preloader

Dia Internacional da Mulher: conheça a trajetória e a superação de colaboradoras da Vertigo

dia-internacional-da-mulher

O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março e a data comemorativa simboliza a luta das mulheres para obterem igualdade em meio a uma sociedade estruturalmente machista. Além disso, representa um marco na luta feminina por respeito, condições de trabalho iguais às dos homens e o combate à violência contra a mulher.

Perguntamos para algumas de nossas colaboradoras como é ser mulher dentro do mercado de tecnologia, que é majoritariamente composto por homens, assim como as maiores dificuldades que elas enfrentaram para chegar na posição atual de suas carreiras.

Ao final, também pedimos para que deixassem uma mensagem para todas as mulheres que desejam ingressar no mercado de trabalho.

Confira abaixo um pouco das histórias que representam as mulheres da Vertigo e tantas outras que nos enchem tanto de orgulho.

Depoimentos colaboradoras da Vertigo

 

Nome: Claudia Mere 

Função: Coordenadora de Projetos 

Área: Delivery 

“Ser um líder atualmente significa estar engajado com valores e metas que tenham impacto positivo para o negócio da empresa e para a sociedade.

O movimento B-Corps e a Certificação B são iniciativas que atendem aos mais altos padrões de desempenho social e ambiental, a critérios de transparência e de responsabilidade legal em equilibrar lucro e propósito. A Certificação como Empresa B é uma forma de reconhecer as qualidades de um produto ou serviço, e é uma avaliação que mensura e acompanha a evolução das empresas na direção de gerar impacto positivo, em cinco dimensões: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente.

Isto é uma mostra de que mais do que nunca o mercado busca por soluções e serviços de empresas que combatem a discriminação e que entrega valor com visão humanista e desapegada de certas características e preconceitos. Uma empresa que se preocupa com seu pessoal, clientes e meio ambiente têm mais probabilidade de superar seus pares do que outra que não investe e não está em conformidade com esta visão de negócio.

Apesar da área de tecnologia ser majoritariamente composta por lideranças masculinas sinto que meu papel é o de ser protagonista, ser consciente do potencial e reconhecer as oportunidades e, com responsabilidade e humildade, continuar a trilhar o caminho que escolhi.

Aqui na Vertigo, vivenciamos cotidianamente os valores da empresa, trabalhamos com excelência para gerar impacto positivo para nossos clientes e a sociedade, com respeito e empoderamento. A Vertigo promove um ambiente de trabalho seguro, tranquilo e nos dá as ferramentas para nosso crescimento pessoal e profissional.

Apesar dos obstáculos, não faltam exemplos de mulheres que enfrentaram o desafio e provam que lugar de mulher é na TI. Exemplos, temos vários, Marissa Mayer, cientista da computação que ocupou posições estratégicas de liderança no Google e no Yahoo! Ginni Rometty, CEO da IBM, e Sheryl Sandberg, COO do Facebook ou ainda, Augusta Ada Byron, Condessa de Lovelace, que foi uma das responsáveis pelo computador que temos hoje.

Todas ajudamos a montar um cenário positivo para o futuro. A tecnologia está cada vez mais interativa, mais comunicativa e mais focada nas relações interpessoais e as mulheres têm muito a aportar nestes quesitos. Este mercado também é feminino!

A TI ainda é uma área predominantemente masculina, principalmente, em cargos elevados.  As mulheres representam apenas 20% dos profissionais de tecnologia no Brasil, mesmo que nos últimos cinco anos o crescimento das mulheres na área de TI tenha aumentado 60%, passando de cerca de 28 mil para quase 45 mil em 2019 (Caged).

Nos diferentes grupos e organizações os atritos e desconfortos ainda existem, podendo-se encontrar no dia a dia situações identificadas como gaslighting, mansplaining, manterrupting e bropriating. Se a isto somamos, a desigualdade salarial (com proposta bem abaixo do padrão mesmo com a experiência adquirida) e o ageismo (que para a mulher acontece mais cedo), vemos que o caminho a trilhar ainda é grande, mas há muitas empresas participando de iniciativas e fóruns de conscientização para melhorias de processos internos.”


Nome: Fernanda Araujo 

Função: Coordenadora de Projetos 

Área: RNP

“Comecei minha trajetória na área de TI um pouco por acaso, há exatos 20 anos fui contratada para ser atendente de telemarketing em uma empresa de tecnologia. Em um primeiro momento utilizava a tecnologia somente como ferramenta de trabalho, mas não passou muito tempo para eu me encantar por essa área e buscar mais conhecimento!

Fui conquistando posições de liderança e em um determinado momento me vi liderando mais de 1500 colaboradores.

Em um mercado onde a maioria dos profissionais são homens, acredito que a dentro da fórmula mágica para se destacar temos a capacitação, dedicação, uma boa comunicação e empatia!

