Como Kubernetes pode reduzir a complexidade da nuvem

Graças a contribuições da comunidade de código aberto, o uso do Kubernetes floresceu. Tamanha é sua popularidade que alguns profissionais afirmam que toda empresa deveria utilizá-lo. Mas, qual é o apelo do Kubernetes e por que ele se tornou tão popular?

O Kubernetes tem amplos recursos, o que agrega poder e complexidade. Isso pode ser opressor e um verdadeiro entrave para quem está começando a utilizá-lo. Nesse momento alguns questionamentos surgem:

 

É complicado?

Pilotar um jato de última geração traz muita responsabilidade. Se você nunca fez mais do que jogar um simulador de voo isso pode ser totalmente assustador.

 

Está pronto para produção?

Todo mundo está falando sobre o Kubernetes atualmente, mas ele só surgiu de verdade no mercado corporativo nos últimos anos. Muitas empresas têm o hábito de não ser “early adopter”, ou seja, considerar a pronta adoção de um lançamento, porque preferem esperar para conhecer todas as novas tecnologias ou até mesmo aprender com os erros e problemas dos outros. Desta forma, criar uma implantação do Kubernetes por conta própria significa resolver problemas desafiadores sem suporte empresarial ou até mesmo da comunidade técnica.

 

Tenho as pessoas e as habilidades necessárias? 

A maioria das equipes de TI ainda está começando a aprender a manipular o Kubernetes. Se for o seu caso, significa que você precisará contratar profissionais com a devida experiência.

 

Automatiza e substitui meu trabalho em TI?

O Kubernetes automatiza muitas tarefas vinculadas à infraestrutura da aplicação e permite que os desenvolvedores e as equipes de DevOps tratem a infraestrutura como código.

 

É apenas uma moda passageira?

Algumas abordagens de tecnologia tiveram um breve momento de grande atenção, mas desapareceram na obscuridade. O Kubernetes é popular agora, mas será daqui a 5 anos?

Apesar destes questionamentos, as vantagens do Kubernetes são múltiplas, incluindo maior produtividade, escalonamento, automação e configuração, entre outros. Neste artigo, vamos nos concentrar no benefício que o Kubernetes traz ao reduzir a complexidade da nuvem. Boa leitura!

 

Desafios do monitoramento multicloud

Embora muitas empresas tenham migrado para a nuvem por causa de sua visibilidade aprimorada, monitorar multicloud pode ser um desafio, afinal a adaptação de ferramentas específicas torna o gerenciamento da infraestrutura mais complexo do que o necessário.

No entanto, os provedores estão ajudando a resolver esses problemas. Por exemplo, o Docker Enterprise moderniza suas aplicações e facilita a migração para a nuvem. Além disso, promove a aceleração da entrega de novas tecnologias, aumenta os níveis de segurança ponta a ponta e reduz o custo da operação de TI com a plataforma ideal para a implantação de DevOps.

Com a implementação desta solução, sua organização terá adotado medidas adicionais para aumentar a segurança ao utilizar ferramentas para medir e analisar dados de várias nuvens, além de uma equipe disponível que responderá rapidamente às ameaças.

 

Aceleração do seu negócio

Ao fazer um novo investimento em tecnologia, uma das questões mais importantes é como isso será viável a longo prazo. Embora não haja garantias, as organizações têm motivos para estabelecer confiança na viabilidade de Kubernetes a longo prazo, são eles:

  • Todos os principais provedores de nuvem pública e privada oferecem suporte ao Kubernetes; 
  • Apresenta forte desenvolvimento com novos produtos sendo lançados regularmente;
  • Possui uma comunidade de código aberto de apoio, além de desenvolvedores e investidores de negócios que continuam agregando valor;
  • Fornece software future proof;
  • Resiliente, pois fornece disponibilidade e escalabilidade.

 

Oferece mais segurança

Embora tenha várias vantagens, Kubernetes pode ter alguns desafios de segurança, como comprometimento do contêiner e ataques à infraestrutura. No entanto, existem vários recursos de segurança integrados para amenizar essas preocupações.

Seus stacks são protegidos com uma seleção abrangente de segurança, incluindo criptografia automatizada, registros privados, políticas de isolamento e varredura. As organizações também podem gerir políticas de segurança de pod, Transport Layer Security, autorização e autenticação de API, bem como acesso restrito a outros clusters seguros.

Além disso, há soluções de segurança disponíveis, como o Vault, ferramenta da Hashicorp utilizada pela Vertigo em projetos nos quais foi necessário adotar para segurança adicional ou atender a necessidades específicas.

O Vault controla rigidamente o acesso a segredos e chaves de criptografia por meio da autenticação em fontes de identidade confiáveis, como Kubernetes, por exemplo. Assim, permite a autorização granular de quais usuários e aplicações têm permissão para acessar segredos e chaves.

 

Razões pelas quais você pode começar a usar o Kubernetes hoje

Não precisa ser complicado

Ferramentas como o Docker facilitam a integração e o uso do Kubernetes para as operações, permitindo que as equipes de desenvolvimento e operações usem como plataforma de orquestração padrão.

Você pode começar sem saber tudo

Você não precisa de conhecimento detalhado ou certificações para começar. O Docker fornece uma configuração altamente disponível e segura do Kubernetes pronto para uso e apresenta os controles e recursos de que você precisa. Conforme as habilidades de sua equipe aumentam, eles podem ter controle total sobre as configurações e definições avançadas.

Ajuda as equipes de operações a crescerem profissionalmente

O Kubernetes ajuda a expandir a função das operações de TI em uma organização. Com o Kubernetes e a Docker, você pode fornecer uma plataforma completa para seus desenvolvedores e que funciona em qualquer máquina ou nuvem.

O Kubernetes possui um ecossistema maduro

Todos os principais provedores de nuvem oferecem suporte ao Kubernetes. Centenas de soluções, desde armazenamento, infraestrutura, monitoramento e alerta até segurança, IoT e IA.

 

Conclusão

O uso de Kubernetes está crescendo e suas vantagens são claras. As organizações podem se beneficiar da integração entre segurança e um gerenciamento facilitado de multicloud, ao mesmo tempo, em que preparam seus negócios para o futuro. Isso, junto com outros benefícios que incluem automação, produtividade e escalonamento aprimorados.

Se você está pensando em usar Kubernetes, encare este artigo como um sinal para começar! Como o principal parceiro Mirantis no Brasil, empresa proprietária da Docker Enterprise, nós da Vertigo Tecnologia estamos totalmente aptos para oferecer e implantar a verdadeira transformação cloud native e a melhor gestão de Kubernetes para a sua empresa.

Conte com a nossa expertise, em parceria com a Docker, para ajudá-lo a adotar uma esteira de conteinerização Kubernetes. Fale com nossos especialistas e transforme a sua TI ao reduzir a complexidade da sua nuvem!

 

Descubra o quanto sua empresa é Cloud Native com este questionário e receba um relatório com propostas de aceleração

 

Preencha o formulário para conversar com os nossos especialistas e saber como esses métodos podem ajudar a sua empresa chegar ao sucesso.


Os comentários estão encerrados.