Como a Ipiranga amplificou o KM de Vantagens com uma estratégia de APIs

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Imagine você dono do maior programa de fidelidades do Brasil, porém com diversos clientes raivosos com a plataforma de utilização do serviço. Isso ocorria em 2014, quando começamos nosso relacionamento com a Ipiranga. Todos os problemas foram sanados com uma estratégia de APIs, conforme veremos adiante.

As queixas eram sobre muita lentidão na resposta das funcionalidades do programa. Além disso, era comum a impossibilidade de se realizar operações corriqueiras que se prestava a fazer, como a troca de pontos por produtos, consulta de pontos, entre outras. As equipes de tecnologia e de marketing ficavam de cabelos em pé!

Mas antes de prosseguirmos, vamos aprender um pouco sobre a Ipiranga.

Você conhece a Ipiranga e o KM de Vantangens?

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A Ipiranga está entre as maiores distribuidoras no Brasil, com mais de 7.800 postos voltados a atender às necessidades de seus clientes, desde combustíveis e lubrificantes a serviços de conveniência. Destes, 1.190 são Postos Ecoeficientes. Além disso, possui 79 bases e pools em todo o território nacional e cerca de 7 mil clientes empresariais de diversos segmentos.

A rede emprega, aproximadamente, 3 mil funcionários diretos; é líder no segmento de lojas de conveniência, com 2.300 lojas AM/PM; possui produtos de marca própria e uma linha diversificada de produtos lubrificantes para uso automotivo, industrial e marítimo; é detentora da maior rede de serviços automotivos do Brasil, o Jet Oil, com mais de 1.680 unidades; tem a maior rede de padarias do país, a Padaria am/pm, com 774 unidades; e o maior programa de fidelidade do Brasil, o Km de Vantagens, com mais de 25 milhões de participantes (dados de 2017).

O que é o KM de Vantagens?

O KM de Vantagens (KMV) é um programa de fidelidade inovador criado em 2009. A inscrição é gratuita e sempre que um afiliado abastece no Posto Ipiranga, informa seu CPF e ganha KMs, que é a “moeda” do programa. Após acumular KMs, o afiliado pode trocar os Kms que ganhou por descontos e benefícios nos Postos Ipiranga ou em centenas de parceiros como empresas aéreas, e-commerces, lojas físicas, arenas culturais e esportivas, entre outros.

Mas, afinal, qual era o problema?

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Em 2014, não fomos até o Posto Ipiranga pedir ajuda rs. Nós reunimos nosso time de técnicos para avaliar os problemas operacionais nas plataformas de acessos do KM de Vantangens, que eram uma preocupação para os líderes da Ipiranga. Muitos clientes que queriam usufruir desses serviço reclamavam constantemente do app e do site do programa, pois simplesmente não conseguiam realizar suas operações.

Conforme o problema persistia, mais e mais críticas ao programa e à Ipiranga ficavam evidentes. Como consequência, o número de afiliados não chegava ao esperado e não se conseguia crescer o número de transações como o desejado.

Tecnicamente falando, os acessos aos sistemas legados da Ipiranga não estavam preparados para serem acessados por mobile apps, uma vez que não expunham web APIs REST, mas sim Web services SOAP (versão 1.0 ainda!), o que dificultava em demasia o acesso e manuseio pelos apps e pelas “coisas”, como totens e bombas inteligentes, que já estavam em protótipo operacional em alguns postos da rede.

Eles queriam uma solução para esse problema, sabiam que passava por criar APIs, mas não tinham a ideia exata de que precisavam de um Gerenciador de API (API Manager) para controlar todo ciclo de vida.

Foi nesse momento que o destino da Ipiranga e da Vertigo se cruzaram… 🙂

Por que a Mulesoft?

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A Ipiranga iniciou sua busca por uma plataforma tecnológica que pudesse sarar as dores existentes, atendendo plenamente todas as necessidades técnicas e de negócio. Foi assim que chegaram até a Mulesoft e fizeram contato com eles.

Ao ser contatada pela Ipiranga, a Mulesoft imediatamente nos acionou para que executássemos o atendimento. Isso ocorreu devido a nossa expertise em projetos da mesma natureza, para grandes clientes como Oi/Brasil Telecom, Petrobras, B2W, etc. Sabiam que tínhamos musculatura para encarar um desafio desse porte.