Se você que está lendo essa mensagem é mulher e tem interesse em entrar nesse mercado, não sinta receio, a tecnologia também é o nosso lugar.”

 


Nome: Cristiane Portugal

Função: Gerente de Projetos 

Área: RNP

“Bem, me lembro que há mais de 20 anos atrás, de fato era mais complicado. Os homens nos viam mais para atividades de organização de processos, qualidade e gestão de projetos. De fato, a maioria das mulheres possuem na veia o ser “controladora” o que ajuda em muito no desenvolvimento dessas atividades. Mas vejo que hoje, a mulher já conquistou o seu lugar, seja em qual atividade de tecnologia esteja infiltrada.

Não posso reclamar muito, sempre fui muito bem tratada por onde passei e creio que em alguns momentos, aconteceram resistência muito mais por conta da pouca idade e da muita responsabilidade na época.

Venham para a área de TI sem medo, porque o seu lugar já é seu!”

 

 


Nome: Jessica Silva

Função: Coordenadora de Projetos

Área: Delivery 

“Ser mulher já é um grande desafio, agora ser líder dentro do mercado de tecnologia se torna ainda maior.

Meu maior desafio aconteceu quando era recém-formada, onde precisei assumir o gerenciamento de um projeto em fase inicial. Durante esse período enfrentei muitos desafios como conflitos do projeto, da equipe e com os clientes.

Mas, o mais importante foi ver o projeto desenvolvido com sucesso e ter tido um grande reconhecimento pelos meus líderes.

Meu maior desejo é que nós mulheres possamos alcançar grandes cargos no mercado de tecnologia, que possamos quebrar paradigmas e preconceitos cada dia mais.”


Nome: Lizandra Duarte 

Função: Coordenadora de Projetos

Área: Delivery 

“Não me surpreende que majoritariamente as profissões relacionadas à área de tecnologia da informação são compostas pelo perfil masculino. No meu ponto de vista esse relacionamento está totalmente voltado à cultura em que historicamente as mulheres fizeram a sociedade avançar ao longo do tempo na política, na ciência, nos esportes, nas artes e outras áreas. De modo geral, as mulheres têm lutado para conquistar respeito, espaço e cavar oportunidades neste amplo mercado de trabalho voltado a tecnologia da informação.

A área de tecnologia necessita de muita dedicação, devido à alta velocidade dos avanços tecnológicos, além de muitas horas de trabalho e muito tempo de estudo. Tornando tudo um grande desafio na gestão de tempo entre todas as responsabilidades que nós mulheres nos propomos a ter.

Analisando brevemente a minha jornada neste desafio, a maior dificuldade que enfrentei foi a insegurança, o medo de não conseguir, o medo de não atender às expectativas do time, sim do time.  Não me recordo de ter recebido nenhum preconceito por ser mulher nas empresas onde atuei. O meu objetivo sempre foi ser reconhecida por ser uma boa profissional, eu concorro apenas comigo, com meus medos, minhas inseguranças, frustrações e meus sonhos.

Sempre procurei ter objetivos claros na minha carreira, focando em ser uma profissional melhor, mais capacitada. Como? Reconhecendo e visualizando os erros nos projetos que atuei, sempre mitigando cada um deles e mais importante aplicando o aprendizado nos projetos e desafios seguintes, ou seja, aprendendo cada vez mais. Não posso esquecer de pontuar aqui a importância da parceria entre times, pares, fornecedores e donos de projetos, essa parceria foi essencial para meu crescimento e evolução.

Talvez nem todas as colegas de profissão tiveram essa mesma “sorte”, pois sabemos o tamanho do desafio e preconceitos de ser mulher e atuar nesta área, podemos também ver as situações por perspectivas diferentes e achar que nada está mudando ou olhar para frente e para os lados e ver quantos passos foram dados e quantos passos dependem apenas de nós mesmas.

Quando agimos fora da nossa zona de conforto, com certeza o crescimento, a satisfação e o bem-estar atraem a possibilidade de novas oportunidades.”


Nome: Priscila Madeira 

Função: Diretora de Operações

Área: Delivery 

“Sempre trabalhei desde o início da minha carreira em ambientes majoritariamente masculinos. Comecei a trabalhar há mais de 20 anos no mercado de tecnologia e me concentrei desde o início em mostrar minha competência. Com isso conquistei confiança no meu trabalho e meu espaço no mercado. Ao mesmo tempo, estudo muito para me manter atualizada, pois o mercado de tecnologia é muito dinâmico e exige atualização constante para o crescimento profissional.

A relação com os homens sempre foi de parceria, com foco no trabalho e nos objetivos a serem atingidos, mas ao mesmo tempo sem deixar de lado a leveza, alegria e descontração que fazem parte da minha personalidade. Sempre busco respeitar o espaço do outro e ao mesmo não deixo que limites sejam ultrapassados. Respeito é o pilar fundamental de qualquer relação.

