Como o DevOps pode ajudar na aceleração da transformação digital em meio a pandemia do coronavírus?

Por: Felipe Cortês

Em meio a pandemia do coronavírus, as empresas estão passando por vários problemas, sendo a maioria deles no meio digital. Antes, o que era remediado, hoje custa caro: a transformação digital dentro das empresas já era fundamental e, agora, se torna obrigatório. Um dos pilares de se transformar empresas digitalmente é o DevOps.

O DevOps desempenha um papel fundamental na transformação digital, causando impactos diretos no crescimento das empresas e na qualidade dos sistemas desenvolvidos. Alguns dos benefícios que o DevOps proporciona são:

  1. Otimização de processos

O DevOps facilita os processos. fazendo o trabalho fluir de maneira mais rápida e produtiva. Essa otimização aumenta a produtividade e a performance das equipes.

  1. Melhora na qualidade

O objetivo do DevOps é fazer com que as equipes se comuniquem melhor e compreendam que novos processos, sem fricção, são viáveis para atingir um único objetivo, viabilizando  novos processos e impactando diretamente na melhora da qualidade dos projetos.

Inscreva-se no nosso blog para ser informado quando publicarmos mais conteúdos como este


3. Automação dos processos e metodologias

No DevOps, automatizar processos e metodologias leva à eliminação do retrabalho, as equipes têm mais tempo para buscar melhoria contínua e inovações na empresa, além de reduzir drasticamente o tempo de resolução, caso aconteça algum imprevisto.

  1. Aumento da motivação

Manter os colaboradores motivados é fundamental para o crescimento de uma empresa. O DevOps cria um ambiente propício para o desenvolvimento constante, feedbacks, e incentivo da colaboração, havendo, assim, uma integração dos grupos e mais facilidade na solução de problemas. 

Com todos esses benefícios, você deve estar pensando: “Que ferramenta incrível!”. Bom, o DevOps não é apenas uma ferramenta, tampouco um produto: é prioritariamente uma cultura. A cultura Devops traz todos os benefícios citados, mas para isso a adesão organizacional é fundamental.

Conclusão

Em tempos de pandemia, onde o home office e o uso da internet aumentaram consideravelmente, as entregas mais ágeis e seguras nunca foram tão importantes.

Ter times integrados, que mantenham o seu negócio funcionando, mesmo que a distância, é de suma importância para que o cliente continue acreditando na sua empresa, e para isso, é necessário contar com soluções assertivas.

A Vertigo tem uma equipe de consultores especializados para habilitar a transformação digital com DevOps que a sua empresa precisa. Fale com os nossos especialistas

“Não automatize um processo ruim, você acaba com um processo ruim automatizado” – DOES 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *