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Chatbots: sua empresa já utiliza? Confira 5 segmentos beneficiados

Empresas com atendimento de qualidade costumam se destacar em meio a grande concorrência do mercado e os chatbots aparecem como um excelente recurso para automatizar tarefas repetitivas e melhorar o relacionamento com o seu público.

Implementar a automação por meio de APIs de chatbots é um dos principais mecanismos de atendimento para realizar a automação e o cadastro de leads.

Promover a Transformação Digital por meio de bots tornou-se uma alternativa em diversos segmentos como setor de utilities, financeiro, setor público entre outros.

O desafio em prestar serviços de qualidade e garantir maior conversão de leads torna-se muito mais viável quando integrações com chatbots são implementadas através de parceiros experientes no mercado.

Preparamos esse artigo para te mostrar como os chatbots otimizam atendimentos e processos em vários segmentos através de uma estratégia de automação eficiente.

Boa leitura.

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Automação de atendimentos veio para suprir defasagens

Há poucos anos os atendimentos eram feitos através de centrais telefônicas, o que ocasionava em tempo de espera prolongado, queda de qualidade na abordagem e dificuldade no entendimento do problema do cliente, ou seja, quase sempre um processo estressante para empresa e principalmente o consumidor.

Processos de atendimentos manuais tendem a demorar, afinal, seres humanos não conseguem trabalhar no mesmo ritmo que uma automação por API pois ficamos cansados e podemos cometer erros.

Após anos de bastante reclamações por parte de consumidores, diferentes segmentos passaram a adotar estratégias omnichannel para aprimorar a comunicação com seus clientes, traçando planos alinhados com ferramentas de marketing para melhorar o engajamento e conseguir uma maior captação de leads. Vejamos como a implementação de chatbots ajudou diferentes setores.

Chatbots setor Financeiro

O setor financeiro é um dos mais beneficiados pela revolução da transformação digital nos últimos anos.

Segundo um relatório realizado pela Juniper Research, as soluções chatbots vão proporcionar uma economia de US$ 2 bilhões por ano no período entre 2016 até o final de 2022.

Não é por menos, afinal, a utilização de tecnologias para melhoria de segurança e atendimento são implementadas para sanar essas que são umas das mais importantes questões para clientes nos últimos anos.

Através da implementação de chatbots, presentes nas soluções da Vertigo Tecnologia, é possível segmentar clientes através da pontuação de crédito, realizar a gestão de orçamentos, recomendar as melhores alternativas ao cliente através do uso de inteligência artificial e consultorias financeiras para gestão dos valores em dinheiro.

Chatbots setor da Indústria

Atualmente estamos na Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, que nada mais é do que a implementação de tecnologias de ponta dentro desse segmento, o que inclui também a automação por chatbots.

A utilização de automações através de APIs chatbots têm diversas vantagens para o segmento industrial, como por exemplo o treinamento de colaboradores para a utilização de maquinário e aprendizagem de processos de maneira customizada.

Outra possibilidade é o mapeamento de falhas em equipamentos e aplicações que precisam de funcionamento em tempo integral. Neste cenário, os chatbots podem gerenciar a detecção de erros e realizar as correções.

A transformação digital segue a passos largos para fortalecer ainda mais o setor. Veja mais possibilidades de utilização de chatbots para melhorar a relação com o cliente.

Chatbot setor de Utilities

O setor de utilities se refere a empresas que integram os setores de produção, transporte, energia elétrica, gás, água e outros serviços essenciais.

Por tratar de serviços básicos que estão ligados ao dia-a-dia dos clientes, o setor de utilities tem uma grande demanda para a negociação de débitos através de canais como WhatsApp e Messenger, o que antes era feito através de um longo processo de atendimento telefônico. O atendimento automatizado por APIs chatbots já faz parte da realidade de muitas empresas do ramo.

A automação por bots permite que os usuários ganhem cada vez mais autonomia para tomada de decisões, pois as APIs de chatbots são bastante acessíveis para boa parte da população, ainda mais por meio de um smartphone. Graças a transformação digital, o atendimento com chatbots estão cada vez mais intuitivos e são integrados ao cotidiano dos usuários, sendo poderosas ferramentas dentro do setor de utilities.

Chatbots setor de Saúde

O segmento de saúde também foi impactado pela utilização de chatbots para automatizar processos e atendimentos com maior eficiência.

Através da implementação de estratégias Omnichannel, os pacientes podem realizar o agendamento de consultas e terem uma triagem virtual para um encaminhamento mais preciso no momento da marcação de exames, aprimorando assim a experiência do usuário.

Assim como em outros segmentos, a utilização de integrações com chatbots proporcionam a redução de custos para empresas, além da diminuição das filas de atendimento, disponibilidade 24h durante 7 dias por semana, além da redução de erros.

Chatbots setor público

O uso de chatbots no setor público também ganhou força à medida em que os órgãos vão se modernizando para acompanhar o processo de transformação digital.

Podemos destacar a utilização dos bots na atuação de serviços básicos ao cidadão, como por exemplo:

– Fornecer informações referentes a datas importantes, informando quando um documento vai ter sua validade expirada ou quando será necessário realizar a renovação.

–  Atendimento efetivo em órgãos públicos, direcionando o usuário para os departamentos corretos após o cruzamento de informações iniciais, fornecendo também o nome dos responsáveis por determinada área.

–  Informações sobre emissão de segunda via de documentos ou verificação de débitos pendentes para algum órgão, como por exemplo multas.

Agora o cidadão tem acesso a informações sobre orientações de saúde pública, SMS de alerta para temporais em casos de área de risco, interação com as redes sociais do governo e acesso facilitado para ouvidorias em caso de reclamação.

A Vertigo é especialista na solução em chatbots para diversos segmentos

A Vertigo atua há mais de 20 anos implementando soluções inteligentes junto a empresas do setor público e privado. Nesse período, firmou grandes parcerias de sucesso, sendo uma delas a Take Blip, especialistas em serviços de chatbots.

A sua empresa deseja reduzir custos, otimizar processos e automatizar a comunicação com os clientes? A implementação de chatbots faz parte da estratégia de Transformação Digital para alavancar seus resultados.

Coloque o seu cliente como prioridade, fale com um dos nossos consultores e experimente as possibilidades que a tecnologia de ponta pode fazer para promover o seu negócio, teremos prazer em te ajudar.

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