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Iniciando sua estratégia omnichannel

Novas tecnologias mudaram a forma como pessoas acessam informações e iniciam a sua estratégia omnichannel:

  • buscas no Google, em qualquer lugar, através de um smartphone;
  • redes sociais que facilitam recomendações entre amigos;
  • aplicativos diferentes que se comunicam através de parcerias.

Esses são exemplos das possibilidades que o mundo atual nos oferece, essas novidades também mudaram a forma como os consumidores fazem suas compras, e o conceito tradicional de comércio está cada vez mais sendo alterado.

Enquanto em décadas passadas era comum vermos propagandas na televisão vendendo produtos pelo telefone e comerciais que incitavam os clientes a visitarem as lojas, hoje essa realidade é muito mais interligada: clientes buscam produtos em e-commerces e fazem compras em lojas físicas, conhecem coisas novas na televisão e buscam na internet ou encontram o que procuram até mesmo através de recomendações nas redes sociais. Essa interação através de diferentes canais é chamada de omnichannel. 

Nesse post você vai descobrir como começar sua estratégia Omnichannel, e como o uso correto de tecnologias de API management podem auxiliar nesse processo. Acompanhe:

Começando sua estratégia omnichannel

Para começar a sua estratégia omnichannel você precisa entender o que é mais importante nesse processo:

criar uma integração consistente entre seus diferentes canais para gerar a melhor experiência possível para o cliente. 

Para que isso seja feito é necessário que ele, seu público, consiga transitar entre suas diferentes plataformas sem problemas, atingindo sempre o resultado esperado: poder comprar qualquer um dos seus produtos a qualquer hora, a partir de qualquer um desses canais, em qualquer lugar, com o preço mais baixo (se possível é claro) e através de um serviço de qualidade. Mas como começar a definir essa estratégia? Antes de mais nada você precisa saber algumas informações:

  • Quais são os canais mais usados pelo seu público;
  • Identificar seus principais problemas em canais digitais e como resolvê-los;
  • Estudar as formas de interação que mais se encaixam com o seu negócio;
  • Recolher dados e análises das compras feitas pelos seus consumidores na sua plataforma digital(e-commerce, programa de fidelidade, canal de consulta de dados e etc.)

Com essas informações em mãos, você consegue ter uma idéia melhor do caminho que deve ser seguido para começar a sua estratégia Omnichannel. Agora é necessário colocar esse processo em andamento e criar novas integrações, e que pode ser feito através de uma API, por exemplo, mas já vamos falar dela.

Criando a experiência omnichannel

Depois de entender como desenvolver a estratégia inicial, é necessário criar a experiência perfeita omnichannel para quem vai consumir o seu serviço. Para que isso seja possível você precisa dar alguns passos muito importantes:

  • Melhorar a experiência do consumidor nos canais onde ela precisa de melhorias, isso serve para igualar o serviço oferecido (faça a sua área de TI conversar com a sua área de Marketing);
  • Manter a identidade da marca em todos os seus canais;
  • Fazer uma ligação direta entre a sua loja física e o ecommerce/app móvel (divulgue essa interação, faça com que ele veja que comprar pelo canal digital é tão simples quanto que comprar em outros canais);
  • Fazer a ligação entre os sistemas usados (integre essas informações, comece a construir a visão única do seu cliente. Se ele comprar pelo ecommerce, app móvel ou pela loja, você saberá!)

Esses passos são importantes para que a sua marca consiga manter a identificação com o consumidor, e que independente do primeiro canal de contato dele com a sua marca, ele poderá esperar a mesma experiência em futuras interações e em canais diferentes. Em relação à ligação entre os sistemas e a conexão entre a loja física e a virtual, o uso de uma API pode ser a chave para o sucesso: é ela que vai ajudar a realizar toda essa integração e fazer com que seus sistemas funcionem juntos.

Como uma API ajuda a criar sua estratégia omnichannel

Uma API funciona como uma ponte: ela é feita para conseguir fazer com que um sistema ou canal se comunique com outro, e é graças a ela que temos integração de redes sociais com aplicativos no smartphone, lojas virtuais dentro de marketplaces, sistema de estoque de diferentes tipos de comércio integrados, além da própria existência da Internet das Coisas e soluções na nuvem. Da mesma forma que uma API pode conectar todos esses sistemas, ela também pode ajudar a integrar os diferentes canais do seu Negócio.

Plataformas de API management, como a da MulesoftWSO2, Oracle e outras buscam facilitar a gestão de APIs para deixar sua implantação mais simples. Essas ferramenta ajudam a captar a informações do seu público, que estão em diferentes Bancos de Dados e ERPs, para ajudar a entregar uma visão mais completa de quem é aquela pessoa através do que ela consome dentro do seu Negócio. A idéia é que a criação do seu Omnichannel e o processo de integração sejam mais rápidos e eficientes, e plataformas de API management conseguem alcançar esse objetivos trabalhando com aplicativos mobile, soluções na nuvem, controle de segurança, enquanto aproveitam a oferta de Big Data para ajudá-lo a analisar estratégias. 

Aproveite essas informações na hora de definir a sua estratégia omnichannel e atinja melhores resultados. Considere diferentes plataformas de API management para o seu negócio, buscando a que se encaixa melhor com as suas necessidades e que pode ajudar o seu negócio a crescer.

Conclusão

Omnichannel

Essa iniciativa tem 3 grandes objetivos:

  1. Deve estabelecer uma experiência comum para o cliente em todos os canais. A fim de conseguir isso, a equipe deve garantir integração entre os sistemas de back-end que possuem alguma interação com as informações de quem é aquele cliente.
  2. Deve facilitar soluções ágeis que são sensíveis às mudanças no negócio, ou seja, seja para modificar processos de negócios atuais ou criar novos negócios essas APIs devem ajudar nisso.
  3. Deve reduzir o tempo para disponibilizar novas solução de negócios para o seu público, seja ele interno ou externo. Para alcançar este objetivo a equipe deve garantir reúso pesado dessa solução baseada em APIs.

E você, está iniciando a sua estratégia Omnichannel e quer conversar sobre o seu projeto? Podemos te ajudar a desenhar essa solução e até a definir quais são as melhores plataformas para o seu negócio. Assine a nossa newsletter e nos mande o seu comentário. Aproveite para ler: 

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