Datas comemorativas: como garantir a boa performance do seu site

Datas comemorativas: como garantir a boa performance do seu site

O comércio online já é sólido em praticamente todo o mundo e as pessoas estão cada vez mais confortáveis e seguras com as compras pela internet. Há alguns anos, o e-commerce era quase uma exclusividade das pessoas mais jovens, mas hoje não existem mais limites e diversos perfis distintos consomem produtos e serviços, regularmente, do ambiente digital.

Diversos fatores contribuíram para essa democratização dos serviços online, mas vamos abordar o impacto que a celebração de datas comemorativas, trouxe para esse aumento. Nessas ocasiões, o volume de vendas aumenta bastante para diversas empresas e quem não estiver preparada para isso pode além de deixar de vender, ter prejuízos e até perder clientes quem eram fieis a marca. Quer descobrir como garantir a boa performance do seu site em datas comemorativas? Elencamos alguns itens que são importantes!

Invista na velocidade de carregamento

O fator velocidade do seu e-commerce é um dos principais pontos para o aumento da conversão e isso não muda nas datas comemorativas. Acredite: poucos segundos na sua loja virtual equivalem a horas numa loja física, pois a tomada de decisão no mundo online é muito mais rápida e quase instantânea.

Os plug-ins, por exemplo, são verdadeiros vilões do carregamento rápido. Fique atento aos que você possui no seu negócio e instale apenas os essenciais (desinstale aqueles que não estão em uso há muito tempo). As imagens também são importantes, mas dependendo da quantidade, elas podem ser responsáveis por mais da metade do tráfego do seu endereço. Considere usar serviços que reduzem o tamanho delas sem perder qualidade.

Evite os erros

Um dos pontos primordiais para que seu site tenha uma boa performance em datas comemorativas é contar com profissionais capacitados para evitar ao máximo qualquer tipo de erro. Essas ocasiões acabam proporcionando muitas mudanças na página, produtos e promoções, além de aumentar consideravelmente o número de acessos.

Por isso, o ideal é não apenas ter um plano de contingência com sua equipe, mas também garantir que seus funcionários testem o site exaustivamente. Certifique-se de que todas as páginas, aplicações e links sejam sabatinados, analisados e medidos por seus colaboradores tantas vezes quanto isso for possível, de preferência bem antes dos dias de maior volume de vendas.

Fuja de redirecionamentos em excesso

Muitos redirecionamentos podem resultar uma primeira impressão ruim por parte dos compradores: fuja deles. Uma coisa comum aos sites de varejo é o uso excessivo de redirecionamentos HTTP, por exemplo.

Em algumas ocasiões o administrador do seu endereço virtual – que também cuida de seu SEO – precisa redirecionar o acesso do site a outra página e isso é inevitável, mas o fato é que o exagero desse recurso torna o ambiente pouco prático e menos atrativo para o usuário. Evite esse problema tanto quanto puder.

Tenha as ferramentas certas

Outro ponto essencial para que seu e-commerce consiga bons resultados nas datas comemorativas é possuir o conjunto de ferramentas certas para ajudá-lo nessa empreitada. Quando as coisas vão mal para um site, é indispensável que as equipes consigam obter os dados corretos rapidamente para que assim compreendam o que está acontecendo.

Ferramentas de diagnóstico, que analisam as requisições feitas pelo seu e-commerce (imagens, scripts, recursos externos, vídeos, ajax, etc.), podem gerar relatórios úteis de todos os arquivos do seu site, mostrando o momento em que eles foram requisitados, quanto tempo o servidor levou para responder, o período de carregamento e a finalização da requisição.

Dessa forma é possível identificar gargalos no desempenho que não seriam notados, como arquivos pesados, servidores lentos, scripts externos, links quebrados, entre outros. Seus colaboradores precisam de uma estratégia comum a todos na organização, que englobe as operações, o desenvolvimento, os testes, as aplicações e que permitam entender e tratar com precisão a causa raiz do problema.

Essas são algumas formas de garantir a boa performance do seu site em datas comemorativas. Gostou do conteúdo? Quer receber mais informações como essa em primeira mão? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!

 


Canais

Assine a nossa newsletter:
   

Av. Rio Branco, 151, sala 1002 – Centro
Rio de Janeiro -  RJ - Brasil - CEP 20040-911
+55 (21) 2232-0123