As funcionalidades da Plataforma de Experiências Digitais Liferay DXP!

A Plataforma de Experiências Digitais de construção de portais, intranet e mobile apps da Liferay continua revolucionando operações de diversas empresas no Brasil e no mundo, possibilitando crescimento de negócios em inúmeros segmentos. Nós da Vertigo Tecnologia já acompanhamos de perto essas potencialidades, com o portal de utilidades Carioca Digital.

O Liferay DXP tem muitos recursos funcionais que redefinem o significado da palavra “customer experience”. Se você já conhecia a ferramenta, saiba que o que já era bom, ficou ainda melhor. Como nós do blog da Vertigo Tecnologia queremos deixar você sempre atualizado sobre tudo, elaboramos alguns pontos de destaque da nova versão. Confira abaixo!

O look and feel do Liferay DXP

O Liferay DXP não poupou esforços para melhorar a experiência do usuário. A organização das páginas, implementação de novas formas de utilização de conteúdo e aplicativos em uma página foram algumas das mudanças, que você confere com mais detalhes a seguir.

Novo tema padrão

O tema padrão para sites (conhecido como classic) foi atualizado para fornecer uma aparência moderna, mobile friendly, flat e muito limpa. A experiência do usuário e dos proprietários dos portais ficou muito melhor.

Decoração pré-definida para aplicação e conteúdo

Aumento das possibilidades de configuração do tema e da navegação através do administrador do site e não mais por um front-end developer.

Mobile SDK e Liferay Screens

O Liferay DXP oferece um SDK para iOS e Android, além do Liferay Screens, que é outra forma de se desenvolver experiências móveis nativas.

Melhoria na interação Usuário com a página

A mais nova versão da plataforma digital Liferay agora suporta @mentions para blog entries e melhorou a capacidade de comentar, para manter os usuários engajados. A nova autoria de blogs também fornece uma melhor experiência ao usuário.

Melhorias no Blog, Fórum e Wiki

Blog, Forum e Wiki também receberam melhorias incrementais focadas em incentivar o uso e o engajamento dos usuários.

Single Page Application

O Liferay DXP oferece a facilidade de converter automaticamente qualquer portlet em uma Single Page Application, também conhecido por SPA. Por exemplo, uma página com dois portlets é convertida em SPA. Isso trouxe uma melhoria expressiva no tempo de resposta das páginas, que foi drasticamente encurtado, caindo de 2 segundos para 0,7 segundos.

O tráfego de dados em um request passou de 1.300 KB para 67.9 KB. O número de requests caiu de 42 para 11. O SPA será aplicado a todos os portlets out of the Box. Apenas como informação, o Liferay DXP faz uso do AngularJS, que fornece recursos para construir SPAs.

liferay-dxp-construção

Novo Forms

O Liferay DXP inclui um novo aplicativo que permite definir e publicar formulários dinâmicos bastante avançados. Os formulários podem ter layouts complexos de várias colunas e ser multi-páginas. Eles podem ser publicados em qualquer site do Liferay, apenas colocando o formulário em uma página, ou no estilo do Google Forms, fornecendo um URL que vincule diretamente a um formulário de página inteira.

Muitos tipos de campos foram incluídos, mas há também a possibilidade de implantação de módulos personalizados. Os formulários também podem ser integrados ao sistema de workflow do Liferay para enviar formulários por meio de um processo previamente modelado.

Autoria de Conteúdo Otimizada

O Liferay DXP possui o novo editor WYSIWYG e o Alloy Editor. Além disso, algumas pequenas melhorias foram adicionadas, como a capacidade de organizar o conteúdo da Web em pastas. Os desenvolvedores também vão encontrar diferenças de conteúdo visual, na reutilização de estruturas de conteúdo e nos modelos em sites.

Geolocalização de qualquer conteúdo

O Liferay DXP fornece a capacidade de georeferenciar todo conteúdo da internet. Ele também é capaz de listar dados, documentos e mídias. Outra potencialidade é que ele proporciona é a de aproveitar o poder do Asset Publisher, que permite criar listas de conteúdo geolocalizado e publicá-las em um Mapa.

Staging melhorado para os cenários mais avançados

Publicar de Staging para Produção agora é tão fácil quanto clicar num botão. E para cenários de publicação mais avançados, agora é possível salvar configurações avançadas e reutilizá-las posteriormente para garantir publicações de sucesso todas as vezes.

Novo seletor de imagens, arquivos e mídias

O novo seletor de mídia do Liferay foi projetado para facilitar as operações mais corriqueiras. Além disso, é altamente extensível para que novas fontes de mídia, como Google, Flickr e YouTube, possam ser adicionadas a qualquer aplicativo usando o seletor.

Web Content Articles agora exigem Structure e Template

O web content article agora exige um Structure e Template padrão, que são chamados Basic Web Content. Eles foram adicionados ao escopo global do portal e podem ser modificados ou excluídos. Essa alteração oferece aos usuários a flexibilidade de modificar a estrutura e o modelo padrão.

Inicialização mais rápida

Para reduzir o tempo de inicialização da plataforma, o Liferay DXP removeu muitos portlets padrão, recursos e APIs associados como os módulos OSGi, o que reduziu o startup time e ainda permite que os clientes usem tudo isso sob demanda.

Suporte à OSGI

O suporte à OSGI faz com que possamos fazer hot deployment de pacotes, sem que a aplicação seja impactada. Outra vantagem é que é possível executar versões diferentes do mesmo aplicativo ao mesmo tempo.

Algumas alterações no Painel de Controle

As mudanças no painel de controle não foram muitas, o que é uma boa notícia para quem já utiliza a plataforma e não quer se perder na hora de utilizar a nova versão do produto.

Uma das mudanças foi o Dockbar do painel de controle, que foi substituído pelo botão do menu Liferay DXP, que está presente no lado esquerdo da página.

Algo bacana dessa versão é que o Liferay DXP permite que o usuário altere a aparência da página em apenas um clique.

Experimente o Liferay DXP!

Quem conhece a plataforma digital Liferay sabe que ela é interessantíssima e ela ficou ainda melhor! Os upgrades são de chamar a atenção.

A sua empresa já tem algum app, portal ou intranet em Liferay, mas ainda não estão tirando proveito do Liferay DXP? Podemos te ajudar! Recentemente fomos reconhecidos como Liferay Platinum Service Partner. A nossa expertise é garantida!

Clicando na imagem abaixo você tem acesso ao nosso material com 36 perguntas que irão te ajudar a contratar uma plataforma digital!

checklist-plataforma-digital

Você deseja ter uma visão um pouco mais técnica com relação a sua demanda por plataformas digitais? Talvez seja interessante falar com um de nossos especialistas. Clique no botão abaixo e agende um contato com nossos especialistas.

vertigo-contato