Foi assim que, após uma vasta pesquisa de mercado e uma profunda avaliação técnica e funcional, composta por prova de conceito, apresentações executivas, sabatina técnica, acabaram optando pela plataforma Anypoint da Mulesoft, produto da empresa que somos parceiros oficiais desde 2012.

Os motivos da escolha foram:

  • Curva de aprendizagem suave para equipe técnica.
  • Rápido time-to-market para responder às novas demandas das áreas de negócio.
  • Solução aderente ao conceito de “TI Híbrida” (pronto para ser executado nos datacenters da Ipiranga ou na nuvem).

Como colaboramos com a Ipiranga?

Fomos contratados pela Ipiranga como parceiro estratégico para o projeto, atuando tanto como consultoria especializada em projetos de APIs e Integração, quanto para a Revenda Autorizada da Mulesoft.

Como Consultoria, a Vertigo atuou em várias frentes:

  • Realizando a montagem do ambiente operacional da plataforma Mulesoft, respeitando os requisitos não-funcionais de alta-disponibilidade e tolerância à falha que o cenário exigia.
  • Modelando, implementando, testando e documentando as APIs do KM de Vantagem.
  • Realizando “transferência de conhecimento” da tecnologia e das melhores práticas para a equipe técnica da Ipiranga.
  • Realizando sustentação sob-demanda do ambiente operacional Mulesoft da Ipiranga e seus ativos.

Como Revenda Autorizada, nós realizamos todo o processo de “Fullfilment” e  “Order to Cash” entre a Ipiranga e a Mulesoft Inc., garantindo que todas as obrigações e SLAs requeridos pela Ipiranga estivessem presentes em contrato e fossem integralmente respeitados.

A estratégia de APIs

Traçamos a quatro mãos um plano estratégico e assim decidimos criar uma Estratégia de APIs para a Ipiranga Petróleo. Esse movimento consistiu em:

1) Criação de um Portal de Desenvolvedores (API Portal), onde todas as informações técnicas e de negócio das APIs estão expostas para os desenvolvedores de aplicações consumidoras;

2) Criação de várias APIs modeladas, implementadas e em franca utilização por outras soluções de negócio;

3) Implantação de uma visão Analítica de todos os acessos, API calls e eventos de negócio relevantes para rápida tomada de decisão.

Os resultados positivos não demoraram muito para aparecer. Veja só!

O salto do KM de Vantagens

O diagnóstico e a operação foram precisos. O processo durou ao todo 5 meses.

De acordo com a Ipiranga, o número de afiliados no programa em 2014 era de 13 milhões. Em 2017, quando houve o último levantamento, já ultrapassavam os 25 milhões. Um aumento de cerca de 90%.

O volume de APIs calls na plataforma foi algo que também chamou a atenção. Analisando métricas do Mulesoft Anypoint percebemos que de Janeiro/2015 até Março/2018 foram processados mais de 190 Milhões de API calls. E esse volume só cresce diariamente!

A Estratégia de APIs da Ipiranga Petróleo permitiu que eles decolassem com a iniciativa Mobile da Ipiranga com diversos projetos de mobilidade. Podemos citar o “KM de Vantagens”, “ConectCar” e o “AbasteceAi”.

O bom resultado permitiu também ir muito além dos projetos de mobilidade citados acima. As APIs permitiram padronizar e ampliar a comunicação com as mais de 200 empresas parceiras do programa KM de Vantagens.

Tenha você também uma história conosco!

Nossa experiência em diversos projetos da mesma natureza os levaram a redesenhar inúmeras práticas da equipe técnica, aportando novas tecnologias e ferramentas para o processo de desenvolvimento utilizado. Foi (e é) assim nossa história com a Ipiranga e o KM de Vantagens.

Nós da Vertigo Tecnologia e a sua empresa também podemos construir uma juntos!

Você já conhece nossos serviços? Promovemos aceleração digital em quatro frentes, sendo elas:

  • plataformas digitais
  • Integração de sistemas e gerenciamento de API
  • Gestão de performance digital
  • DevOps

Está precisando de alguma delas? Temos um excelente time de especialistas que com certeza vai lhe indicar uma solução! Basta clicar na imagem abaixo!

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