a necessidade de mexer no código fonte, conforme se verifica na imagem abaixo.

Linha do tempo da Liferay e sua evolução

Tudo começou em uma igreja no bairro de Diamond Bar, na Califórnia, onde um dos parceiros que ajudou Bryan Cheung a criar a empresa, era voluntário. Como a igreja tinha um espaço amplo, não utilizado durante a semana, eles viram a oportunidade de utilizar o espaço livre para consultoria dos seus clientes.

Em 2004, a empresa se transformou na Liferay Inc, focada apenas em portais corporativos e criada para suprir as principais demandas que surgiam em relações ao Liferay Portal. A primeira filial foi inaugurada na Alemanha, em 2006. A expansão seguiu para o continente asiático, em 2007, com a inauguração de uma filial na China. Em 2009 se expandiu novamente para a Índia e atualmente marca presença em todos os continentes.

No ano de 2007, o Liferay Portal foi considerado a tecnologia do ano pela revista InfoWorld e a Liferay firmou então uma parceria com a ICEsoft Technologies, liberando o Ajax no Liferay Portal.

Em 2008, dedicou-se exclusivamente ao projeto jQuery UI, adicionando uma das maiores bibliotecas de JavaScript do mundo aos seus produtos. Ainda no mesmo ano, foi reconhecida pela Gartner como uma empresa do quadrante Visionary de Portais Horizontais e assinou com a Sun Microsystems um acordo de partilha de tecnologia, que durou até 2010, quando a Sun foi incorporada à Oracle.

A partir de 2009, a empresa mudou seu modelo de consultoria para um modelo de assinatura. A partir de então a empresa passou a realizar updates e contratou desenvolvedores para melhorar continuamente o produto.

Após mudar o seu modelo, em 2012, a Liferay lançou a versão 6.1 com melhorias e novas funcionalidades em relação às versões anteriores, incluindo uma document library melhorada, o seu marketplace próprio e uma lista de dados dinâmicos.

Formalizou uma parceria com a TIBCO Software, em 2013, facilitando a integração do Liferay com outros sistemas. O objetivo era oferecer adaptadores para a empresa de conectividade CE Adaptadores, parceira da TIBCO.

Em 2016, os critérios do Quadrante Mágico da Gartner para Portais Horizontais foram alterados, se tornando Quadrante Mágico de Plataformas de Experiência Digital, onde a Liferay permaneceu no quadrante de Leader.

No mesmo ano, lançou a Liferay Digital Experience Platform, sucessora do Liferay Portal EE, que mudou sua estratégia anterior, com o objetivo de aumentar o alcance do produto.

Disponível nas versões 7.0 (Community Edition) e DXP (Enterprise Edition), realizou mudanças significativas na arquitetura do portal, passando a utilizar OSGi (Open Services Gateway Initiative – sistema de componentes para a plataforma Java) e aceitando frameworks de front-end mais atuais como Angular e React.

O Liferay DXP 7.1, é a versão mais atual do produto e foi lançada ainda neste ano. Esta atualização oferece aos usuários de negócios maior flexibilidade na construção do conteúdo digital, tornando a montagem dos conteúdos web mais intuitiva e sem a necessidade de codificação.

Desta maneira, pode auxiliar o desenvolvedor de forma mais estratégica à entrega destes conteúdos, criando customizações próprias de acordo com o interesse do cliente ou importando-as diretamente para o Liferay DXP, através de APIs.

A mudança de perspectiva que elevou o patamar da Liferay

Durante o desenvolvimento do produto e da empresa, Bryan Cheung percebeu que passou a atrair a atenção de empresas mais maduras e estabelecidas, que não procuravam necessariamente as tecnologias mais robustas, mas sim as mais estáveis.

Decidiu então, ao invés de implementar uma única versão mais robusta do seu software, criar ramificações do software personalizado para cada ambiente de produção.

Os clientes ficavam satisfeitos em adquirir uma versão específica do software, já que, poderiam utilizar sempre a mesma versão sem a necessidade de migrar de produto a cada nova versão lançada.

Desta forma, não há a necessidade de ficar misturando desenvolvimentos futuros do produto e lançar novas funcionalidades constantemente para a mesma versão, o que aumenta a estabilidade do próprio produto. Com essas decisões, a receita da Liferay aumentou em quase dez vezes durante os sete anos seguintes à sua criação.

Com a plataforma de transformação digital da Liferay você pode gerenciar e unificar todo o conteúdo do seu site, dos seus aplicativos mobile e das estruturas internas do seu negócio.

Além disso, também é possível prover portais empresariais, fazer gerenciamento de conteúdo e middleware, conectando todo o seu sistema de back-end e apresentar-se ao usuário com um formato agradável.

Atualmente a Liferay é uma das maiores empresas na área de transformação digital e customer experience, contando com cases de sucesso em grandes empresas, como Domino’s, Allianz, HP, entre diversas outras.

É possível utilizar o seu produto mais novo, Liferay DXP, para montar a sua intranet, criar portais de fácil interação com o usuário e fazer integrações com outros sistemas caso seja necessário.

Como funcionam os produtos da Liferay?

Os produtos da Liferay funcionam com a política de End of Service Life (EoSL), fornecendo suporte para as versões em que foram realizadas as assinaturas, de acordo com o nível de subscrição do cliente.

A fase considerada Premium de suporte para um determinado produto da Liferay é o intervalo de tempo equivalente a 4 anos, a partir da primeira data de entrega do produto. Ou seja, a data em que a empresa disponibilizou, para licença ou venda, aquela versão do produto.

Durante essa fase, o cliente receberá suporte completo, de acordo com o seu nível de subscrição. Acesso ao Customer Portal da Liferay e a base completa de conhecimento dos seus produtos, bem como, acesso a todos os fixes e service packs consolidados para as suas versões e alerta de segurança para patches críticos.

Após o fim da fase Premium, inicia-se a fase Limitada de suporte do produto, durante três anos adicionais, possuindo os mesmos suportes anteriores, mas com um direcionamento do próprio suporte para realizar o upgrade para uma versão mais recente do produto, em caso de interesse do cliente.

Com a utilização dos produtos da Liferay, você abre um leque de opções para a sua empresa, com a Liferay Analytics Cloud, por exemplo, você monitora o comportamento de perfis de clientes e de usuários. Poderá também integrar com a plataforma de digital commerce da Liferay, e a responsividade do Liferay DXP permite que você desenvolva aplicativos nativos ou híbridos, proporcionando experiências mobiles únicas.


Conte com a Vertigo, única empresa Brasileira no topo da hierarquia de parceiros da Liferay para ajudá-lo a criar uma experiência digital incrível para seus clientes e parceiros! 

Entre em contato com a nossa equipe e agende uma demonstração ao vivo!

 

Preencha o formulário abaixo, converse com nossos especialistas e solicite uma demonstração ao vivo da ferramenta.

 

Se você ama tecnologia e gosta de se manter atualizado, inscreva-se no nosso blog!
Você também pode se interessar por...
contato

Vamos bater um papo?
Estamos aqui para te ajudar_