Após essa longa jornada de mais de 20 anos mundo corporativo e no mercado de tecnologia, posso afirmar que um contexto diverso (diferentes gêneros, faixas etárias, culturas, profissões, crenças…) contribui muito a obtenção de melhores resultados.

No início da minha carreira tive que me adaptar ao comportamento masculino para mitigar o estereótipo de ser mulher na tecnologia, o que não foi difícil para mim.  Houve ao longo do tempo, algumas ocasiões em que me deparei com comentários ou situações machistas, mas nunca me deixei abalar e que tivesse algum significado importante, meu foco e atenção sempre estiveram em desempenhar meu trabalho com qualidade e contribuir com o que posso agregar.

No geral as maiores dificuldades não foram ligadas a diferenças de gêneros, trabalhar com tecnologia significa estar cercada por uma diversidade de tecnologias e desafios constantes, é preciso ter determinação, criatividade e conhecimento para gerar resultados.

É um mercado muito promissor onde há muita oportunidade de emprego.

Trabalhar com tecnologia significa estar apta a lidar com constantes desafios constantes e volatilidade do mercado.

Aproveitem ao máximo as oportunidades de aprendizado, muitas empresas estão incentivando profissionais do sexo feminino, vemos eventos dedicado às mulheres dando espaço para o universo feminino ganhar destaque no mundo da tecnologia. As mulheres tem como característica serem meticulosas, cuidadosas e criativas para resolver problemas que são qualidades essenciais para quem trabalha com TI.”


Nome: Daniela Barros  

Função: Gerente de Projetos

Área: Delivery

“Comecei a estagiar muito nova, numa época em que poucas mulheres escolhiam a carreira de TI. Por alguns anos, fui a única mulher no meu setor. Mulher, jovem e estagiária, logo cedo aprendi a lidar com o “assédio velado” e percebi que precisava me posicionar de igual para igual para ser aceita e respeitada. Aos poucos, fui provando minha capacidade profissional, desenvolvendo minhas competências e conquistando meu espaço. Costumo dizer que grande parte da profissional que sou hoje foi construída naqueles anos, pois apesar da tecnologia da época estar ultrapassada, o aprendizado que eu tive é eterno e direcionou a minha carreira.

Para as mulheres, cada nova oportunidade de trabalho é um novo desafio, pois sempre precisamos provar o quanto somos capazes. O preconceito conosco acontece de várias formas, pois a mulher é mãe, é filha, é esposa e tem muitas coisas para se ocupar. Parece antiquado, mas eu vi amigas ouvirem reclamações devido ao tempo da licença maternidade ou serem taxadas de “terem problema com os filhos”.

Por isso, sempre procurei estar cercada de pessoas incríveis, de bons exemplos e relações construtivas. Algumas vezes, não aconteceu dessa forma e eu precisei saber que era a hora de mudar e procurar outro lugar.

É assim que a gente cresce profissionalmente, com competência, confiança e reconhecimento, mas também com escolhas e posicionamento.

Ao longo desses anos, descobri que eu poderia aproveitar o melhor dos recursos que nós mulheres temos, sendo sensível quando é preciso e sendo forte quando é necessário. Nós não precisamos nos transformar em algo que não somos para conquistar espaço num universo tipicamente masculino. Nós já temos o nosso espaço garantido para manter o equilíbrio dessa balança, precisam de nós. O segredo é saber encontrar o seu lugar.”


Nome: Priscila Bacelar

Função: Especialista em Recursos Humanos

Área: Gente e Gestão

Como mulher e líder dentro do time de Gente, que é geralmente maioria mulheres, vejo que meu papel dentro do mercado de tecnologia é incentivar e trabalhar cada vez mais para gerar os espaços para as mulheres. Aqui me sinto respeitada e ouvida, e como parte do time busco gerar cada vez mais espaços para mulheres dentro dessa realidade.

Eu sempre fui uma pessoa muito sensível e em alguns momentos na minha carreira percebi um preconceito ligado a isso, como se precisasse ceder demais ou ser boazinha. Nesses momentos, foi um desafio mostrar que não era isso sem perder essa característica que é importante para mim. Confesso que em determinados momentos essa perda aconteceu, mas a maturidade, a troca com outras mulheres e trabalhar em empresas que respeitam isso vem me mostrando um caminho de atuação profissional.

Não perca suas características para se encaixar, use elas ao seu favor para alcançar aquilo que busca.”

 


 

Você é mulher e quer fazer parte do nosso time?

Somos um time que respeita as individualidades de cada um e acreditamos que todos têm a mesma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

Veja a nossa a pagina de carreiras e se candidate para aquela vaga que atende o seu perfil, vamos adorar conversar e ter você em nossa equipe!

Se você ama tecnologia e gosta de se manter atualizado, inscreva-se no nosso blog!
Você também pode se interessar por...
contato

Vamos bater um papo?
Estamos aqui para te ajudar_