Como utilizar DevOps para aumentar a produtividade do seu time de TI

Como-devops-pode-me-ajudar

Dar agilidade nas entregas das demandas que ocorrem entre os profissionais da Tecnologia da Informação. Esse é um dos principais objetivos do DevOps. A prática vem para otimizar o trabalho de desenvolvedores de software e profissionais de operação e infra.

É assim, com profissionais de desenvolvimento e infraestrutura trabalhando com objetivos em comum, que os resultados são atingidos para cada projeto que o setor de TI entrega.

Nesse artigo você vai conhecer como utilizar o DevOps para aumentar a produtividade do seu time de TI. Confira e boa leitura!

DevOps possibilita maior frequência de entrega em produção e redução de erros

Diferente dos modelos tradicionais, onde os profissionais trabalhavam de maneira a conflitar os interesses entre as equipes, DevOps vem para harmonizar o trabalho na TI de uma empresa. Isto porque a integração e a comunicação entre os desenvolvedores de software e os operacionais de infraestrutura ficam mais fluidas.

Por meio de ferramentas, confiança e o compartilhamento de responsabilidades, DevOps tornou possível entregar demandas de forma constante e organizada. Assim, ocorre uma frequência maior de produção e entrega, com uma chance menor de os profissionais cometerem erros. Isso ocorre devido aos testes automatizados, proporcionados por várias ferramentas, como Jenkins e Hudson.

Grandes empresas de todo o mundo utilizam essa tecnologia, como o Facebook, Spotify, Walmart e Netflix.

Os 4 eixos do DevOps

DevOps pode ser caracterizado por meio de 4 eixos: cultura, automação, avaliação e compartilhamento. Esses eixos são segmentos assim:

Cultura

Com a mudança de cultura não apenas os times se tornam mais colaborativos, mas as novas atribuições e ferramentas empoderam as equipes de projetos, dando fim aos atritos de equipes.

Com essa mudança de comportamento, ocorre uma relação saudável entre as áreas em prol de um objetivo em comum: melhorar as entregas.

Automação

Por meio do DevOps é possível automatizar toda a esteira de entrega de um projeto até a produção, disponibilizando novas funcionalidades de um sistema várias vezes por dia, com controle e monitoramento. Antes, os profissionais de TI perdiam muito tempo se preocupando com diversos entraves técnicos e burocráticos para realizar uma entrega. Com o DevOps não há essa necessidade, já que os releases precisam passar por diversos testes antes de serem entregues.

Agora, os profissionais têm um controle maior e podem monitorar para saber se tudo está correndo conforme o planejado. A preocupação máxima é com o código.

Avaliação

Com o DevOps é possível ainda analisar os resultados e ver onde estão possíveis erros, fazendo com que as melhorias sejam feitas com agilidade.

Dessa forma, é possível perceber como está o funcionamento de uma aplicação, fazendo diversos tipos de medição, com os mais variados tipos de testes.

Compartilhamento

Como já dito, DevOps permite uma boa comunicação entre a equipe, sendo possível dar feedbacks, otimizando o trabalho dos profissionais.

Como o DevOps vai aumentar a produtividade do seu time de TI

Os projetos de TI serão feitos em um tempo menor

Com DevOps as ferramentas de compartilhamento e engajamento são essenciais, fazendo com que a produção seja mais eficiente.  Dessa forma, o tempo para desenvolver um projeto de TI se torna menor.

Melhor aproveitamento de recursos e processos

Como os profissionais deixarão de trabalhar isolados, a necessidade de refazer o trabalho ou reajustar será minimizada.

Isso porque todos trabalham integrados, assim, o esforço de entrega será reduzido, sendo possível aproveitar melhor os recursos e processos.

Intervenção proativa

Como o time inteiro está envolvido no mesmo projeto, será possível dar opiniões de forma e solucionar problemas mais rapidamente.

Com essa intervenção proativa, os custos e o tempo gasto serão otimizados, visto que as falhas podem ser identificadas com maior rapidez. Isso acontece porque, ao invés de os profissionais entregarem o projeto todo de uma vez, eles trabalharão com foco nas pequenas entregas.

É possível concluir que o DevOps vem para transformar o mundo da TI, operando mudanças e integrando os objetivos em comum dos profissionais de desenvolvimento e operações.

Além disso, com DevOps é necessário que as empresas invistam em conhecimento e atualizações constantemente para que os projetos sejam cada vez mais eficientes.

Fique por dentro dos artigos do nosso blog e assine nossa newsletter. Para isso, basta você rolar essa página até embaixo. Fique a vontade também para comentar abaixo e em nossas redes sociais. Temos um material para você! Clicando na imagem abaixo você confere as potencialidades do Docker EE e ainda vê um super case da seguradora MetLife. Boa proveito!

Reduza custos de TI

Até mais!

André Fernandes
André Fernandes
Vertigo Founder & CTIO, disrupting things for fun.